segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VANTAGENS & DESVANTAGENS DO AZOTO


Muito se tem falado sobre a colocação de azoto nos pneus em vez do tradicional "ar".

Andam por aí alguns iluminados que pensam que descobriram a descoberta para o "cancro" ou coisa parecida, quando descobriram que se podia colocar azoto nos pneus como substituto do tradicional "ar". Falam como se fossem donos da grande verdade e como se a colocação de azoto em vez do "ar" fosse a solução para todos os problemas, ou para todas as diferenças existentes entre o comportamento de uma moto normal e uma scooter.

Falei com alguma "oficinas", falei com mecânicos e até falei com mecânicos que preparam motos de competição e a resposta foi quase unânime: a colocação de azoto nos pneus de uma scooter, é irrelevante, ou seja nem aquece e nem arrefece, não passa sim, de grande cagança!



Vantagens da colocação do azoto:

- Cagança das pessoas que usam! É muito "in" dizer-se que se tem azoto nos pneus! (lolol)

- Os pneus aquecem menos (Isto claro que formos para o Dakar!) No uso comum e mesmo em viagens, é indiferente!

- Menor frequência no controlo da pressão

- Menor consumo, isto claro se tivermos a santa paciência de sempre que for necessário acertar a pressão dos pneus ir à tal oficina que tem azoto....e claro a diferença é miníma, sendo quase impossível de ser contabilizada.


Desvantagens do uso do azoto:

- Leveza extrema na direcção. Como o azoto é mais leve que o "ar" então a tendência é a direcção também
ficar mais leve, com as consequências que isso trás! Quanto mais se aumenta a velocidade mais leveza se sente, mais a frente da moto vai no "ar".

- A curvar, levando em conta que a frente fica mais leve, logo, tornam-se mais perigosas, principalmente para quem abusa e se deita muito nas curvas!

- Os pneus ficam mais rijos, logo, mais desconfortáveis!

- Custo do enchimento. Apesar de existirem uma ou duas oficinas que colocam o azoto a custo zero, na maioria é operação é paga.

- E como é quando é preciso acertar a pressão dos pneus?  Claro que é obrigatória a ida a oficinas que tenham o azoto, pois a pressão não pode ser vista num posto de "ar" normal.

- Quanto mais desportivo é o pneu pior o comportamento, pois todos os pneus, sem excepção foram ensaiados e fabricados para serem cheios com ar e não com azoto.

- Não se poder gabar que se tem azoto nos pneus, mas sim apenas e só o velhinho "ar" (lolol)



Espero ter ajudado a desmistificar a treta do azoto nas rodinhas...


Já agora, por acaso sabem qual a composição do ar que respiramos?

78 %  da composição do ar que respiramos é um tal de nitrogénio, vulgo, azoto!

Estão a ver onde quero chegar, ou nem por isso?


Vá, vão lá pôr o vosso azoto,  que a Valentina continua a ser fiável ao velhinho "ar" que todos respiramos!



Espero ter ajudado a desmistificar a treta do azoto nas rodinhas...

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