quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Venda de Motos em Portugal, até Outubro.

MOTOCICLOS + 50 CC -

Marca/Motos vendidas

1º Honda - 2572

2º Yamaha - 2406

3º SYM - 2228

4º Suzuki - 1063

5º Keeway - 1019

6º Piaggio - 1007

7º Daelim - 853

8º BMW - 820

9ª Kymco - 768

10ª I-Moto - 620


CICLOMOTORES 50 CC -

Marca/Motos vendidas


1º SYM - 604

2º Keeway - 556

3º Yamaha - 523

4º Kymco - 439

5º Peugeot - 391


TOP MODELOS -

Modelo/Motos vendidas

1º Honda PCX 125 - 752

2º SYM GTS 125 - 700

3º Honda CBF 125 - 590

4º Keeway Superlight 125 - 550

5º Vespa LX 125 - 526

6º Yamaha YBR 125 - 396

7º Kymco Agility 125 - 395

8º SYM Fiddle 125 - 373

9º I-Moto Dragon 125 - 360

10º Sym XS 125

Fonte: Revista Motociclismo



Comentário:

Analisando os dados do acumulado de vendas de motos até ao mês de Outubro, continua a ver-se a "normal" luta entre a Honda e a Yamaha, pelo 1º lugar. No entanto é fantástico ver que a SYM, marca que era practicamente desconhecida em Portugal até à coisa de 3 anos, ocupa agora o 3º lugar no Top de vendas, tendo já ultrapassado a todo-poderosa Suzuki, que habitualmente ocupava esta posição.

 O pior disto tudo, para a Suzuki claro, é o facto da SYM, apenas com as suas pequenas scooters (as mais potentes, têm apenas 300 cc - GTS 300i EVO e Citycom 300i -, já vendeu mais do dobro das motos, que a Suzuki, no mesmo espaço de tempo!!!! Incrível, não é?

O que pensarão neste momento os responsáveis da Veículos Casal, representantes em Portugal das duas marcas? E como será quando a Sym lançar a Maxsym 400?

Interessante é também ver a posição da Keeway, 4º lugar, à frente da Vespa e BMW, assim como também a ocupar um muito interessante 4º lugar com a Superlight 125, demonstrando que os motociclistas portugueses tem um fraquinho por "ferros".

A Daelim com a nova S3 recentemente apresentada, irá por certo subir posições na tabela. No entanto falta-lhe uma 250/300, para poder aspirar a lugares mais cimeiros.

Em relação à Kymco, sinceramente estava à espera de a ver melhor classificada, mas... aqui continuo a dizer que a culpa não é da marca pois é excelente, mas sim do importador que pouco ou nada tem feito pela divulgação da marca. Se não fosse o excelente trabalho produzido por alguns dos concessionários, então ainda seria pior!

No Top Modelos, como já era esperado a modernissíma Honda PCX 125 arrasa!! Apesar da diferença ser pequena (52 unidades), não nos podemos esquecer que a GTS já está no mercado à mais de um ano enquanto a PCX entrou à poucos meses e só muito recentemente é que a Honda tem sido capaz de baixar o volume da lista de espera, tal o sucesso da pequena scooter 125.

Reparem neste pormenor: se a Honda não tivesse lançado a PCX, nesta altura estaria apenas  em 3º lugar do Top, muito atrás da Yamaha e da SYM.

Abençoada lei das 125 que veio trazer uma tão grande lufada de ar fresco a tão depauperado mercado!

E a SYM, que foi a única marca a conseguir colocar três modelos no Top Ten (GTS 125, Fiddle 125 e XS 125)?

Surpresa também é ver que o modelo da Kymco com mais sucesso é a Agility 125 e não a Downtown.  Este caso vem mostrar o quanto são importantes as vendas fora das grandes cidades, pois enquanto a Dowtown é a Kymco preferida pelas gentes das cidades (talvez maior poder financeiro?), fora delas, a Agility vence por larga margem!

Para finalizar e depois de ter dado mais uma vista de olhos nestes números, tenho de fazer a pergunta que uma vez mais se impõe fazer:

Então e a Eu-R?? Onde estão as "milhares" de motos que todas as semanas chegam, dentro de  carradas de contentores?? Onde estão as Big Boss? E as MAG? Hein?
Se vendem assim tanto como dizem à boca cheia, não deviam constar nesta lista? Hein?

Enfim...

Sem comentários:

Enviar um comentário