Pois é...e vão duas.
Como alguns se lembram, tenho uma XS 125 que trabalha com um estafeta e que teve o motor aberto, por causa do carreto da terceira velocidade que simplesmente se desintegrou!
O motor foi aberto, foi tudo revisto e levou todas as peças que necessitou, tudo ao abrigo da garantia.
Só que na última vez que foi fazer a revisão aconteceu o seguinte:
Quem a levou para a oficina foi o estafeta que andava com ela, mas quem a foi buscar após a revisão fui eu, pois tinha de lá deixar a Valentina para a a revisão.
O certo é que quando arranco e mal meto a terceira velocidade ouço uma barulheira do caraças, uma zoada bem audível por todos! Regresso imediatamente à Migtec e peço ao Miguel Nabais, dono da oficina que veja o que a moto tem. Ele, atencioso como sempre, vai logo dar uma volta com a moto e claro, quando volta, diz que aquilo está tudo lixado!
A moto ficou lá para reparação, mas desta vez e comparando com a outra, em que estive à espera não sei quantas semanas pelas peças, ao fim de uma semana as pecinhas lá estavam todas na JCG Motos, à espera para serem montadas.
Fotos do carreto danificado
3 dias depois ligo para lá e a moto está pronta!
Fui buscá-la hoje, sábado e deixei lá a Valentina para mais um revisão. E que diferença! nada de zoada, nada de barulhos estranhos (vamos ver é até quando!)!
E claro, está em rodagem. Como o motor foi aberto, além das várias peças que levou, também foram colocados segmentos novos, o que quer dizer que está outra vez em rodagem! Mais 500 quilómetros nas calmas para "acamar" os segmentos, para evitar que fique a gastar óleo.
Como já aqui escrevi, este problema com o carreto da 3ª velocidade, aconteceu a mais umas quantas Sym XS 125 e na altura da 1ª reparação, coincidiu também com a mesma avaria em muitas XS 125 causando o esgotar do stock do importador e claro várias semanas de espera pelas peças! Chegaram mesmo a ter de desmanchar motos novas, para retirarem o carreto.
Mas pelos vistos, o carreto que enviaram era do mesmo lote do que estava montado, ou seja também tinha defeito.
Ora então vamos a contas:
A moto tem 39 mil kms e já levou:
- 1 depósito novo
- 1 assento novo
- 3 escapes novos!!!!
-1 conjunto de manómetros novos
- 2 reparações na caixa de velocidades
A que conclusão posso chegar depois disto tudo?
Apesar de ser uma 125 muito confortável e de andar muito bem (é das mais rápidas 125) a moto é muito fraquinha!
Quando a comprei, juntamente com a GTS 250, logo fui avisado, que a qualidade da XS 125, não tinha nada a ver com a qualidade da GTS e das scooters Sym, no geral.
A Sym é uma empresa virada para as scooters e simplesmente tem a XS por razões de estratégia de mercado. Pelo que me foi dito na altura, enquanto as scooters são todas fabricas em Taiwan, a XS 125 é construída na China, noutra fábrica e é essa a razão apontada para a sua (muito) inferior qualidade.
Como sabem, estou muito contente com a Sym e principalmente com a GTS, só que muito sinceramente, não aconselho a que comprem a XS 125! Claro que tem um preço espectacular, mas....com mais uns trocos a próxima mota comprar para os estafetas, ou será a Honda CBF 125, ou a Yamaha YBR 125!
ps: o mais caricato nesta história é o facto do estafeta que andava na moto nunca ter ouvido ou sentido a tal zoada! Diz ele que nunca ouviu nada! Provavelmente se a moto fosse dele ouvia, mas como não era...que se f**a!!!
(clicar nas imagens para aumentar)
Boas comprei uma xs 125 ontem 2 dias e em principio chega a casa na quarta (devido ao capacete que o dono da loja teve de pedir um tamanho maior).
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar desta marca, mas como tinha o orçamento limitado a 2500 € decidi comprar uma. Logo que tenha o primeiro problema irei aqui postar.
Olá Armando.
ResponderEliminarAntes de mais nada um conselho que te pode poupar muitos problemas:
Pega num jogo de chaves e aperta TUDO o que seja parafuso. Esta moto, tal como a maioria que é contruída na China peca pelo inexistente controle de qualidade e como tal nada foi verificado. No entanto e apesar dos mecanicos estarem a par deste problema NUNCA fazem uma verificação nos apertos da moto.
Perde 5 minutos a apertar parafusos e vais ficar espantado com a quantidade que estão desapertados. Dá especial atenção à protecção do escape, pois normalmente é a primeira coisa a cair!
boas
ResponderEliminareu tenho uma mota que tambem tem de levar dois carretos novos e segumentos, ela tem de fazer 500 km nas calmas,
agora queria saber o que o senhor queria dizer com o nas "calmas" a que velocidade tenho de andar, nao posso exceder um determinado limite de rotaçoes? gostaria que me dissesse
obrigado
Ricardo bem-vindo
ResponderEliminarAntes de mais o Senhor está no Céu e eu espero andar cá por baixo mais uns anitos.
Sou apenas o Veiga, o gordo que GOSTAdeSCOOTERS.
Pois é, parece que o problema dos carretos da XS continua... já é crónico, pelos vistos!!!
Ora bem, como disseste bem, vais ter de fazer uma pequena rodagem de pelo menos 500 km e isto porquê?
A rodagem, não é por causa dos carretos mas sim por causa dos segmentos. Cada vez que um motor é aberto (apesar de alguns iluminados teimarem em dizer o contrário)deve levar SEMPRE, segmentos novos e sendo assim precisam de ser rodados com calma, para acamarem, ajustarem-se, sem sofrerem demasiados esforço e/ou aquecimento.
Segmentos bem rodados só vão fazer com que fiques outra vez com um motor possante e sem gastar óleo.
Por isso o que te aconselho e foi o que fiz na minha (agora até tem estado parada e apenas fez 600 km, após a reparação!) é fazeres os primeiros 100 km, nas calminhas, sem puxares mudanças, acelerações bruscas ou reduções bruscas.
Conforme os km forem passando vai aumentando aos poucos a rotação assim como a velocidade.
Por volta dos 300 km, começa a dar uns pequenos esticões, mas sem esforçar em demasia... e pronto, vais aumentando progressivamente o andamento e quando deres conta estás a circular normalmente com a tua Sym.
muito obrigado pela atenção
ResponderEliminare a continuação de um bom trabalho
Ricardo
ResponderEliminarNão tens nada de agradecer.
No que pudermos ajudar, estamos aqui para isso.
Boas Festas
bom dia
ResponderEliminardiga-me uma coisa , quanto fica a reparação +/- dos carretos?
obrigado
Boa pergunta mas, infelizmente não sei responder, pois quando a minha XS teve esse problema, foi reparada ao abrigo da garantia e por isso não paguei nada.
ResponderEliminarMas não deve ficar barato, porque essa reparação implica a abertura do motor e por vezes quando se abre um motor e que já que está aberto, aproveita-se para fazer uma reparação total que é o mesmo que dizer, trocar as peças que se veja que já tenha algum (muito) desgaste.
E mesmo em relação ao carreto, tudo depende do estrago que esse carreto por lá fez, pois no caso da minha, até teve de levar o veio central e mais outras peças que não me lembro.
A juntar a isto temos um jogo completo de juntas e como o motor foi aberto convém sempre colocar segmentos novos.
Como podes ver, para uma reparação como deve ser para ficares com a moto impecável, provavelmente ainda fica caro!
Boas
ResponderEliminarAntes de mais quero-te felicitar por este magnifico blog, acredita que dá muito jeito a muitos motards que por ai andam à procura de "feedback's".
Eu tenho uma Synfony Sr 125 com um ano e 10meses, aparentemente o cachimbo e a vela estragaram-se, sendo o cachimbo de origem com 10mil km e a vela mudada à 2mil km na revisão oficial. Mandei vir o reboque e a mota foi para o representante joão santos, do pendão, onde a comprei. Pensei que estivesse na garantia qual não foi o meu espanto quando o próprio joao santos me pediu 24euros pelo o arranjo. Pelo que tenho lido aquela oficina é a mais careira que se pode encontrar, digo isto porque uma revisão da minha mota que custa 50euros numa oficina "normal" ali é 85... e o pior é que mesmo assim nunca tenho garantia de nada... ele só me diz "ho Tiago isso não é uma mota japonesa"... Lógico que já perdeu um cliente mas mesmo assim queria saber a tua opinião acerca disto, o cachimbo e a vela são peças de desgaste? 24euros isso?
Abraço companheiro
Boas Tiago.
ResponderEliminarOra bem, pelo que sei, o cachimbo, sendo uma peça da scooter, está coberto pela garantia.
Já a vela, como consumível que é, não.
Resumindo, devias ter pago apenas a vela e a possível mão de obra.
Quanto ao pagares mais pelas revisões, é como sempre digo, se existe mais barato, então muda.
Desde que seja concessionário oficial da marca, qualquer oficina faz-te a revisão
A tua moto até podia ser da Roménia ou da Argentina, que isso nao tem nada a ver com a garantia! A tua scooter tem 2 anos de garantia, seja ela da Eslováquia ou do Cazaquistão!
Quanto ao senhor dizer-te que e passo a citar "ho Tiago isso não é uma mota japonesa", isso só lhe fica mal... muito mal!
Se não prestam, porque é que as vende?
Muito poderia eu aqui falar sobre esse comentário, mas... não vale a pena.
Quando lá estiveres e ele te vier outra vez com essa conversa e vendendo ele também Suzuki, faz-lhe apenas a seguinte pergunta:
Este ano, quantas motos não-japonesas (Sym) é que ele vendeu e... quantas japonesas (Suzuki)?!
Abraço