segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril


37 anos depois... e estamos na merda!

Penso que o Otelo Sariva de Carvalho disse tudo quando referiu um dia destes que, "se soubesse que 37 anos depois o país estaria nestes estado, não teríamos feito o 25 de Abril".

Os revolucionários nesse dia histórico o que nos deram? Deram-nos o fim de um regime ditador e deram-nos a oportunidade de fazer de Portugal um país diferente, moderno, civilizado, solidário, etc, etc.

E o que fizemos nós? Nada!

A culpa não é do Governo, nem dos políticos nem deste e nem daquele. A culpa é minha, é tua, é de todos nós que nos deixámos manipular por uns quantos iluminados, que nos deixámos levar pelo sindroma da clubite (eu voto PS, eu voto PSD, eu voto neste é o meu partido e sempre será!) independentemente de quem lá estivesse e se teria condiçõe e qualificações e seriedade para nos guiar e para conduzir Portugal a bom porto.

De Bruxelas vieram milhões atrás de milhões, dinheiro esse que seria para modernizar Portugal, dar formação, criar novas empresas, etc, etc. E o que foi feito? Muitos dizem à boca cheia que no tempo do Cavaco e Silva como primeiro ministro, que isto é que estava bom. Pudera! Era só dinheiro a entrar ás toneladas e o que fizeram desse dinheiro, alguém nos pode informar? Onde estão as escolas para formarem pessoal especializado? as novas empresas? Indústria? Pesca? Agricultura? 
Os alentejanos, donos de um sentido de humor que adoro, até brincavam com a situação. "Lá vai um jipe a fundo perdido"... diziam sempre que parecia por lá um novo-rico bem montado. E tinham razão!

Digam-me o que produzimos actualmente? Nada!
Actualmente Portugal é um país de serviços, prestamos serviços mas não produzimos nada! Somos um país de doutores e engenheiros é a verdade. mas será que esses doutores e engenheiros não comem? Mas para comerem alguém tem de pescar ou semear, certo?

Claro que todos sabíamos que um dia a torneira se ia fechar e então seria a altura de fazer contas à vida. E que contas fazemos agora? Mais de meio milhão de desempregados, dezenas de empresas a fechar diariamente! São essas as contas! 

Mas pior que isto tudo e depois de isto tudo é ver que realmente o povo português de inteligente não tem nada, de esperteza não tem nada, isto a ver pelas últimas sondagens sobre as próximas eleições.

Está tudo com medo do FMI, mas digo, já cá deviam ter entrado no ano passado! Claro, com o governo e principalmente o seu líder o pinóquio Sócrates e a sua pandilha a insinuarem e a tentarem passar a imagem que os senhores do FMI são os enviados do diabo, anda tudo borradinho. Mas muitos já se esqueceram que o FMI já cá esteve e nada de mal nos aconteceu, antes pelo contrário.

Sim, vamos ter de apertar mais o cinto...e não temos feito isto desde sempre?

Ora sigam o meu raciocínio:

Já houve o PEC 1 e toca a apertar o cinto, PEC 2 e toca a apertar o cinto, PEC 3 e toca a apertar o cinto e ia havendo o PEC 4 se alguém não tivesse tido o bom senso de travar esta idiotice! Porque se não tivessem travado isto a esta hora estaríamos a caminho do PEC 5, do PEC e por diante! E a vinda do FMI teria sempre de acontecer mais cedo ou mais tarde e quanto mais tarde, pior. Resumindo, íamos continuar a estarmos como estamos, sem tomar medidas rigorosas para resolver o país, medidas essas que apenas atingiam a classe média e NUNCA a alta.

Não acham justo que a crise seja paga por todos? Ou ainda mais por quem tem mais dinheiro?

Agora vejam isto: levámos com 3 PECs e agora vamos levar com o FMI, certo? E se o FMI tivesse vindo há um ano? Pois... só teríamos apertado o cinto dessa vez e hoje, um ano depois, provavelmente estaríamos melhor, certo?

E porque é que o Sócrates e a sua pandilha tudo fez para a não vinda do FMI? Provavelmente porque ao irem remexer em tudo o que é contas do governo, provavelmente vão descobrir muita coisa que não era para ser descoberta!

E claro, com o FMI muitas medidas vão ser tomadas e desta vez não vão ser os do costume a pagar, mas sim VAMOS SER TODOS A PAGAR! Disto não tenham dúvidas!

Aliás, para vermos como tem sido a atitude deste Governo e a sua vontade de trabalhar, basta ver a tolerância de ponto que deram na passada 5ª Feira.

Quer dizer, o 1ª Ministro de Portugal na 5ª feira à tarde, já andava de calçõezinhos e óculos de sol em Pine Cliffs, na Quinta do Lago, e os senhores do FMI, os tais que vieram para nos ajudar, ficaram a trabalhar sozinhos, no Ministério das Finanças!!

Acham mesmo que é com atitudes destas, que vamos  algum lado? Acham mesmo que é gentinha desta que merece estar à frente dos destinos de Portugal?

Por mim um novo 25 de Abril era muito bem vindo. Ah, mas desta vez com muito sangue, pois já dizia o meu avô, nascido em 1900 e republicano de gema, "revolução sem sangue, não é revolução"!

E pelos visto tinha razão!


(Pode ser que para o ano, neste mesmo dia eu não esteja tão triste e tão deprimido por estar a sentir na pele - como muitos milhares de famílias portuguesas estão - a crise e escreva mais sobre a Revolução do 25 de Abril e menos sobre o estado actual do país. Vamos ver... )




 


1 comentário:

  1. Carlos Gomes - Azeitão25 de abril de 2011 às 23:14

    Veiga vem visto, o Português está a ficar um povo cobarde, tomem lá aumentos de tudo e mais alguma coisa e nós todos a pagar e não dizemos nada porque somos um povo sereno e pacato, se tivéssemos armado barulho à alguns anos atrás se calhar não estavamos nesta situação, sempre com medo de ficar sem trabalho de um dia para o outro.
    Eu que o diga que trabalho na construção civil, e de alguns anos para cá tem sido bem dificil arranjar trabalho, mas a malta lá vai aguentando.
    Por causa disso ainda não comprei a minha SYM GTS 125, vamos ver o que isto vai dar, eheheheh.
    UM abraço para o amigo Veiga e para todos que gostam de scooters.

    PS: cada vez gosto mais deste blogue.

    ResponderEliminar