sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CIMAMOTOR 2011

Enquanto só se fala do Salão de Milão e do Salão de Paris que será daqui a umas semanas, o Cimamotor 2011, passou quase despercebido.

 Já na sua 7ª edição, a exposição anual de motos chinesa é, na minha opinião, quase tão importante como os que referi atrás, não porque a China seja já uma referência em relação ao motociclismo (apesar de ser o maior produtor de motos do mundo!), pois como todos sabem, a qualidade dos seus produtos ainda deixam muito a desejar, mas apenas e só, porque essa qualidade já começou a ser melhorada e, num futuro que prevejo muito próximo, se irá aproximar a passos largos, da qualidade dos grandes fabricantes de motos e disto, digo e repito, não tenho dúvidas!

Dentro de poucos anos, seremos evadidos por resmas de motos de boa qualidade e com preços (ainda) competitivos e que por certo irão fazer mossa no mercado. Não é por acaso, que assim como não quer a coisa, muitas marcas afamadas estão a fazer acordos com marcas chinesas, pois lá diz o ditado " se não podes vencê-los eles, junta-te a eles!"

Por isso penso que vale a pena irmos acompanhando a evolução do mercado chinês e das novidades que chegam às catadupas.

Posto isto, vamos ao que realmente interessa, as novidades:



Benelli -

Como alguns sabem a italiana Benelli foi comprada pela Quianjiang (Keeway) e por isso, tal como se espera, a partilha de tecnologia e até mesmo de motos seria repartida. O melhor exemplo está Hacker 125, scooter da Keeway que agora também será vendida pela Benelli.





Honda - 

A marca nipónica apresentou mais protótipo eléctrico, a EV-01.
Finalmente uma scooter com um design interessante e moderno, quando comparada com a Evo_Neo, feia e sem o mínimo interesse.

Reparem por exemplo no amortecedor traseiro ou nos espelhos retrovisores! Gostei!





Mais real, é sem dúvida a Honda Taranis 110, uma roda alta decorada com as cores das Honda de Motogp, com o patrocinador Repsol, em grande destaque.

Agressiva e desportiva, esta semi-automática de 110 cc e 4 velocidades, faria sem dúvida a alegria de muitos jovens europeus, se viesse a ser comercializada na Europa, nem que fosse em número limitado, como uma forma de comemorar a vitória da marca, assim como de Casey Stoner, no campeonato do mundo de MotoGp.

Acho que está lindíssima!







Jianshee JS 2000DT - 

Uma scooter (ou direi triciclo) eléctrica de três rodas. Na minha opinião, pegaram numa scooter normal de 2 rodas, retiraram a roda traseira e colocaram lá duas! Apenas isto!

No entanto pode ser um meio de transporte interessante, para quem tenha problemas físicos que impeçam de conduzir as scooters ou motos, ditas normais.

Quanto à autonomia e performances temos, 75 km de duração da carga da bateria e 50 km/h de velocidade máxima.





Piaggio - 

Uma piscadela de olho da marca italiana ao mercado chinês. Apresentada apenas com o nome Piaggio 125, este modelo poderá ser, dentro em breve lançado na China, assim como na Europa, substituindo a antiga Skipper e também na Aprilia como substituta da Boulevard.
Na minha opinião, tem leds a mais. Como os chineses gostam de tudo cheio de luzinhas e pirilampos.. pode ser que gostem.





Zongshen EMN -

Mais um estudo, de uma scooter de 3 rodas, tipo triciclo com propulsão eléctrica.

Neste caso confesso, gosto do que vejo. Muito bonita, desenho moderno e consensual. Acho a traseira lindíssima!

O motor eléctrico, tem a potência de 15 cv e atinge os 100 km/h. Quanto autonomia... apenas 60 km.






CF Moto Jetmax 125 -

Scooter produzida com a ajuda da Malaguti. O motor desta scooter será também usado na Malaguti Blog 125.



 Honda Breeze 110 -

Na Europa chama-se Vision, na China vai chamar-se Breeze. Conhecem-na?



Honda Fox 125 -

Muito parecida com a "nossa" CBF" (para não dizer igual!), temos mais um modelo decorado com as cores das Honda de MotoGp.

Quanto a mim, o assento devia ser preto e apenas preto. Assim é cor a mais!



Shineray Daystar 125 -

A marca chinesa passou a comercializar a Daystar da Daelim, mediante um acordo feito pelas duas marcas. Resta saber se será uma verdadeira Daelim Daystar apenas com o nome mudado, ou se será um Daystar made in China, e provavelmente de inferior qualidade... digo eu...



Zongshem MP3 Policia -

Mediante acordo entre a Piaggio e a Zonghen, a marca chinesa comercializa as MP3 no mercado interno.

Aqui está a versão Policia, equipada a rigor!



E para terminar, a última moda na China!

Esta "coisa, é colocada no "porta-couves da moto e transmite música, alto e bom som.Através de porta USB, passam-se as músicas para o "barril" e através de um pequeno comando, colocado no guiador da moto/scooter, o condutor vai ouvindo as músicas que mais gosta... assim como toda a gente em seu redor!



Fotos - Moto125cc



1 comentário:

  1. As scooters eléctricas estão e ter cada vez mais abordagens diferentes e a despertar o interesse económico, umas mais bonitas que as outras e vão sendo (possivelmente) mais uma opção no deslocamento urbano, é pena ainda serem tão caras! A da honda é bastante agradável visualmente, mas aqueles espelhos, parecem-me mesmo bons para ficarem presos em qq lado! Excelente post, sempre em grande Veiga!

    Abraço,

    ResponderEliminar