quarta-feira, 13 de abril de 2011

42 ANOS DEPOIS, A CRIL ABRE NO DOMINGO... FINALMENTE!!!!!


A Circular Regional Interior de Lisboa abre ao trânsito no próximo domingo, depois de na véspera a obra que custou 117 milhões de euros poder ser visitada pelo público a pé, avançou ao CM, Rui Dinis, administrador da Estradas de Portugal.

A abertura da via irá retirar do interior da capital 48 mil veículos. Destes, 38 mil circulam actualmente na 2ª Circular, sete mil no Eixo Norte-Sul e três mil na Calçada de Carriche.
A visita a pé será uma iniciativa dos três concelhos percorridos pela via (Amadora, Lisboa e Odivelas) e integra diversas actividades lúdicas que visam assinalar em clima de festa a conclusão da obra.
A conclusão da obra permite percorrer os 21 quilómetros da CRIL, entre Algés e Sacavém, em 13 minutos. Ou seja, menos de metade do tempo necessário para ligar as duas localidades através do centro de Lisboa numa viagem junto ao rio Tejo. Uma terceira alternativa, igualmente mais demorada, passa por atravessar a capital pela 2ª Circular.

A conclusão da obra ocorre vinte anos depois do início da construção do primeiro lanço, entre o Alto do Duque e o nó da Buraca. O anteprojecto da via foi lançado em 1969.

Os 117 milhões de euros necessários para construir a CRIL implicam um desvio de cinco por cento face ao custo inicialmente previsto. A obra é também acabada dois anos depois do previsto. Uma parte importante do atraso resulta da necessidade de desalojar 1600 famílias. Rui Dinis recordou que a data da última demolição, por decisão do tribunal, foi em 6 de Dezembro de 2010. "Seria sempre impossível terminar a obra antes desta data", referiu.

A CRIL integra sete nós, sendo que o acesso da 2ª Circular em direcção a Algés - uma só faixa - é aquele que irá apresentar maiores problemas de tráfego. O último troço da CRIL engloba a construção do túnel de Benfica, o maior complexo do País, com uma extensão de 1,5 quilómetros e quatro faixas em cada sentido.


Fonte: Correio da Manhã




3 comentários:

  1. Amigo Veiga, eu sei que este comentário não tem nada a ver com o tema, mas encontrei um blog hilariante na net e acho que o amigo vai gostar de ver.

    clubeportuguesmaxiscooters.blogspot.com

    lol lol lol

    ResponderEliminar
  2. Sim é verdade, isto não tem nada a ver com a abertura da CRIL.

    No entanto, confesso... a princípio, quando abri o blogue não percebi e só depois de ler atentamente é que se fez luz e... ia mijando as cuecas!!!!

    Bom, isto da minha parte tem 2 comentários:

    1º sim, é verdade, estão ali algumas verdades e fartei-me de rir, confesso.

    2ª isto pode abrir procedentes gravissímos e pode dar ideia a outras pessoas de começarem a fazer o mesmo e a difamarem tudo o que é clube, fórum, blogues ou chats.
    Não sei até que ponto isto é legal, ou ilegal, pois estão a fazer uso de um logotipo de um Clube.

    Se concordo com este género de brincadeira? Não

    Se achei piada! Tenho de confessar, achei!

    ResponderEliminar
  3. "Não sei até que ponto isto é legal, ou ilegal, pois estão a fazer uso de um logotipo de um Clube.Se concordo com este género de brincadeira? Não"

    Companheiro Veiga, estou de total acordo contigo,também não concordo com esse tipo de brincadeiras de mau gosto, uma vez que o CMN também está a ser vitima de difamação no Facebook por parte de pessoas sem escrúpulos nenhuns.

    arauta

    ResponderEliminar