terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sym Maxsym 400i - A descer os Cabos D'Ávila




Acabei de chegar da rua, fui ao Continente da Amadora com a Maxsym.


No regresso, durante 2 minutos, esqueci a rodagem e...rodei punho a fundo e veio o espanto e a admiração!!!!!!!!!!!!!!!!!

A descer os Cabos de Ávila ela deu....


... como é que hei-de dizer isto.....


hum....



.... o conta rotações ia nas 8000/8100 rpm....


... eu sei... mandei às urtigas a rodagem.... durante 2 minutos, o tempo suficiente para descer aquela descida enorme....

... e tive sorte (eu sei, estou a fazer suspense, dá mais gozo assim!) de não encontrar trânsito na faixa mais à esquerda...


... ok, pronto vou dizer...



... mas antes...


tenho de referir que....


... está muito calor...


... mesmo muito...


..... uma caloraça do caraças...


....ok, pronto... vou dizer...


A Maxsym 400i a descer os Cabos de Ávila...


... vinha rapidinho...




... tão rapidinho....




mas....


tão rapidinho...


... que ...


o ponteiro....


daquele velocímetro tão elegante...


tocou nos...


nos...




nos....



(ainda estou mais gago do que é costume!)



nos...



180 !!!!!!!!!!!!



E o que mais me espantou foi a facilidade com que lá chegou, pois só quando já ia a descer, mais ou menos a 120 é que de repente, deu-me uma daquelas coisas... e pimbas, punho a fundo, sem dó nem piedade!

Ainda por cima, não esgotou e nem cortou! Sinceramente acredito que o corte deve ser mesmo algures ali perto, mais rotação menos rotação, mas bolas... aquilo anda!!!

Não gosto das vibrações que faz entre as 3 e 4 mil rotações, típicas dos motores a 4 tempos de um cilindro só... mas aquele motorzinho quando espevita... está a surpreender-me!


Até já


12 comentários:

  1. :) Veiga

    conseguiste criar mesmo,mesmo,mesmo,mesmo....
    como direi.......criar uma combinação da antecipação com a lide da incerteza e obscuridade do futuro.

    hum....

    Quero dizer......suspense

    Abraço
    David

    ResponderEliminar
  2. Veiga obrigado pela resposta! E caramba 180Km/h mesmo que de velocímetro é muita coisa! E olha que o motor nem está amaciado!!!

    Parabéns Veiga pela avaliação, eu mesmo estou babando!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Veiga,
    Estou a vêr que também tu estás a gostar do motor da Maxsym! Eu ainda não estou a puxar ao máximo por ela, mas já dei umas "esticadas" muito breves a solo (160km/h) e com pendura (150 km/h). Penso que depois de já ter o motor rodado, seja possível dar mais qualquer coisa. Para já, tenho presente os arranques fortes, não só, mas também com pendura. Dá à vontade para sair à frente dos carros nos semáforos e em velocidades de 100/120 km, é com facilidade de podemos acelerar até aos 140km/h para fazer uma ultrapassagem.
    Abraço e boas curvas,

    ResponderEliminar
  4. qualquer coisa que aconteça depois dizem que foi má rodagem , todo o cuidado é pouco !

    ResponderEliminar
  5. MAXSYM400i



    GRAY



    RED



    WHITE



    BLACK








    Specification MAXSYM400i
    Type 4-stroke, 4 valves, electroplated ceramic single-cylinder
    Displacement 399 cc
    Cooling System Liquid
    Fuel System E.F.I
    Transmission C.V.T.
    Emission Euro3/ EPA/ DOT/ CARB
    Front Suspension Telescopic Fork (D=41mm)
    Rear Suspension Unit Swing with 5-way preload
    Front Brake Disk φ 275mm x 2
    Rear Brake Disk φ 275mm
    Front Tire 120 / 70 - 15
    Rear Tire 160 / 60 - 14
    Head Light (Low/High) 55W / 55W
    L x W x H (mm) 2700x805x1400
    Wheelbase (mm) 1570mm
    Dry Weight (kg) 224
    Fuel Capacity (liter) 14.7 L

    MotorMonocilíndrico a 4 TemposCilindrada (cm3)399.3 Potência34 cv / 7.000 r.p.m.Sistema de refrigeraçãoLíquida AlimentaçãoEFITransmissãoVariador HomologaçãoEuro 3Suspensão dianteiraForquilha Telescópica Suspensão traseiraMono-amortecedor c/ 5 pos. ajuste pré-cargaTravão dianteiroDuplo disco de 275 mm Travão traseiroDisco de 275 mmPneu dianteiro120/70-15 Pneu traseiro160/60-14Dimensões C x L x A (mm)2275 x 783 x 1398 Distância entre eixos (mm)1575Peso a seco (kg)210 Capacidade depósito combustível (L)15

    Afinal alguem me pode dizer qual o peso da maquina? No site Inglês diz que é 224 KG, no Português diz que é 210 Kg?

    ResponderEliminar
  6. Ao anónimo que está preocupado com a rodagem da Maxsym.

    Companheiro, claro que não aconselho a que ninguém estique a moto antes dos 500 km, no entanto quando o fiz, foi com perfeita consciência do que estava a fazer, foi o primeiro esticão que lhe dei, foi a descer e foi instantâneo. Por isto tudo não vejo que mal posa vir do que fiz. Aliás, só após os 500 km rodados é que comecei a apertar mais com ela e sim, dá um gozo do caraças!


    Quanto ao anónimo que perguntou pelo peso da Maxsym (continuo sem perceber porque é que não se identificam! A vontade que tenho é de apenas responder aos comentários de quem está devidamente identificado!)

    Comparando com o peso da GTS 300i evo, penso que o peso real da Maxsym deve ser os tais 210 kg in dicados pela marca em Portugal.

    Provavelmente o peso indicado pelo tal site Inglês, é com o depósito atestado, pois a diferença de pesa é muito idêntica à quantidade de combustível que o seu depósito leva (15 litros)

    No entanto fica a dúvida...

    ResponderEliminar
  7. e já agora, não percebo qual a razão da Maxsym de cor vermelha, não ser comercializada em Portugal! Já vi fotos na net e é um vermelho metalizado muito bonito. Provavelmente seria a côr que escolheria caso estivesse comprador de uma scooter destas.

    Sinceramente estou farto de motos e carros de cor preta, cinzenta e seus derivados, escapando, por enquanto, o branco.

    ResponderEliminar
  8. un saluto e un ringraziamento dall'italia a VEIGA.
    seguo con interesse la tua prova anche perche' non ne esistono altre nel mondo.
    grazie !!!
    mutatore

    ResponderEliminar
  9. Ena!

    Mutarore, bem-vindo ao GOSTOdeSCOOTERS.

    Sim, tens razão, provavelmente este blogue é onde, a nível mundial, actualmente existe mais informação sobre a Sym Maxsym 400i!!

    Quando vejo através de comentários como este e através das estatísticas aqui do blogue, que o GOSTOdeSCOOTERS é lido nos 4 cantos do mundo, fico feliz por ver que as muitas horas, noites e dias que perdi e perco aqui, valem bem a pena!

    Obrigado a todos!

    Grazie mutatore!!

    ResponderEliminar
  10. Boas Veiga,
    Para ser sincero, eu não percebo onde posso me inscrever no teu blog, para deixar de ser anónimo. Comprei a GTS o ano passado por todos os comentários/relatos que fazias da tua Valentina no CPM e neste blog e estou a seguir atentamente esta tua ...rodagem que como a descida dos cabos de Ávila...tem sido um suspense!
    Não tenho qualquer dúvida que o blog esteja a ser seguido por todo o Mundo, pois parece que só tu e o Vitor M é que têm as Maxsym em todo o Mundo e além disso, o vosso contributo/reportagem tem sido mais elucidatico do que algum teste à Maxsym numa revista.
    Já tens mais novidades sobre a Maxsym? Já acabaste a rodagem? Os consumos mantêm-se nos 4,? l/100 Km? Já experimestante fazer o mesmo percurso que fazes com a Valetina? E que consumo é que fizeste? Quanto é que fazias com a 300 cc?
    Quais os grandes pontos que destacas da Maxsym em relação à GTS 300? Suspensão melhor? Motor melhor? Plásticos?
    Obrigado e um grande abraço,
    João Cruz

    ResponderEliminar
  11. Olá João

    Para deixares de ser anónimo neste e noutros blogues, tens de abrir uma conta no Google, ou seja fazer o teu registo.

    Quanto à Maxsym, informo que já atingi a marca dos 1000 km e que por isso mesmo, em princípio, amanhã á tarde, vou entregá-la à JCG Motos, com grande pena é claro.

    Quanto à conclusão final do teste já a estou a escrever só que ainda não tive tempo de a acabar nem de a colocar aqui, porque ando ocupado com outras coisas. mas julgo que ainda hoje à noite ou amanhã de mannhã já estará pronta.

    ResponderEliminar
  12. 180 Veiga!!!!!!!!!!!!! Êh pah isso anda! Mas gostava mesmo era de testar uma...fico a espera da conclusão do test drive Veiga.

    ResponderEliminar