MOTOCICLOS + 50 CC -
Marca/Motos vendidas
1º Honda - 2572
2º Yamaha - 2406
3º SYM - 2228
4º Suzuki - 1063
5º Keeway - 1019
6º Piaggio - 1007
7º Daelim - 853
8º BMW - 820
9ª Kymco - 768
10ª I-Moto - 620
CICLOMOTORES 50 CC -
Marca/Motos vendidas
1º SYM - 604
2º Keeway - 556
3º Yamaha - 523
4º Kymco - 439
5º Peugeot - 391
TOP MODELOS -
Modelo/Motos vendidas
1º Honda PCX 125 - 752
2º SYM GTS 125 - 700
3º Honda CBF 125 - 590
4º Keeway Superlight 125 - 550
5º Vespa LX 125 - 526
6º Yamaha YBR 125 - 396
7º Kymco Agility 125 - 395
8º SYM Fiddle 125 - 373
9º I-Moto Dragon 125 - 360
10º Sym XS 125
Fonte: Revista Motociclismo
Comentário:
Analisando os dados do acumulado de vendas de motos até ao mês de Outubro, continua a ver-se a "normal" luta entre a Honda e a Yamaha, pelo 1º lugar. No entanto é fantástico ver que a SYM, marca que era practicamente desconhecida em Portugal até à coisa de 3 anos, ocupa agora o 3º lugar no Top de vendas, tendo já ultrapassado a todo-poderosa Suzuki, que habitualmente ocupava esta posição.
O pior disto tudo, para a Suzuki claro, é o facto da SYM, apenas com as suas pequenas scooters (as mais potentes, têm apenas 300 cc - GTS 300i EVO e Citycom 300i -, já vendeu mais do dobro das motos, que a Suzuki, no mesmo espaço de tempo!!!! Incrível, não é?
O que pensarão neste momento os responsáveis da Veículos Casal, representantes em Portugal das duas marcas? E como será quando a Sym lançar a Maxsym 400?
Interessante é também ver a posição da Keeway, 4º lugar, à frente da Vespa e BMW, assim como também a ocupar um muito interessante 4º lugar com a Superlight 125, demonstrando que os motociclistas portugueses tem um fraquinho por "ferros".
A Daelim com a nova S3 recentemente apresentada, irá por certo subir posições na tabela. No entanto falta-lhe uma 250/300, para poder aspirar a lugares mais cimeiros.
Em relação à Kymco, sinceramente estava à espera de a ver melhor classificada, mas... aqui continuo a dizer que a culpa não é da marca pois é excelente, mas sim do importador que pouco ou nada tem feito pela divulgação da marca. Se não fosse o excelente trabalho produzido por alguns dos concessionários, então ainda seria pior!
No Top Modelos, como já era esperado a modernissíma Honda PCX 125 arrasa!! Apesar da diferença ser pequena (52 unidades), não nos podemos esquecer que a GTS já está no mercado à mais de um ano enquanto a PCX entrou à poucos meses e só muito recentemente é que a Honda tem sido capaz de baixar o volume da lista de espera, tal o sucesso da pequena scooter 125.
Reparem neste pormenor: se a Honda não tivesse lançado a PCX, nesta altura estaria apenas em 3º lugar do Top, muito atrás da Yamaha e da SYM.
Abençoada lei das 125 que veio trazer uma tão grande lufada de ar fresco a tão depauperado mercado!
E a SYM, que foi a única marca a conseguir colocar três modelos no Top Ten (GTS 125, Fiddle 125 e XS 125)?
Surpresa também é ver que o modelo da Kymco com mais sucesso é a Agility 125 e não a Downtown. Este caso vem mostrar o quanto são importantes as vendas fora das grandes cidades, pois enquanto a Dowtown é a Kymco preferida pelas gentes das cidades (talvez maior poder financeiro?), fora delas, a Agility vence por larga margem!
Para finalizar e depois de ter dado mais uma vista de olhos nestes números, tenho de fazer a pergunta que uma vez mais se impõe fazer:
Então e a Eu-R?? Onde estão as "milhares" de motos que todas as semanas chegam, dentro de carradas de contentores?? Onde estão as Big Boss? E as MAG? Hein?
Se vendem assim tanto como dizem à boca cheia, não deviam constar nesta lista? Hein?
Enfim...
Sem comentários:
Enviar um comentário