segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sym GTS 125i EVO CBS - Primeiras impressões



Finalmente tive a oportunidade de experimentar a nova Sym GTS 125i EVO CBS. Foram poucos quilómetros mas mesmo assim deu para ver que existem algumas diferenças entre esta e a anterior, a carburador.

Ao nível da qualidade dos acabamentos, pintura, equipamento, pneus, conforto e dinâmica, é tudo igual.

Quanto aos travões, a GTS EVO, travava muito bem, só que, como na maioria das motos com sistemas de travagem independentes, existia sempre alguma tendência para bloquear a roda traseira em travagens mais violentas. Agora com o CBS (sistema de repartição de travagem) isso quase desapareceu. Digo quase pois o CBS não é a mesma coisa que o ABS. São coisas totalmente diferentes.

O ABS é um sistema que evita que as rodas bloqueiem e o CBS reparte a travagem pelas duas rodas numa percentagem que ronda os 30% na roda da frente e os 70% na roda de trás. E para que é que isto serve? Serve para que a travagem seja efectuada de forma mais equilibrada e segura.

Voltando ao CBS da GTS 125i EVO CBS, só mesmo em situações extremas, de piso muito liso, arenoso ou molhado é que a roda traseira bloqueia e nem sempre, aumentando em muito a segurança!

Quanto ao motor, aí sim notei algumas diferenças. A moto que testei por breves quilómetros, tinha marcados apenas 100 metros quando peguei nela, ou seja era virgem! Claro que notei que o motor estava muito preso, mas mesmo assim fiquei com a impressão que ao arrancar está ligeiramente mais lenta que a GTS com carburador. Ao contrário do que acontece quando começamos a ganhar velocidade, onde está mais rápida, fazendo-me lembrar um pouco o comportamento do motor da S3, lenta a arrancar, mas depois rápida a desenvolver.

Volto a repetir, esta GTS era nova e por isso o seu motor estava muito preso.

Fico a aguardar por comentários de compa

Ficam as fotos:









 Vamos ficar a aguardar pelos comentários dos companheiros que possuem esta moto, pois eles melhor do que eu poderão confirmar, ou não, o que eu escrevi. Como disse andei poucos quilómetros a moto era nova e por isso, tudo o que escrevi está sujeito a confirmação.

A minha conclusão:  gostei da forma como o motor agora sobe de rotação  e claro, da travagem, muito mais equilibrada com o CBS. De resto, é a GTS de sempre, confortável, segura e... lindíssima!

9 comentários:

  1. QUanto a mota so quando a exprimentar claro e que posso falar...agora esteticamente aquela jante pintada de preto e aquele escape cromadinho fica muito fixe... agora imaginem em branco ...
    Pena a minha nao vir com aquele escape em inox todo bonitinho e a jantes pretas!

    ResponderEliminar
  2. Sim, tu melhor que eu, pois tens uma GTS a carburador, poderás dizer quais as diferenças que existem. Fico à espera.

    Quanto às alterações estéticas, deixa lá, pois tens uma branquinha como eu e são lindasssssss!!!!

    ResponderEliminar
  3. Carlos Gomes - Azeitão4 de julho de 2011 às 22:09

    estou mortinho para deitar as mãos nessa sacana dessa scooter, mas não está fácil ainda me falta uns trocos, e quando um gajo têm quase o dinheiro junto aparece sempre alguma merda para levar o guito a um gajo. Veiga a malta queixava-se dos espelhos retrovisores na de carburador, que não se conseguia ver bem e tal, e na tua opinião o que achaste destes estão na mesma ou só depende da altura dum gajo. quanto ao registo do forúm 125 lá consegui fazer o registo na boa, quem não sabe é como quem não vê. estava lá tudo debaixo do nariz dum gajo. já agora os videos do passeio a Arrábida estão a maneira.abraços e fica bem.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite caríssimos amigos

    Estava decidido pela GTS 125 mas o meu budjet não mo permite e estou a pensar na sym joyride 125. Alguém me pode dar opinião sobre a Joyride 125?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Se não me engano já te respondi por email.

    A Joyride é uma excelente scooter, mas a GTS é outra coisa. pela diferença de preços, sem dúvida que vale a pena fazer um esforço financeiro suplementar e comprar a GTS.

    ResponderEliminar
  6. Carlos, quanto aos espelhos da nova GTS... são iguais.

    Têm um desenho espectacular mas...para trás vê.se pouco.

    A maioria das pessoas habitua-se a dar um jeitinho ao ombro para se ver para trás. Eu preferi comprar daqueles espelhos pequeninos (qualquer loja do chinês tem) e colocar no canto superior esquerdo dos espelhos da Valentina. No princípio fazia confusão e dava por mim a olhar sempre para o espelho pequeno, mas agora... não quero outra coisa!

    ResponderEliminar
  7. boas noites gostaria da sua opinião estou na duvida queria comprar uma sym gts aproveitar a campanha sym sem juros , só que estou indeciso pois existem 2 modelos o antigo de carburador e sem sistema efi que fica 2.799 mais os documentos fica a rondar os 3000 e este novo modelo com sistema de injecçao e cbs que fica por 3250 que acham compensa a diferença de dinheiro as diferenças são assim tantas??

    abraço , com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Se estivesse no teu lugar optaria pela GTS "injetada" e isto pq?

    Porque apesar de obrigar a um investimento maior, tb gasta ligeiramente menos, polui menos. Além disto também não são tão sensíveis á afinação de válvulas como a de carburador.

    Depois temos o CBS, que é uma mais valia no que toca à segurança!

    E ainda... sendo a GTS injetada, quando a quiseres trocar, valerá sempre mais que o modelo a carburador, ainda por cima agora que está para chegar (meados de Setembro) o novo modelo.

    No entanto, aperta com eles, regateia o preço da GTS injetada, pois como a nova está a chegar eles vão ter cada vez menos clientes para este modelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois estva era na duvida se o peço justificava o sistema efi e o ser de injecçao !obrigado pela dica abraço

      Eliminar