(Mais uma foto de má qualidade. Esta foi tirada algures a caminho de Setúbal, na AE)
Até agora nada! Sempre pegou à primeira, mesmo quando ficou parada quase 2 meses na oficina, quando tive o acidente. Foi carregar no botão e já está!
Entretanto o marcador de combustível lá continua na mesma. quando faz o check-up, acendem todos os tracinhos, mas quando se atesta, o último não acende. Depois com o passar dos quilómetros, a indicação dada sobre o combust´vel, não é correcta, pois tanto tem 3 traços acesos, como 2, como volta outra vez aos três.
Entretanto em conversa com um companheiro que encontrei na zona da Estefânia e que tem uma GTS 125, a dele também padece do mesmo mal, o indicador do nível da gasolina, faz a mesma coisa.
Será que existem mais GTS com este problema?
Como tenho andado muito ocupado, ainda não tive tempo de passar na JCG Motos e conversar com o José Carlos sobre este problema, mas assim que tenha uma horita livre, passo por lá.
No entanto fico na dúvida se o problema será do indicador de gasolina, ou da bóia dentro do depósito.
Assim que saiba alguma coisa, coloco aqui!
Voltando à Valentina, ontem fui a Setúbal e na ida...foi sempre de punho enrolado. 130/140 e quase 150. Quase, pois não chego a deixar que o limitador de rotação actue. Mas fiquei impressionado, como após 31 mil km, ela continua a andar tão bem. O mesmo posso dizer sobre consumo de óleo, que... simplesmente (ainda não) não consome.
Penso que isto é o resultado de uma rodagem feita como deve ser apesar de ter sido feito num só fim-de-semana.
Quanto ao resto, ela lá continua com as mazelas do acidente, alguns plásticos raspados. Ainda esta semana vai ser enviada para a GNR, a respectiva carta com todas as despesas, assim como pedido de indemnização. Claro que já sei que vão levar mais meio ano, se não mais, a dizer alguma coisa, mas.. sou um gajo deveras paciente!
Veiga não há duvida a SYM é uma grande mota, mas também depende do dono, se lhe dá bom trato ou não, mas a tua pelas fotos está bem estimada, também não era de esperar outra coisa de uma pessoa que dá nome a sua mota. quanto ao teu acidente espero que não tenha sido nada grave que estejas bem, já agora veiga tem cuidado amigo essa de andares de mota e tirares fotos ao mesmo tempo pode ser perigoso eheheheh. e depois dizes que o gajo do video é um ganda maluco,sem querer faltar ao respeito Veiga estou apenas na brincadeira, quanto a GNR espero realmente que sejas paciente, com a burocracia que há em Portugal não sei se seis meses chegam.abraços companheiro e até a proxima.
ResponderEliminarAinda ontem estive na JCG a namorar 125 i... E estou quase. quase, quase convencido... Tambem confesso que um braço com ferros, de uma vez, e um baço ausente e 5 costelas de outra, arrefeceram-me um bocadinho os animos... Mas de facto são lindas....!
ResponderEliminarOctaviano, como em tudo na vida, também para se andar de moto é preciso ter sorte, coisa que não tive nestes dois acidentes.
ResponderEliminarRepara que acidentes tanto acontecem de moto, como de carro, a pé e até a dormir.
Claro que devemos ter sempre os olhos bem abertos.
Aliás, para quem começa agora, a altura em que existe maior perigo, não é esta, pois quando se compra a moto e quando começamos a fazer os primeiros km, vamos com todos os sentidos bem alerta e apesar de sermos maçaricos, raramente acontece um acidente mais grave. O pior é quando já começamos a sentir que estamos à vontade a conduzir uma moto, começamos a pensar que aquilo até é fácil e pior, começamos a pensar que aquilo que o Valentino Rossi e companhia faze, até que nem é difícil. Baixamos a guarda, começamos a inventar e... já está! Chão!
Muitos motociclistas teimam em dizer que as motos não são perigosas, e eu digo exactamente o contrário. As moto são perigosas, muito perigosas e por isso mesmo devemos ter um
cuidado extremo, quando as conduzimos. mas também a mobilidade que nos dão, o sentimento de liberdade que temos quando andamos de moto e prazer que dá fazer uma estradinha secundária, rodeada de montanhas... é único!!
Olá caro Veiga gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog que tanto tem contribuído para acabar com o mito que somente as marcas clássicas de motos é que são fiáveis. Como já tive a oportunidade de lhe dizer, possuo uma pequena Kymco Agility city 125 da qual gosto muito embora a sua velocidade de ponta seja mais ou menos 100 Km/h. Gostava que ela andasse um pouco mais, por isso fui fazer pesquisas na net sobre o assunto, descobri varias coisas como, “deslimitar” a centralina da moto, velas de platina, “deslimitar” o variador removendo a anilha limitadora, etc. A técnica que parece mais viável e que parece não trazer complicações associadas é a de deslimitar o variador, mas tenho muitas dúvidas e antes de fazer asneiras e me arrepender, resolvi pedir a sua opinião sobre o assunto.
ResponderEliminarGrato pela sua atenção.
Comprimentos do leitor José Alberto
Amigo veiga o que espero e que com a minha faza exactamente ou mais os km que a tua ja fez e vai fazer
ResponderEliminarAbraço e ja sabes We Love Sym =D
Boas
ResponderEliminartenho uma GTS Evo 125 (6 mil km) e tenho notado nisto nos últimos tempos:
"mas quando se atesta, o último não acende. "
se souberes algo sobre isto avisa.
abraço
Boa tarde,
ResponderEliminarTenho acompanhado com alguma regularidade o seu Blog.
Tenho uma GTS 125 Evo com 1 ano/meio e cerca de 17.500 kms, á sensivelmente 1.000kms comecou-me a acontecer o que relata sobre os tracinhos do combustivel. Também conheco um dono de uma Sym GTS 250 (do modelo antigo) e tambem padece do mesmo mal. Quando souber novidades sobre o assunto publique um post novo no seu blog.
Desejo continuação de bons e interessantes Post's.
Boas José
ResponderEliminarA velocidade que a tua moto dá é velocidade para aqual ela tem arcaboiço, ou seja a tua moto foi feita para andar a 100 à hora, o quadro foi feito para andar a 100 à hora assim como os travões, etc.
Não podemos comprar tremoços e depois querermos que o seu sabor seja a camarão, pois não?
A Agility é uma 125 citadina e por isso mesmo tem as performances que tem e também preço!
Qualquer alteração que faças ao seu pequeno motor só vai contribuir para que mais cedo ou mais tarde venhas a ter problemas.
Não vás nessas tetas de fazer isto ou aquilo, porque na sua maioria só retiram fiabilidade aos motores.
Agora um aparte para a geral:
tenho lido, não só aqui muitos comentários sobre como fazer alterações para as 125 andarem mais.
O mais engraçado é que na maioria dos casos esses mesmos comentários vêm daqueles que mais "esmifraram" o preço, pois queriam acima de tudo uma coisinha barata que desse para ir de casa para o trabalho e vice-versa. depois de terem gasto o mínimo, agora querem mais! Pois é, por vezes mais vale gastar mais uns tostões no inicio e ficarmos melhor servidos, do que mais tarde começarmos a gastar uma pipa de massa para alterações de forma a que a tal motinha barata fique a dar mais 5 ou 10 á hora. Sim, porque caiam na realidade, essas transformações não põe a moto a andar muito mais do que anda.
Não se podem esquecer é que compraram uma moto com apenas 125 cc. Se pensarmos que estes pequenos motores, com pequenas peças, com um pequeno piston, atingem nove, dez mil rotações, por minuto, digo-vos muito sinceramente. são grandes motores!
Comparem-nos, por exemplo com os vossos carros, na maioria com 4 cilindros, logo 4 pistons grandes e que no máximo já todos esmifrados fazem 6000, 7000 rotações. Agora digam-me...
no vosso carro, andam sempre a estas rotações tal como andam nas vossas motos? Pois é... grandes motores tem as nossas pequenas motos, não è?
Uma 125, é uma 125 e portam-se muito bem para o tamanho que têm. Eu se quisesse andar a 200, com os 4 mil euros que dei pela Valentina, tinha comprado uma CBR 600 usada em bom estado. mas não, fiz a minha escolha, e não estou nada arrependido.
Resumindo, não queiram que pequenos motores com 125 cc andem como uma 250, ou uma 400. Cada macaco no seu galho.
Para o JC e para o anónimo (que nome estranho tens tu, lol)
ResponderEliminarPois...ainda não sei nada e a valentina tb está assim. E também já tivo o eco de mais uma ou duas GTS que também estão com o marcador marado. As causas podem ser várias, como já referi algures, desde o marcador avariado (o que não acredito, pois quando faz o check-up, acende os tracinhos todos), até problema em algum sensor ou até mesmo na boia, dentro do depósito. Uma vez aconteceu-me algo parecido num carro que tive (um citroen) e depois de ir á oficina, lá veio o veredicto, tinha a boía furada. Ora a boía, que normalmente é de plástico, tem de estar leve, para acompanhar a subida ou descida do combustível, dentro do depósito, e assim o indicador marcar correctamente. Se essa boía tiver algum furo, a gasolina entra lá para dentro, fica pesada e... podemos dizer que se afoga (glub, glub), não dando assim a correcta informação sobre o combustível existente.
estas ultimas duas semanas, têm sido muito complicadas para mim a nível de trabalho, e prevejo que as duas próximas também e por isso ainda não tive tempo de ir com a moto à JCG Motos/Migtec para saber o que dizem sobre este assunto e se é coisa que resolvem sem precisar de peça nova, ou se tenho de accionar a garantia.
Depois digo alguma coisa
Entretanto se por acaso souberem de alguma coisa sobre este problema, agradeço que informem.
Olá,
ResponderEliminartenho uma SYM GTS 300i EVO e também ela sofre dessa deficiência no que diz respeito à apresentação "correcta" no marcador. Por vezes, mesmo atestada não apresenta o último espaço a cheio.
Cumps
Boas malta,
ResponderEliminarEu tenho uma SYM GTS 300i EVO desde julho de 2011, tem agora +- 16.500 km, o indicador de combustivel já é o segundo, pois o 1º foi substituido antes dos 12.000km. E este também já pifou, faz exatamente o que o Sr. Veiga descreve.
Boas curvas.