sábado, 28 de novembro de 2009

Problemas com as Sym GTS 125


"Ir abaixo"

Ora bem, li "algures" (ihihihiih) que algumas pessoas estão a ter problemas com o ralenti das GTS 125. Não...não se preocupem, não se esqueçam que as vossas motos são made in Taiwan e não made in Italy.

O problema é que grande parte dos mecanicos só agora começam a ter de lidar mais frequentemente com scooters e não tiveram formação para tal. Devido ao seu sistema de transmissão automática (CVT) as rotações do motor ao ralenti têm e devem estar sempre mais altas do que as rotações de um motor de uma moto normal. Por isso quando leio que as rotações das vossas motas rondam as 1000 r.p.m., vê-se logo onde está o problema.
Por exemplo na minha GTS 300 o ralenti do motor e já depois de bem quente ronda quase sempre as 1500 rpm.
Por isso, toca a subir o ralenti das motinhas, ou vocês ou nas oficinas e acabam-se as chatices!

Liquido de refrigeração

Fui informado pela J.C.G. Motos que grande parte das Sym GTS que montaram, vinham de fábrica com o nível do liquido de refrigeração, abaixo do normal.
Por isso, nada como verificarem como está o nível do líquido de refrigeração das vossas scooters.
Abram o "porta-luvas" da frente e do lado direito conseguem ver parte do depósito do liquido de refrigeração. É dificil ver o liquido, pois o plástico do depósito é quase opaco..mas com jeito conseguem. Se tiverem dúvidas, nada como passarem na vossa oficina e pedirem  para que sejam eles a fazer essa verificação.

"Montagem das motos nos stands"

Ricardo da J.C.G. Motos a tratar da minha menina. Tudo colocado no sitio como deve ser!

Também se têm verificado falhas nas montagens das motos, por parte de alguns stands.
Como sabem a maioria dos stands que vendem Sym, também comercializam outro tipo de motos de marcas mais conhecidas e sendo assim, eles olham para as Sym como sendo uma marca de inferior qualidade. Devido a isso, as Sym não merece tanta atenção da parte deles, como as marcas mais conhecidas (Suzuki, Honda, etc).
Isto reflecte-se, por exemplo, na forma como montam e preparam as Sym, tendo havido já bastante queixas de motos que vieram com peças mal montadas, desde plásticos mal montados, ecrans mal montados e com falta de parafusos, boomerangs soltos, etc, etc. Lembrem-se que as  motos vêm com estas peças desmontadas e são montadas pelo concessionário que as vende!
Se estiverem mal montadas ou se algo se partir, é da exclusiva responsabilidade de quem as vende! Se porventura, devido à má montagem destes componentes, o concessionário/oficina, não assumir a responsabilidade, devem de imediato comunicar com a Red Moto e comunicar a situação.
O problema será imediatamente resolvido!


(clicar nas imagens para aumentar)



205 comentários:

  1. Olá veiga,
    posso dar esta informação no MSP para avisar os nossos irmãos SYMianos?
    desculpa fazer esta pergunta por comentário no teu blog mas não sei o teu mail.
    amadeuferro@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Amigo Ferro, claro que podes! Estamos aqui para nos ajudar-nos uns aos outros!

    Um abraço

    Veiga

    ResponderEliminar
  3. Nada como uma pequena chave de fendas para resolver este assunto.hehehehe
    mas como é obvio tambem aconselho a quem não tem o minimo de conhecimentos de mecanica a ir ao concessionario para resolver este problema pois sairá descansado para usufruir ao maximo a sua SYM GTS.

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim! As motos são novas e qualquer problema que tenham, por mais insignificante que seja, deve-se ir à oficina! Afinal de contas temos de usar os 2 anos de garantia!
    Eu não facilito!
    A garantia deve ser usada! É para isso que existe!

    Abraço

    Veiga

    (porra, quem és?)

    ResponderEliminar
  5. O nosso amigo Veiga sempre atento ao que se passa "em redor".

    Um abraço

    RRufino

    ResponderEliminar
  6. Veiga tens toda a razão por lapso meu esqueci de assinar por baixo em relação ao comentario da chave de fendas,peço as minhas desculpas.

    jnp-(nuno pereira)

    ResponderEliminar
  7. eu também comprei uma sym fidlle II é de outobro 2009 e veio com os parafusos do apoio dos pés desapertados e trocados os piscas traseiros fora do sítio +-1 centímetro as tomadas dos piscas da frente saltam do encaixe em estradas de paralelo enfim uma vergonha o controlo de qualidade sym a minha comprei na horizmoto no porto eles dizem que foi montada em aveiro.já enviei um mail mas passado 3 dias ainda não tive resposta.

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos tenho vos a dizer que a minha sym esta neste momento a ser desmontada para peritagem , ontem pelas 10.30 tive um grande acidente quando um enlatado decide desobedecer um sinal de stop num cruzamento indo eu a passar nao fui a tempo e entrei literalmente pelo carro dentro batendo lhe na porta lateral ! fiquei pior que estragado a minha menina ficou num estado lastimavel =(
    M ! X

    ResponderEliminar
  9. Olá Pessoal

    Recetemente, adquiri uma sym Gts 125 Evo, branca, queria-vos perguntar umas coisas.
    1º O mecanico quando a fui levantar, disse para usar gasolina 98 octanas porque a de 95 ser fraca e pode alterar o relantim, fui ver o manual de instruções no site oficial de Tw e faz referencia a usar gasolina com indice octanas superior a 90, mais precisamente, 92, 95 e 98, gostava de saber qual a gasosa que voces usam e se é tanga ou não o que o gajo disse.
    2º Alguem sabe mudar o médio? há algum post com fotos a ensinar


    Obrigado

    Boas curvas

    tiago CArdoso

    ResponderEliminar
  10. Olá Tiago, antes de mais nada deixa-me dar-te os parabéns pela aquisição da GTS.

    Em relação à gasolina...se o teu mecânico tiver feito todos os preparativos que constam no manual técnico da GTS antes de a entregar o cliente, não irás ter de certeza qualquer problema com o ralenti da tua GTS, ou com outra coisa qualquer! Aliás, vais perguntar ao teu mecanico em que é que ele se baseia para fazer uma afirmação dessas? usar gasolina de 95 octnas faz perder o ralenti? Quer dizer então que a maioria dos carros e motos deste pais não tinha ralenti! Um filosofo de certeza.
    Pelo que me foi informado na oficina onde levo as minhas motos os procedimentos que devem ser feitos antes da entrega da moto ao cliente são os seguintes:

    - Montagem das peças que vêm desmontadas.

    - Verificação dos níveis do liquidos, funcionamento das luzes, piscas, etc, e verificação da pressão dos pneus.

    Ao ligar pela primeira vez a moto o que deveria ser feito e que consta no manual técnico da moto é o seguinte:

    - Ligar o motor e deixar a trabalhar durante uns minutos para ao motor aquecer e então aí sim afinar o ralenti conforme indicado no Manual Técnico. Mais informo que a afinação do ralenti deverá ser feita com as luzes da moto acesas.

    Se quem vende as motos levassem em conta as indicações fornecidas pela marca por certo haveria menos queixas. mas como o que interessa é vender....
    Tenho a certeza que se as oficinas e stands cumprissem o que está estipulado nos manuais técnicos, não haveria tanta reclamação e isto é válido tanto para as motos, como para os carros!

    Isto é como em tudo na vida, existem bons e maus profissionais. Se tiverem duvidas em relação a quem vos dá assistencia técnica, mudem! Apesar de terem comprado a moto num determinado Stand, não são obrigados a fazerem lá as revisões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Eu não volto lá para revisões, sendo assim vou por 95, o relatim tá optimo, vou exprimentar.isto pra mim as octanas é uma bela tanga é como o gasoil G force, na volta pagas mais e compras o mesmo. é o chamado efeito placebo

    Obrigados

    ResponderEliminar
  12. Excelente post, como leigo que sou já aprendi algumas coisas sobre a minha "menina". Obrigado pela informação.
    Cmpts

    NMC
    http://symgts125evo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. ola pessoal tenho uma gts 300 evo no qual me roubaram os logotipos de lado da frontal e volante digam onde posso adquirir mas o preco de origem e uns 150euros. fica meu nr.telefone 963733658 obg.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, ando a pensar comprar uma Sym XS125, que referencias têm desta moto? será que é uma boa compra?

    Obg

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde,
    Sou recém motard e comprei uma SYM XS125. Estou muito satisfeito com a mota mas já tive os meus azares: furei e trás no primeiro dia :P
    Entretanto, como não me encontrava em lisboa (onde a comprei) tive que me desenrascar e retirar a roda (e o escape :O), porque n tinha outro veículo disponível para voltar. Acontece que após voltar a lisboa voltei ao stand para o mecânico dar uma 'vista de olhos'. Acontece que após isto tenho tido problemas com o escape e, neste momento, está na oficina porque um dos pernos onde o escape está fixo partiu e parte dele ficou dentro do motor. A única dúvida que tenho é se este problema se deveu à desmontagem inicial do pneu, ou ao facto de ser maçarico (é a minha primeira mota):P Obg Helder Tavares

    ResponderEliminar
  16. Há um problema que ainda niguem falou, as panelas de escape não prestam, soltam o miolo e faz muito ruido, eu tenho uma Sym VS 125 com dois anos e 1200 kilometros e tem esse problema, um amigo meu tem uma GTS 125 tambem do mesmo ano com esse problema.

    ResponderEliminar
  17. Companheiro, por norma, não coloco aqui comentários anónimos e neste caso apenas o fiz devido à importância do mesmo! Para a próxima, se não te importares, identifica-te!

    També soube de um caso destes, em que uma GTS 125, modelo antigo, depois de ter passado por um buraco, ficou com o miolo do escape solto!

    Já agora, podes dar-nos mais informações, sobre este problema, nomeadamente a idade das motos, e se reclamaram num stan da Sym e se sim, qual a resposta.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  18. b noite
    adquiri recentemente uma sym gts evo 125 e estou bastante satisfeito com ela, não tive nenhum problema com, e gostaria que se alguem me pudesse informar ao certo qual é o intervalo entre revisões depois da 1ª que foi feita aos 1000km.
    muito obrigado
    Vitor Lopes

    ResponderEliminar
  19. Olá boa tarde,

    Tal como muitos aqui, sou um contente novo proprietário de uma GTS125 EVO preta (primeira mota). Dos poucos km que fiz notei duas coisas:
    - Mesmo ao fim de poucos km verifica-se um aquecimento exagerado da mota e sente-se um cheiro que me parece a queimado.
    - Os travões que no início me pareceram bons, parece que perderam potência, especialmente o combinado.

    Alguma sugestão??? Obrigado
    Pedro Carvalho (LX)

    ResponderEliminar
  20. Boas Vitor,

    como fizeste a revisão aos mil km, a próxima é aos 6 mil kms e depois aos 12 mil km e assim sucessivamnete! Atenção que as revisões até bem recentemente eram de 3 em 3 mil km e pode vir a acontecer que alguns mecãnicos ainda "insistam" nos 3 mil km. Em caso de dúvida liga para a Red Moto, importador da Sym.

    Pedro

    o cheiro a queimado é normal em motores novos principalmente quando se aperta com eles, o que NUNCA se deve fazer!

    Quanto à temperatura, até agora não tive dconhecimento de nenhum problema de aquecimento nas GTS, por isso agradecia que me esclarecesses o seguinte:

    No marcador da temperatura, quantos leds acendem? O normal é estarem sempre 1 ou 2 acesos, a não ser quando o otor está frio e não te aparece nenhum led aceso.
    Aliás tenho a dizer que a 125 aquece menos que a 300.

    Quanto aos travões, lamento informar-te mas as GTS 125 não possuem travagem combinada. Sóas 250/300 é que tem esse sistema de travagem e que por sinal funciona muito bem!

    Agora pelo que sei e pela vezes que já andei com as GTS 125, a travagem conrresponde muito bem, esmo quando leva os meus 130 kilos.
    Agora se os usas de forma intensiva, tipo uma moto RR, claro que perdem a eficácia e aquecem e muito!

    No entanto sempre que surjam dúvidas e problemas aocnselho smepre que se dirijam à oficina e se queixem pois as garantias existem para isso mesmo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sym 125 GTSI tem sistema de travagem combinado

      Eliminar
    2. Quando isto foi escrito apenas existia a GTS 125 Evo a carburador que não tinha sistema de travagem combinado.

      Depois, com a GTS 125i Evo, é que apareceu o CBS, que se mantém com o novo modelo.

      Eliminar
  21. Boas!

    Tenho uma Sym 125 evo, estou muito contente, no inicio o consumo é alto, mas agora foi diminuindo (tb depende do acelerador, lol). Nas primeira voltas assustei-me queria uma mota economica e ela gasta 4,5 l aos 100... ao ser a gasolina gasto o mesmo que andar de carro. Agora já está e nada a fazer. Os unicos problemas que tive foram, a suspenção que estava muito branda e no paralelo vibrava muito, mudaram o oleo para um mais espeço e melhorou bastante, até em curva se nota essa melhoria. Outro dos problemas que ainda não foi resovido é uma pequena vibração no disco da frente. A mota tem 3000 km, vamos ver se para a proxima revisão a garantia assume esse problema. Quanto as prestações em plano chego facilmente aos 110km h e consigo manter um bom ritmo. O problema desta mota são as subidas, é muito pesada e nota-se a falta de potencia, principalmente se levo a minha namorada cmg. Já agora tenho ideias de quando terminar a garantia aumentar um pouco a potencia ... é possivel? Já alguem o fez?

    ResponderEliminar
  22. Olá Jorge, se a tua GTS 125 evo continua a gastar mais de 4 litros aos 100 então algo se passa. Ou andas literalmente a fundo e daí os consumos, mas se assim for mais tarde ou mais cedo vais ter problemas de motor, ou então tens algum problema no carburador.

    Quanto à suspensão da frente, sim é verdade que é um pouco macia o que por vezes provoca que bata a fundo, quando passamos em alguns buracos. Quando a Valentina tiver à volta de 30 mil kms e for altura de trocar o óleo da suspensão dianteira, tb vou pedir que coloquem um óleo ligeiramente mais espesso.

    Agora problemas no disco do travão da frente, parece que és o primeiro a ter. Será que o disco está empenado? O que te disse o mecânico?

    Quanto à falta de potência não é só a GTS 125 que sofre desse mal, sofrem todas!

    Quanto a modificações na mecãnica é coisa que não aconselho, pois normalmente mexidelas em motor siginificam perda de fiabilidade.

    ResponderEliminar
  23. António Pereira

    Boas pessoal, comprei pela pirmeira vez uma scooter, a escolha caiu na SYM GTS 125.
    Vai com 800km. A partir daqui, a luz indicadora da bateria está constantemente acessa.
    Espero pelos 1000Km para mudar o oleo e perguntar no concessionário?? Posso andar normalmente??

    ResponderEliminar
  24. Olá António,

    Parabéns pela tua escolha, compraste uma excelente scooter.

    Agora em relação à luz que acende e se tens a certeza que é da bateria então algo de anormal se passa.

    - Se a luz só acende quando ligas a ignição da moto, isso é normal.

    - Se acende ou pisca, quando tens o motor ao ralenti, mas apaga mal aceleras, isso é sintoma de algo de errado, pois a bateria não deve estar a receber carga do alternador e deves ir de imediato com a scooter à oficina, antes que fiques apeado. Aliás não ficas, pois a GTS 125 tem pedal de "Kick".

    Agora o que por vezes tem acontecido com alguns companheiros é confundirem a luz da bateria e do óleo com a luz que acende a indicar que está na altura de mudar o óleo, e se numas scooters isso acontece de 3 em 3 mil, noutras, tal como na minha acontece por volta dos 1000 kms.

    Eu no teu lugar dava uma passagem pela oficina para tirar dúvidas e ver o que te diz o mecânico

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Oi pessoal quero comprar uma Sym Gts 300 Evo mas como sou dos Açores e só temos um vendedor oficial por aqui gostava de comprar na côr branca mas pelo que o vendedor me disse só existe na côr preta e cinza fiquei muito desiludido será que é esta a verdade ou realmente se vende na cor branca penso é que não há a branca e dai me dizerem que não se vende em portugal gostava que me pudesse dar uma ajuda nesta questão o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Olá Paulo, bem-vindo ao GOSTOdeSCOOTERS.

    Se és leitor do GOSTOdeSCOOTERS já deves saber que a minha GTS 300i Evo é branquinha e que andam por aí mais.

    Muito sinceramente, não sei se o branco é um cor que exista em tanta quantidade como o cinzento e preto, porque todos sabemos que a tendência e gosto dos tugas é para comprarem carros e motos apenas e só com estas cores (vá se lá saber pq!!)

    A minha Valentina foi das primeiras (senão mesmo a primeira!) GTS 300i Evo a ser vendida em Portugal, pois existiam apenas as GTS 125 em branco.

    Para tirares as tuas dúvidas e saberes se o vendedor está a falar a verdade (ou disse-te isso pq tem em stock GTS 300 com essas cores e quer despachá-las!) envia um email, para a Red Moto, importador da Sym, a perguntar

    Contactos da Red Moto:

    geral@sym.pt

    eduardo.alão@veículoscasal.pt

    Depois informa-nos sobre esta questão. assim mais companheiros que pretendam uma Sym GTS 300i Evo, ficarão a saber se podem comprar a GTS 300 na cor branca.

    E já viste a GTS 300i Evo SE? Uma versão especial em preto mate? Está espectacular!

    ResponderEliminar
  27. ola pessoal tudo bem?? comprei a minha sym gts 125 a 1 semana e gostava de saber se alguma maneira de ver os consumos que faxo pa saber se ta n normalidade... ouvi dixer k 4 aos 100 e mt n sei cm ver... e ja agora a melhor gasolina e mesmo sem chumbo95??
    abraços para todos
    ass: Antonio Costa

    ResponderEliminar
  28. Ola muitos parabes pelo blog. Chamo.mo Miguel Olvieira, e estou a pensar comprar uma Sym gts evo.. Tenho visto algumas fotos e adorei. Comparando a Gts evo Sym com a honda pcx 125 qual me aconselharia? É claro que me vai referenciar a GTS mas gostaria de ter a opinião. Quero informar que sou um zero á esquerda a nivel de motos, mas tenho um sonho de ter uma.. Abraço. Meu mail. Coringas.bar@hotmail.com

    ResponderEliminar
  29. Olá Miguel, bem vindo ao GOSTOdeSCOOTERS.

    Quanto à tua dúvida entre a PCX 125 e a GTS 125 Evo, tudo depende do teu bolso e do uso que lhe pretendes dar:

    Se pretendes a scooter apenas para andares em cidade e no trajecto casa-trabalho, isto claro se morares perto...a PCX é a escolha ideal, pois tem um consumo fantástico, na casa dos 2/2,5 L e na cidade no meio do trânsito, poucas a "agarram", mesmo as de maior cilindrada. E claro, o preço é muito convidativo.

    No entanto se preferes uma scooter, mais confortável, tanto para ti, que até podes esticar as pernas, assim como para o pendura que dispõe de peseiras retráteis e um muito funcional encosto para as costas, com maior protecção contra o vento e a chuva, com maior espaços de arrumação, e claro...que atinja maiores velocidades e que acima de tudo seja confortável em grandes viagens, então aescolha só pode ser a Sym GTS 125 Evo.

    Tens de fazer a escolha, primeiro com a razão e depois claro com o coração.

    Muito importante, se pretendes andar com pendura, convém que na altura da compra, o pendura tb experimente o seu lugar e diga em qual se sente melhor e mais confortável.

    Mas o mais importante é saber como é que tu "vestes" a scooter. Senta-te, apalpa, cheira e tenta fazer um test-drive com as duas...e depois saberás (ou não!) qual será a "menina" que levarás para casa.


    Depois diz qual foi a tua escolha.

    ResponderEliminar
  30. so tenho uma coisa a dizer
    este veiga ajuda mesmo o pessoal a escolher as maxis!
    da imensas dicas importantes!
    os meus parabens sr.veiga
    andei indeciso entre 2:
    -sym gts 125;
    -kymco downtown 125.
    li nefastas opinioes e sempre me inquilinei mais para estas 2 maxis, mas acbei por aptar por a kymco pois tem uma roda maior e acho que dara mais segurança que a sym e mais velocidade de ponta com menos esforço.
    contudo quis vir ao bloge agradecer-lhe.
    pena foi adquirir hoje e so poder andar pa semana que vem :)
    obrigado e boas curvas,
    miguel silva

    ResponderEliminar
  31. Miguel, antes demais nada, esquece lá o senhor, aqui tratamo-nos todos por tu! E quanto a agradecres...sabes como podes agradecer? É quando tiveres a tua scooter, ires aqui comentando tudo o que vai acontecendo com ela e a tua opinião, pois assim como este blogue te ajudou, também as tuas impressões sobre a Downtown irão por certo ajudar outros.

    Podes fazer o teu registo no fórum GOSTOdeSCOOTERS, é começar um diário de bordo da tua "menina" onde poderás ir relatando tudo o que se vai passando com ela, consumos, revisões, viagens que faças, etc e claro, tudo com fotos. É muito engraçado fazermos um diáriod de bordo da nossa moto.

    O link do F+orum:

    http://gostodescootersforum.forumbrasil.net/

    (o link é brasuca, mas o fórum é muito tuga! lol

    ResponderEliminar
  32. De: Miguel Oliveira:
    Bom dia Veiga, obrigado pelo teu feedback. Estou mesmo inclinado em comprar a Sym GTS 125 EVO. Ja tinha experimentado a PCX e realmente como tu informas é uma mota virada para a cidade. O meu cunhado tem uma e na cidade são poucas as concorrentes que o acompanham. Agora eu pretendo é desfrutar de um bom passeio de scooter, e assim sendo certamente vais ter da minha parte mais um cliente Sym GTS 125 evo. JA senti o cheiro da mota mas aqui em viseu não consegui nenhuma de serviço para experimentar, mas pelos comentários no teu blog tu assinanas "por baixo" a compra da Sym. Queria apenas te colocar uma questão. A Alimentação actual da Sym GTS 125 Evo é "EFI" ou Carborador. Se for ainda a carborador isso é motivo de pensar melhor na escolha da mota? Não é melhor ja escolher uma mota com "EFI". Um Abraço

    ResponderEliminar
  33. Boas Miguel

    Antes de mais, deixa-me explicar-te que não vendo motos e nem scooters. Por certo quando escreveste que irás ser mais um "cliente" estavas a referir-te à tua participação aqui no blogue.

    Já várias pessoas me perguntaram se eu tinha algum stand, ou se vendia scooters, mas não, infelizmente não...falta-me aquilo com que se compram os melões! lolol Por certo seria algo em que me deveria safar, mas sem guito...nada feito.

    A Sym GTS 125 Evo ainda é alimentada por carburador, ao contrário da antiga 250 e da actual 300, que são a injecção.
    No entanto a Sym já lançou em alguns mercados, poucos, a GTS 125i que tem sistema de injecção, mas por enquanto não se sabe se virá para Portugal e quando virá. No meio de algumas respostas que me deram sobre a vinda das GTS "injectadas" para o nosso país, alguém lá foi dizendo que provavelmente só chegariam a Portugal quando o stock das 125 a carburador acabasse, ficando sem saber se o stock seria o do importador, ou do fabricante.

    No entanto podes comprar sem problemas a GTS a carburador, pois já deu muitas provas da sua qualidade, economia (consumos entre os 3,2 e 3,5 l após rodagem) e muita fiabilidade.

    Um dos problemas mais habituais de que a GTS padece, e não acontece com todas, é a determinada altura começar a ir abaixo. A resolução do problema é simples. Uma ida á oficina a relatar o caso e uma afinação de válvulas é a solução.

    De resto poucos problemas são conhecidos, um ou outro CDI avariado, um ou outro led avariado, uma ou duas ópticas que meteram água e pouco mais, tudo coberto pela garantia.

    De resto, é fazer uma rodagem como deve ser, nas calminhas, sem esganar o motor, e após fazeres isso... é só curtir!

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde veiga.

    Como ja sabes tenho a gts 125 e tou com o pneu de trás totalmente careca e todo estalado dos lados e ja agora queria aproveitar o teu conhcimento sobre a matéria e pedir-te uma opinia sobre que pneu aconselharias pra tás.

    ResponderEliminar
  35. Olá Eduardo.

    Após muita pesquisa e também falar com outros companheiros que possuem scooters, muitas delas de grande cilindrada, coloquei na Valentina, um Bridgestone Hoop, atrás e posso dizer-te que... o comportamento da scooter e a segurança melhoraram mesmo muito! Agora sentem-se menos vibrações e a curvar, não tem nada a ver com os Maxxis! Então na chuva a diferença é brutal!

    O meu Bridgestone já rodou 12 mil km e ainda está praticamente a meio uso, por isso a nível de durabilidade também é muito bom. Claro que evito sempre fazer grandes arranques, assim como grandes travagens, a não ser que seja mesmo necessário. O desgaste do pneu tem muito a ver com a forma de conduzir de cada um.

    Entretanto a Valentina foi agora para a revisão e quando vier, vai levar também um Bridgestone na roda da frente.

    ResponderEliminar
  36. Boas Veiga! Tenho uma sym gts das primeiras (não evo), vai já com 19233 km feitos, sem nada que as revisões regulares resolvessem :)
    Ando todos os dias, mesmo com chuva diluviana, como aconteceu uma certa sexta aqui na capital, parecia que estava a andar de moto de água mas sempre impecável! Recomenda-se para quem queira abusar dela todos os dias.
    O conforto tem sido excelente! Já fiz uma viagem a Faro e 2 ao Porto, tendo sido a 2ª com alguns "desvios" qua aumentaram o percurso em perto de 200 km (sou de Lisboa). Ainda hei-de ir aos caramelos....
    Aos 16000 km troquei os maxis de origem e optei por michelin pilot sc, até agora, têm sido superiores, no que diz respeito à durabilidade, mais lá para a frente se verá!
    Recentemente tenho notado perda de potência e algum "engasganço" a acelerar, possivelmente afinação de válvulas como está num post anterior. Vai à oficina ainda esta semana e logo se verá se era disso.
    Tenho andado a namorar a maxsym, mas mesmo a redmoto tem fornecido pouco ou nada de informação que não se soubesse já e na última resposta que recebi, a data de comercialização foi adiada para Agosto! :(

    Abraços e boas curvas,
    Victor M.

    ResponderEliminar
  37. Boas Victor

    Também eu já tive uma GTS 250, desse modelo e em 7 meses espetei-lhe 17 mil kms, até... encontrar pela frente um Honda Civic conduzido por uma chinesa que se esqueceu de parar num sinal de Stop. Resultado, scooter para a sucata e eu parti 5 costelas, fiquei sem o baço e felizmente não fiquei com marcas enm no pulmão direito e nem no rim do mesmo lado, apesar de terem sofrido com a pancada!


    Quanto ao menos bom comportamento do motor que reportas, deve ser quase de certeza das válvulas, pelo menos tem sido até agora a solução para todos os engasganços e falta de potência que tenho conhecido nestes motores.
    Até agora só tive conhecimento de uma ou duas falhas no CDI que provocavam também esses engasganços, mas foi em modelos EVO.

    Vejo que também dás bom uso à tua GTS, elas foram feitas para isso mesmo, andar, faça sol ou chuva!

    Sabes, é sempre bom ler aqui comentários de companheiros que também possuem Sym, sejam esses comentários positivos ou negativos, pois é a melhor forma de ficarmos a conhecer as nossas montadas e também de nos precavermos de algum problema que tenham ou possam ir a ter.

    Entretanto e como o tempo está a ficar cada vez melhor, ando a pensar combinar lançar a ideia de uma voltinha por Lisboa. O meu tempo livre tem sido muito curto, mas mal tenha oportunidade marcarei um passeio.

    ResponderEliminar
  38. ola veiga!
    chamo-me marcio e sou de famalicao.ontem fui dar um passeio com a minha sym gts 125 fiz 60klm sem parar com a a minha esposa ate ao geres e de braga ate ao geres é sempre a subir,porque tem serras e a mota portou-se lindamente nas subidas nao perdia muito rendimento,mas nota-se que tem força e nao parece que tem 125cc.mas queria tirar uma duvida? ontem tive a ver se estava tudo bem com a minha menina se cheirava a queimado e está tudo bem tambem so tem 2000klm tive a ver no motor e nao vi o sitio do filtro do oleo aonde fica isso? ja agora aonde se ve o ano de fabrico na mota?um grande abraço

    ResponderEliminar
  39. Boas Márcio

    Claro que está tudo bem com a tua scooter. O filtro do óleo está colocado debaixo do motor e não é um filtro como o dos carros, mas sim, uma simples rede que se limpa sempre que se troca de óleo.

    Quando ao local onde seja possível ver o ano de fabrico... sinceramente não sei onde está! lol Quando for à JCG Motos tenho de colocar essa questão.


    Abraço

    ResponderEliminar
  40. DE: ANTONIO COSTA
    Boas tardes pessoal, Veiga gostava de saber se e normal ao arrancar devagarinho com a gts 125 e normal ela ao aranque fazer um barulho como se estivesse a roxar com o pneu em algum sitio??? Agredecia uma informaçao pois o mecanico diz me k nao sabe o que é :(
    Abraços

    ResponderEliminar
  41. olá estou a pensar comprar uma sym gts 125 para fazer casa trabalho.são 35 km para cada lado.
    eu tenho 1.94 de altura e 113 kg. será que a sym é a mais indicada para mim.abraço e parabens por estas trocas de experiencias

    ResponderEliminar
  42. António, se a GTS não fazia esse ruído e agora está a fazer, claro que não é normal. Assim à distância é difícil poder dar a minha opinião. Se esse mecânico diz que não é nada, tenta passares noutra oficina que dê assistência às Sym e pede uma 2ª opinião.

    A existir algum problema, tanto pode ser na transmissão como roda (rolamento) ou até mesmo nos travões.

    Coloca a scooter no descanso central e tenta perceber se a roda traseira tem alguma folga lateral. Não te assustes se vires que tem folga nos entdo longitudinal, ou seja no sentido em que anda, pois isso é normal, todas têm. Não pode é abanar para um lado ou para o outro. Faz rodar a roda à mão e vê se ouves algum barulho.

    Mas o melhor mesmo, é levá-la a outra oficina da marca. Assim tiras as dúvidas todas.


    Depois conta-nos o que se passou



    Quanto ao anónimo que está a pensar comprar uma GTS, companheiro, tenho 1,78 m, e peso 130 kilos!

    Se existe scooter na classe 125/250/300 onde uma pessoa grande se sente bem e confortável, é na GTS.

    No entanto nada como ires a um stand da marca e sentares-te numa. Tiras logo as dúvidas todas!

    ResponderEliminar
  43. Olá, Veiga!
    Venho aqui reportar o que se passou com a minha scooter para poder ajudar a alguém evitar cometer o mesmo erro que eu. 1º Erro: comprar a scooter num stand que não é o representante da marca; 2º erro: perdoar sucessivamente erros e atrasos exagerados nas revisões; 3º erro: não ser como um certo norueguês ao lidar com a malta desse stand (estou a brincar). Má assistência técnica, para além de deficiente! Paguei perto de 400€ para me resolverem os problemas que te descrevi no meu último post nesta secção e o resultado foi continuar com os mesmos problemas, a agravarem-se a olhos vistos, carteira bastante mais leve (não foi para isto que eu adquiri uma 125!) e responsabilização ainda estão a vêr! Fiquei sem a scooter 3 semanas e meia! O mínimo que exigia era os problemas todos resolvidos! Ainda tive um bónus: passada uma semana, o indicador de combustível estava marado! Dei muito tempo para trabalharem à vontade sem os pressionar demasiado (até meio da 2ª semana), mas devido à falta de notícias, tive de insistir para começas a ter respostas que foram: rolamentos das bielas danificados, segmentos do pistão novos, mais n peças! Mas garantem que isso resolve? - Sim, resolve tudo (sou mesmo um pato!). Acreditei e fiquei agarrado. Mesmo depois de reclamar por escrito, fiquei sem resposta. Fui pedir uma segunda opinião sobre o problema da minha scooter, desta vez a um representante, mal ouviu o barulho do motor, torceu logo o nariz, falei das válvulas mas ele disse-me logo que o bater que estava a fazer, junto com os sintomas era mais do que apenas as válvulas! Hoje fiquei a saber o orçamento e veridicto final (só precisou de dia e meio, profissionais é assim): tantas peças que o orçamento ultrapassava os 500€ (entre elas, pistão, as outras já não me recordo, tal foi o choque). Perguntei se isto não era visível se fizessem um intervenção a fundo, como supostamente fizerem na outra oficina, e a resposta foi, só um cego não veria isto...
    Mais uma prova de incompetência! Comprovei isso numa altura que me cobraram 3 horas de mão de obra por causa da dificuldade da troca da lâmpada dos médios! Quando queimou a 2ª, depois de ter arranjado o manual de oficina e ter comprado a lâmpada, pus mãos à obra, e surpresa! fiz o serviço em menos de 2 horas! Não sou mecânico e foi a primeira vez que mexi numa scooter, sou muito bom, ainda levo menos tempo que um mecânico que era suposto saber fazer mais, melhor e mais rápido do que um labrego como eu!
    Peço desculpa este post ser tão comprido, mas é também um desabafo da minha parte, como já estava a considerar uma troca para cilindrada superior, pois faço ou quero fazer mais quilómetros de uma vez do que o recomendado para uma 125, pedi uma proposta para dar de entrada a minha scooter e comprar a nova maxsym (já andava debaixo de olho). Resultado, vou fechar o negócio agora ao fim do dia. Ah, se estavam curioso qual era o stand, cá fica: KTMLX.
    Abraços a todos e desejo melhor sorte a todos do que a minha!

    ResponderEliminar
  44. Porra, isso é que foi azar.


    Estive a ver o site da KMTLX e reparei que a assistência é dada pela CaisMotor.

    A CaisMotor é uma referência no meio motociclístico.

    Infelizmente já não é a primeira nem segunda vez que vejo malta a reclamar da assistência técnica prestada por esta empresa.

    Na minha opinião o que se passa é o seguinte:

    Eles cresceram imenso nos´últimos tempos e se por um lado isso é positivo, por outro lado, se as coisas não forem bem feitas, por vezes acontecem situações desagradáveis, como a que aconteceu contigo.

    O quererem crescer, o quererem estar em todo o lado, provavelmente fez com que se começassem a dispersar e daí a começarem a falhar aqui ou ali, é um tirinho.

    Não é a primeira vez que isso acontece com uma empresa em franco desenvolvimento e nem será a última. Só que, o cliente, como é óbvio, não tem culpa!

    Mas como bom tuga que és, tens de ver o lado positivo da "coisa".

    Se a tua moto estivesse a andar, provavelmente ainda não seria agora subisses de cilindrada.

    Por isso companheiro, vais ser um dos primeiros proprietários da tão esperada Maxsym 400i!


    Que tal, quando a tiveres, enviares fotos e também um descrição sobre a nova máquina? Que diferença sentiste, o que tem de bom,ou de mau, etc, etc.

    E claro, fotos, muitas fotos.

    Envia isso por email que terei todo o gosto em publicar aqui no blogue, visto que existem muitos companheiros interessados na Maxsym (eu sou um deles!) e por isso a tua opinião será de certeza muito valiosa!

    gostodescooters@gmail.com



    Abraço

    ResponderEliminar
  45. bom, eu tambem não estou muito satisfeito com esse concessionário. Comprei uma SYM Symphony 125 que tem problemas desde o inicio e continuam a dizer-me que a moto está normal. Nunca pega à primeira e desliga em pleno andamento.

    ResponderEliminar
  46. Olá, Veiga!
    Tens razão, se a pequena estivesse a andar, não seria para já a mudança, pois não culpo de todo a scooter dos problemas que teve, mas sim, à assistência técnica que levou! O seu comportamento sempre foi espectacular, tendo em conta a cilindrada. Posso dizer que andei durante anos numa naked CB de 250cc da honda e está é suave e muito agradável de se conduzir. Foi a 1ª scooter que tive e vai deixar saudades (apego-me sempre muito ao que gosto de verdade, quase nunca sou seduzido pela última moda). Foram 19860 km bastante agradáveis, se não fossem estes problemas, o mais certo era mais tarde3 manter esta scooter para um dos meus sobrinhos (e uma voltinha minha de vez em quando) e ir buscar a maxsym para mim! Infelizmente, não pode ser assim, mas a vida continua!
    É a 1ª vez que estou a adquirir uma máquina sem me ter sentado nela primeiro, mas creio que não me arrependerei. Relativamente às fotos, podes contar com elas, assim que a máquina chegar (deve ser esta 6ª) devo ir tirar as primeiras fotos e quem sabe, faça também a posterior um pequeno diário de bordo, para ajudar a informar todos os interessados.
    Abraço e boas curvas

    ResponderEliminar
  47. Pedro, já experimentaste levar a tua scooter a outro concessionário, para ver o que eles dizem?

    Seria interessante ver realmente se a moto está "normal" ou se tem algum problema. E caso tenha, depois vais ao tal concessionário e... livrinho de reclamação, assim como tb enviar enviar uma carta ou email ao importador a contar tudo o que se passou.

    De um valente puxão de orelhas não se escapavam!

    ResponderEliminar
  48. Caro Veiga, retiro o que disse acerca do stand em causa, pois têm sido o mais prestáveis possível. Hoje levei mais uma vez a moto lá, emprestaram-me uma GTS para andar hoje e vão tentar resolver o problema. Só que, como é a 4ªvez no espaço de um mês que a levo lá e não conseguem descobrir o problema, duvido que desta o consigam. Poderá ser um problema eléctrico, mas certamente é um problema grave. Estou também em contacto via e-mail com a red moto para tentar solucionar o problema, embora esteja quase a devolver a moto e exigir uma nova.
    Cumps. Pedro Palrão

    ResponderEliminar
  49. Ainda bem que mudaram de atitude


    Provavelmente vieram ler o blogue! lolol

    ResponderEliminar
  50. Caro Veiga: SYM GTS Evo ou Piaggio XEVO?

    ResponderEliminar
  51. A Piaggio Xevo, é provavelmente a melhor scooter da Piaggio.
    No entanto, é mais cara que a Sym, a assistência Piaggio costuma ser mais cara e claro, as peças são MUITO mais caras.
    E decididamente embirro com aquele guarda-lmas da frente levantado!

    Ok, sou suspeito eu sei, mas a minha escolha seria a Sym!

    ResponderEliminar
  52. Bom Dia a todos
    Este é o meu 1º post por isso desde já os parabens em especial a ti Veiga, e a todos os que participam, pois, Sou blogueiro á tempos!!! e nada mais cruel que postar artigo e não receber resposta.
    Passando ao assunto, reparei que as sym trazem pneus maxis de origem. Tenho jet4 125 vinha equipada com pneus "DURO" nunca ouvi falar.estou na rodagem 400Km talvez tenha puxado demasiado no inicio mas agora rodo o punho com calma.
    Outra questão é que quando travo, ou corto o acelarador sinto vibração na frente.Se travar só com o dtr'as é macio. O concessionário diz que é normal, pois tem a suspenção rija. Acreditei pois teem várias "quad" no campionato Nacional.Mas, fica a duvida será problema na suspensão? è que a vibração não é só quando travo mas ambém quando corto o gás!!
    Peço desculpa pelo post tão longo,mas como foi o 1º!!! promete que para os prox serei mais breve.
    Abraços bom fDS a todos e BOAS CURVAS

    ResponderEliminar
  53. Pois... devem ser "bons" e o nome deve fazer juz ao pneu, "Duro!

    Este é um dos maiores males, deste tipo de scooter, mais barata, sejam taiwanesas, japonesas, ou outra coisa qualquer.


    Se só vibra quando travas, só pode ser disco empenado!


    Se vibra em travagem mas tb em andamento, pode ser defeito no pneu, jante empenada ou não "calibrada, caixas de direcção desapertadas (já aconteceram casos em que as esferas da caixa de direcção tinham ficado encavalitadas, quando as montaram na fábrica e por isso a direcção tinha muitas vibrações), etc.

    Aperta com o concessionário, na dúvida vai a outro e que vejam a moto. Como está na garantia não pagas nada!

    ResponderEliminar
  54. ola chamo jrosa Amigo veiga depois de tanto ler o seu blog decidi intrometer me um pouco gostava de ter a sua opiniao ( de mestre )por ter lido aqui nno blog e ser perto de minha casa acabei de comprar 1 gts 125 no jcgmotos agora a questao e eu nao fiz nenhum test-drive sera que fiz mal mas tambem nao tenho nenhuma experiencia seja motos ou scooters por isso gostaria de saber se sera facil a adaptaçao a scooter desde ja peço desculpa pelo tamanho do post mas tenho tantas duvidas que ficava aqui o resto da tarde a escrever obrigado

    ResponderEliminar
  55. Boa noite,adquiri fez ontem uma semana uma sym gts 125,acho a moto muito fixe mas nao tenho tido muita sorte,pois no espaço de uma semana ja é a segunda bateria que descarrega,alguém me sabe dizer se normalmente as sym têm este tipo de problemas???sabem dizer-me o que se poderá estar a passar???obrigado
    carlos sousa

    ResponderEliminar
  56. Decididamente, tem algum problema na parte eléctrica, alternador que não carrega ou algo que está " a comer" a carga da bateria.

    É a primeira vez que ouço falar num problema destes numa GTS.

    Oficina com ela, pois é uma scooter nova em folha e tem garantia.

    Depois diz-nos se o problema já foi resolvido e qual era.



    Abraço

    ResponderEliminar
  57. Boa Noite Sr. Veiga.
    Parabéns pelo Blog, muito elucidativo e bem humorado.
    1º gostaria de saber como faço para inscrever-me no blog.
    Tenho uma Honda Shadow 750 de 2008 (que decididamente não é uma scooter Lol) e também tenho uma Vespa LX 50cc de 2010.

    2º Tenciono comprar a Sym 125 em inicio de 2012, e gostaria de saber se conhece a procedencia da Loja das Motos? Pois costumo levar lá a minha Vespa, o pessoal é muito simpatico e profissional, mas como são marcas diferentes, gostaria de saber se o SR Veiga ou alguem que já lá comprou uma Sym e tem algo a dizer(positivo ou e negativo).

    Grande abraço

    André Oliveira
    andrepmo@gmail.com

    ResponderEliminar
  58. Bem vindo André

    Antes de mais nada, aqui não existem nem senhores, nem doutores e nem engenheiros! Essa é uma das maravilhas deste magnifico mundo das duas rodas, somos e devemos ser todos iguais e por isso mesmo, tu és o André ou o Oliveira, e eu sou o Veiga, simples.


    Pois... a Shadow, é de outra "guerra" e é simplesmente magnífica!

    Quanto à Loja das Motos, sei que é stand com muita experiência e pelo menos eu, não tenho ouvido queixas em relação ao atendimento e serviços prestados. Ainda por cima sendo já cliente da casa e estado satisfeito com os serviços aí prestados, não vejo porque não deves continuar a ser cliente e adquirires aí a tua Sym.

    Caso não fiques depois satisfeito com a forma como tratam da tua Sym, tens bom remédio, muda de oficina.

    Existem outros concessionários Sym, já cm provas dadas na qualidade dos seus serviços.

    Bom Ano, boa Compra (regateia sempre!) e bons quilómetros a bordo da Sym!

    ResponderEliminar
  59. Caro Veiga,
    desde já os meus parabéns pelo blog e pelo novo site. Para principiantes como eu, que só tenho mota desde o passado dia 24 de Dezembro, a leitura tem sido magnifica e tenho aprendido bastante.
    Aproveito para questionar o que é o tubo flexivel que está pendurado junto ao descanso central nas SYM GTS 125i Evo?
    Aquilo cheira-me a gasolina e não sei se devo chatear o stand que me vendeu a mota ou não.

    ResponderEliminar
  60. Boa noite!
    O meu nome é Luis e sou mais um dos anónimos que regularmente segue este blog e muito contribuiu há um ano atrás para a escolha das minhas rodas diárias, mais uma sym GTs 125 evo :-)
    125 não por falta de carta, mas mesmo por uma questão de custo e poupança na utilização casa - trabalho (e que poupança!).
    A scooter tem excedido as expectativas mas, agora com 8000km está a ser gritante a perda de performance que se tem agravado desde os 4000km.
    Com esforço e a ajuda das descidas da A5 o velocimetro lá chega aos 112 (após a rodagem, cortava aprox. aos 118), mas noto esforço e aparenta um ruido de escape mais alto e grave que o normal. Por outro lado em desaceleração o ruído é igualmente estranho mas acompanhado de uma vibração que não era usual.
    Fez a revisão na semana passada, e na oficina não identificaram nenhum problema apesar de terem confirmado a perda de velocidade e verificado o normal desgaste da correia.
    Tenho visto em alguns posts referências a problemas de escape e valvulas, será que me recomendam que volte à oficina com estas 'dicas'?

    Muitos parabens pelo blog, que é sem dúvida uma preciosa fonte de informação e opinião para todos os interessados e entusiastas!

    Obrigado, e um bom 2012 para todos!

    ResponderEliminar
  61. Ora bem... não vejo que seja assim tão "gritante" ter perdido cerca de 6 km/h na velocidade máxima, Gritante, era se ela antes desse 118 e agora só desse 100.

    Podem estar a acontecer várias coisas ao mesmo tempo e por isso o ideal seria verificar os seguintes itens antes de se avançar para algo mais profundo:

    - Como está a pressão dos pneus? Muitos pensam que não, mas umas libras de pressão a menso prejudicam imenso as prestações de uma moto, ainda mais uma 125, além de que estraga pneus, aumenta consumos e pode pôr em causa a nossa segurança.

    - Como está o filtro do ar? Foi mudado aos 6 mil? Tens a certeza que foi mesmo mudado? Não era a primeira vez que uma oficina dizia ao cliente que tinha mudado o filtro de ar e... nada! Uma sopradela e já está como novo. Não estou a dizer que o teu mecânico faça isso, no entanto, nada como ver o estado do filtro.

    - Como está a vela? Não estará muito fechada? Não apresentará muito desgaste?

    - E a correia de transmissão? Qual o seu estado?A olho nu pode estar em bom estado, mas já pode estar muito larga e/ou estreita.

    Sendo uma GTS a carburador, já alguma vez afinaram as válvulas? Existem casos, em que uma simples afinação de válvulas, nas GTS, fazem autênticos milagres, pois pelo que sei muitas, trazem de origem a válvula de escape muito fechada.

    Pode ser de muita coisa... fala como o mecânicoe pede-lhe a opinião.

    No entanto aproveito para dizer, que também devido ao uso intenso e abusivo que reparo diariamente que muitas scooters 125, sofrem, pois andam sempre a fundo, não é de admirar um maior desgaste dos segmentos e claro, devido a isso, as performances ressentem-se e muito.

    ResponderEliminar
  62. Boa noite!

    Obrigado pelas dicas!
    Quanto aos pneus e à vela, está tudo em ordem :)
    A correia também foi verificada na oficina, e de facto já não está como nova, mas estará dentro dos parâmtros para a kilometragem da mota. Creio que as válvulas foram afinadas na revisão dos 4000, no entanto é questão que acabei por não colocar nesta ultima revisão dos 8000.
    Vou no entanto falar na oficina sobre o filtro de ar e na questão da válvula de escape.
    No post anterior de facto dei demasiada atenção à velocidade máxima, mas onde de facto sinto mais diferença é nas subidas. Na prática à hora de ponta pouca diferença faz a velocidade, é sensivel é nas alturas de ultrapassagem :)

    Muito obrigado pela atenção e pelo tempo que dedicou!
    Luis

    ResponderEliminar
  63. Boa noite

    Antes de mais quero dar os meus parabéns ao caro Veiga pelo fantástico blogue que criou. É um belíssimo espaço de partilha e de ajuda!

    Gostaria de partilhar aqui uma questão que me tem vindo a atormentar o espírito! E que é a seguinte, estou interessado em adquirir uma scooter. Inicialmente, tinha pensado em comprar uma Sym Fiddle nova, mas a Sym Gts 125 não me sai da cabeça(ando a namora-la há já algum tempo), mas infelizmente o meu orçamento não vai dar para comprar uma gts nova, só mesmo em 2ª mão...

    Eu herdei uma gilera Typhoon da minha irma, e tive-a durante muitos anos, até literalmente morrer de exaustão. Esta mota me dava para as voltinhas tendo feito milhares de km nela por Cascais, e ainda houve vezes em que me cheguei a aventurar pela marginal até Lisboa! já não tenho mota há uns anos, e estou cheio de saudades, mas agora gostava de comprar uma mota melhor, mais sólida e confortável, que desse para ir para Lisboa regularmente.

    Estou bastante dividido relativamente à minha escolha, por um lado prefiro a gts, porque é exactamente a mota que procuro,e ainda por cima só tenho ouvido falar bem dela, mas tenho algum receio de comprar uma mota em 2ª mão, ainda por cima quando poderia comprar outra nova em folha pelo mesmo preço... tenho algum medo de me "espetar".

    Será que me poderia aconselhar sobre qual seria, na sua opinião, a escolha mais acertada?

    Sym gts usada ou Sym fiddle nova?

    No caso de optar comprar uma Gts usada, a que é que devo estar atento quando for ver uma mota?

    Muito obrigado

    Os melhores cumprimentos

    Manuel Anjos

    ResponderEliminar
  64. Boas Manuel

    Bem, quem me conhece sabe que aconselho a que se compre sempre novo, pois ninguém andou, ninguém estragou, ninguém mexeu e tem 2 anos de garantia.

    E aqui podia dizer-te de caras, para escolheres a Fiddle, pois é nova.

    No entanto diz-me a experiência que rapidamente te vais fartar das performances da Fiddle, pois são limitadas. Já são alguns os companheiros que compraram A Fiddle e modelos similares, e que pouco depois as trocaram por outras 125, mais pujantes, maiores e mais confortáveis.

    Acho a Fiddle uma scooter lindíssima, com as suas linhas retro, mas esta scooter é tipicamente citadina, ou seja, se uso que lhe pretendes dar é apenas dentro da cidade, ela chega e sobra.
    Agora, diz-me também a experiência, que muitos dos que compraram Fiddles e companhia, apenas com o intuito de a usarem dentro da cidade, rapidamente começaram a dar-lhe outro uso, mais passeios, mais voltinhas com companheiros de Clubes de scooters e fórum, muitas vezes com pendura, férias, etc e claro que aí este tipo de scooter é mto limitado.

    e é aí que entra a GTS 125 e similares, mais potentes, melhores performances, maior conforto tanto para condutor como pendura, maior espaço de arrumação e também maior segurança.

    Nesta fase do campeonato estão a aparecer no mercado excelente negócios com 125, nomeadamente as GTS, que eram de pessoas que as compraram e que agora fizeram o upgrade para cilindradas maiores. Na maioria dos casos estas usadas, têm poucos km e estão em muito bom estado.

    Assim como assim se a comprares num stand, tens sempre direito a 1 ano de garantia (embora pela lei devessem ser dois!), o que é bom.

    e o que deves ver numa moto usada? O seu estado, plásticos riscados ou rachados é sinal de despesa, pneus quase carecas, mais despesa.

    As GTS 125 fazem revisões de 6 em 6 mil com mudança de óleo a cada 3 mil. Pela quilometragem que tiver assim ficas a saber se ela já foi à revisão ou está para ir.
    E se estiver perto dos 12 mil km, é sinónimo de mudança da correia de transmissão e mais uma despesa.

    No geral as GTS são extremamente fiáveis.

    Boa escolha

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde a todos
    Estou a pensar comprar uma sym gts em segunda mão (pois o dinheiro é curto) e porque embora já tenha tido 2 motorizadas - uma ainda a tenho. Uma zundapp de três velocidades, fabrido almão com quase 50 anos - não tenho muitos quilometros em cima. No entanto estou a pensar adquirir uma para o dia-a-dia e perguntava-vos quantos quilometros aguenta um motor destes sem problemas.

    Obrigado

    Eduardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro a GTS 125 é uma scooter muito fiável e se a tratares bem, tendo aqueles cuidados que todos devemos ter, tais como aquecer o motor um pouco antes de arrancar (principalmente com este tempo tão frio) evitares andar durante muito tempo em altas rotações, dar especial atenção aos níveis do óleo e líquido de refrigeração e fazendo as revisões a tempo e horas, podes ter a certeza que tens uma scooter para muito tempo.

      Já andam por aí GTS 125 com algumas dezenas de milhares de km em cima e sem terem dado problemas, algumas delas andam todos os dias, sempre com pendura, outras já fizeram grandes viagens, como por exemplo viagens a Madrid e... problemas zero!

      Por isso se tratares bem dela, podes ter a certeza que ela não te vai chatear.

      Eliminar
    2. Ok

      Agradecido pela informação
      Penso que vou arriscar numa menina já com alguns quilometros. Será que me podes dizer se a manutenção é muito cara, esta deve precisar de correias, amortecedores etc

      Eduardo

      Eliminar
    3. Boa tarde, tenho uma scooter de Marca Daelim S1 125cc com 7900 Km ecom pouco mais de 9 meses. Mas, neste momento estou a pensar em trocar por uma SYM 125cc GTS Evo. Pois é mais potente tem mais arrumação e conforto pois com aquele para brisas a gente não sente tanto frio nos dias que correm. A scooter é lindissima, mas estou com um certo receio em perder muito dinheiro com a troca desta pela outra. Contactei a JCGmotos em relação a isso mas, a resposta foi não trabalhamos com essa marca. Então procurei um outro a HM motos e a resposta desse foi, poderemos aceitar a sua moto como retoma. Só tenho que passar por lá para uma avaliação. Acha que deva avançar com a troca e que posso confiar nesse stand?

      Eliminar
    4. Em relação à JCG Motos, parece que sim que deixaram de trabalhar com a Sym, no entanto vou informar-me melhor, para saber o que se passou.

      Em relação à HM Motos, existem companheiros que falam bem e outros que falam mal. Da minha parte, perderam um cliente que já comprou 3 Sym, isto porque das três vezes que fui lá quem lá estava, nem se dignou a levantar o traseiro da cadeira, onde se encontrava sentado atrás do monitor do computador.
      De outra vez que lá fui, fui atendido pelo Sr. Hugo, o dono do stand e o atendimento já foi totalmente diferente e muito positivo.

      Por isso é como vês...


      No entanto aconselho-te a visitares mais que um concessionário e comparares as várias ofertas.

      Entretanto ao saberes quanto te dão pela tua S1, coloca durante uns dias um anúncio, com umas fotos bonitas e um valor ligeiramente mais elevado. Pode ser que tenhas sorte e que a consigas vender rapidamente, pois é muito melhor fazeres o negócio com dinheiro vivo, ou dando uma boa entrada, do que tendo à troca outra moto.

      Eliminar
  66. boas...a minha sym 125 gts tem andado muito pouco, teve 4 meses sem a por a trabalhar mas desliguei a bataria para nao descarregar.um dia destes fui para a ligar e o motor ligava mas ia a baixo.ligava outra vez e ia a baixo..e quando liguei outra vez dei um pouco de gas e o relantim nao se mantia certo.fui dar uma volta e quando parava o motor ia abaixo...isto é normal acontecer nas motas que estão algum tempo paradas..
    um grande abraço.

    Marcio Fernandes

    ResponderEliminar
  67. Boas Marcio

    Pois... isso é estranho.

    Provavelmente o melhor é passar na oficina e relatares isso. Se a tua GTS ainda for a carburador, esses são os sintomas de estar a precisar de uma afinação de válvulas, mas claro que pode ser outra coisa qualquer, até mesmo algum problema no arranque a frio da scooter.

    Depois diz-nos o que era.

    Abraço

    ResponderEliminar
  68. Boas,
    Comprei uma sym gts de 2009 que reparei que o friso com o símbolo da marca a frente do vidro frontal,desencaixa com muita facilidade,falei com alguns companheiros com GTS e disseram-me que esse problema era da peça,que os encaixes como são pequenos saltam sempre do encaixe da carnagem mas que a marca tinha resolvido isso com novas peças.
    Alguem já teve este "problema"?É que se for acho muito estranho a moto ter sido sempre revisionada num concessionário oficial da marca e não terem trocado a peça.
    Cumprimentos
    Mário Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, Mário, bem vindo a este cantinho.

      Em relação à tal peça que falas, mais conhecida como boomerang, é verdade que existem muitas que saltam facilmente, isto porque, ou foram mal montadas logo no ínicio, ou possuem algo encaixe partido ou torto.

      Por acaso na minha GTS, isso nunca aconteceu, nunca se soltou.

      Provavelmente existem várias razões para a peça não ter sido trocada, ou simples negligência do antigo dono, ou, tal como acontece algumas vezes, o concessionário, simplesmente se borrifou para esse problema.

      Agora, das duas uma, ou andas assim, ou compras uma peça nova, ou se tiveres jeito para bricolage, tentas "dar um jeito".

      Eliminar
  69. Boas. Neste sábado que passou fui buscar a minha tão desejada SYM GTS EVOI SE CBS ;) quase que nem dormi na noite anterior!! hehe
    Comprei-a em 2ª mão com o 1º registo feito em Novembro de 2011 e com 930km, por 2800 euros... ahh ainda trazia um cadeado de disco e um variador J. Costa montado (mas trouxe tambem o de origem). Axas que foi um bom negocio?
    Estou super satisfeito com a minha menina em termos de tudo (segurança,comudidade,desempenho,estetica... ect.).
    Ahh,ja agor gostava de saber se é normal o capacete ficar um bocado apertado na mala (tenho que a forçar um bokado para a fechar), o meu capacete é um modelar da agv tmb preto mate.

    obrigado e parabéns pelo blog, pois ajudoume bastante na escolha da minha menina ;)

    Henrique Conceição

    ResponderEliminar
  70. Parabéns Henrique!

    Pois, sei como é... um gajo nem dorme! isso acontece comigo até quando tenho de ir levantar no dia seguinte uma moto para ensaiar. Acordo a meio da noite e, já não consigo adormecer outra vez...

    Em relação ao capacete, pois... enm todos os capacetes lá cabem. Dou-te o meu exemplo: o meu Nau cabe na perfeiao, já o Shark Evoline, não cabe de maneira alguma.

    Se o teu AGV cabe mas fica apertado e sendo modular, experimenta deixá-lo um bocadinho aberto. Tenho quase a certeza que vai fechar melhor e sem esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola boas pessoal, já sou motard a algum tempo mas como todos nós sabemos os tempos não estão fáceis. Ando neste momento em busca de trocar a minha " BURRA" e ando a procura de uma Sym GTS 125 e as coisas estão complicadas. Não gostava muito de entrar com muito dinheiro mas se tiver de ser... Já tenho visto algumas mas o pessoal dos stands querem ganhar o guito todo de uma só vez. Se souberem de alguma coisa que me possam ajudar agradeço. Grande abraço e boas curvas

      Eliminar
    2. Boa noite Veiga
      Sou o Ribeiro e tenho uma sym gts 125i e estou a procura de um farol traseiro para a minha scooter sabe se há da concorrencia é que a de origem custa 185 euros
      obrigado

      Eliminar
    3. Boas Ribeiro, bem vindo.

      Quanto à tua questão, penso que em Portugal não existe material para as Sym, sem ser de fábrica. A não ser que arranjes em 2ª mão.

      No entanto, talvez na net, consigas encontrar, pois existem muitos sites especializados em material para motos e scooters.

      No entanto, se alguém souber que diga.

      Eliminar
    4. Ribeiro

      ok obrigado Veiga

      Eliminar
  71. Boas,

    Tenho uma sym symphony srt de Dezembro, com 1800kms hoje depois de fazer cerca de 10kms o velocímetro e o conta quilómetros deixaram de funcionar.

    Alguma solução?

    Obrigado

    Luís Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís, Bem vindo.

      Em relação ao problema que referes as causas podem ser várias: cabo do conta quilómetros partido, avaria no manómetro, etc.

      Sendo uma moto nova, está na garantia, por isso o melhores é ir à oficina com ela e se for preciso, accionar a garantia.

      Depois conta-nos tudo, o que se passou, qual era a avaria, etc.

      Eliminar
  72. Boas. Ao fim de 20 anos sem por o pé em qualquer duas rodas, acordei nesta linda manhã com a ideia de mudar.
    O consumo do meu Stylo 1,6 é de chorar. 20 anos depois a tecnologia das motos não têm nada a ver, e sem conhecimentos é muito difícil escolher, embora saiba o que quero! Uma scooter.
    Esbarrei na Honda PCX 125, Yamaha X-max 125 e a SYM GTS 125 EVO, faço todos os dias perto de 50 Km, qual escolher? Haverá ainda outras marcas dentro destes preços?
    Veiga, agradecia uma opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem está a falar de scooter diferentes.

      A PCX é uma excelente scooter para quem faz muita cidade. Quando sais da cidade e entras em vias rápidas, AE, ou até mesmo estradas nacionais onde se circule de forma fluída, rapidamente mostra as sua limitações ao nível das performances. É a rainha da economia e extremamente fiável, ou não fosse uma Honda.

      A GTS, quanto a mim é a scooter GT com melhor relação preço/qualidade.
      Tens uma scooter, confortável, tanto para condutor como pendura, bem equipada, bons travões (CBS), económica e tb muito fiável. Existem companheiros que já fizeram viagens e não se queixaram.
      Como contra, alguns acabamentos e a posição dos espelhos, que dificulta um pouco, a visão para trás.


      A X_Max, mais cara, mas tb excelente. Já foi a scooter com melhor velocidade máxima (agora é uma Peugeot) e tb é económica e muito fiável sendo no entanto, menos espaçosa e confortável, quando comparada com a GTS.

      Como contra o preço e também um problema que tem aparecido em algumas e que consiste numa vibração no sistema de transmissão,s entido quando se arranca.


      Aconselho-te tb a veres a Kymco Downtown 125, e tb a TGB X-Motion 125.

      Eliminar
  73. Boa tarde sou o Bruno Ribeiro.
    Sr Veiga tenho uma SYM 125i GTS EVO tem 6 meses e esta com 9500 km mas como sou pesado o desgaste da scooter é grande.
    Quero mudar os roletes mas não sei a referencia nem de quantas gramas são,quero mudar a corria e não sei o tamanho. Pergunto se me pode ajudar porque queria comprar igual as do fabricante mas de melhor qualidade tipo Malossi ou outra marca conhecida.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Bruno,

      antes de mais nada, o Senhor, dizem que está no céu e como eu ainda estou cá por baixo... a malta tratasse por tu, ok?

      Ora bem, vamos por partes:

      Queres mudar já os roletes e a correia pq? Notas alguma coisa na scooter? O quê?

      A marca indica a mudança aos 12 mil km, isto claro levando em conta que a scooter é usada de forma normal. Claro que se andares sempre aos arranques e sempre a fundo, milagres não existem!

      No caso da GTS 125 , aconselho a que mudem sempre aos 12 mil km. Em relação ao roletes, o mecânico que veja se são preciso mudar.

      Na GTS 300 apenas mudei os roletes aso 42 mil e nem estavam assim tão maus, mas lá está tudo depende do tipo de condução que se faça!

      Quanto a coreias de melhor qualidade duvido que encontres, pois as correias que a Sym usa são da marca Bando, marca conhecida e que equipa também as Honda.
      Malossi e companhia, duram menos!

      Neste caso, nada como pôr material de origem.

      Quanto ao teu peso... faz como eu, caga nisso, a minha scooter leva todos os dias com 130 kg e não se chateia!

      Eliminar
  74. Olá eu sou o paulo e pretendo comprar uma scooter SYM GTS 300,o que dizem desta compra, será que é uma boa scooter?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo, bem vindo

      Penso que a minha GTS 300i Evo é a resposta que pretendes.

      Tem 2,5 anos, está a caminho dos 54 mil km, caiu uma vez e nestes km todos, fora as revisões foi isto o que ela precisou:

      - Lâmpada da matricula
      - Borracha do batente do descanso central
      - Sonda Lamda

      Anda todos os dias faça sol ou chuva, eu peso "apenas" 130 kg e muitas vezes anda com pendura, tendo até realizado viagens de quase 1000 km, com pendura.

      Vou para todo o lado com a GTS, faço viagens grandes, de Norte a Sul e até Espanha e até agora... tem sido fantástica.

      Consumos que fiz:

      Mínimo - A rodar à mesma velocidade uma GTS 125, numa viagem a Fátima

      3,03 L

      Máximo - Viagem para Mèrida, comigo (130 kg) mais a minha mulher (65 kg) mais top-case cheia, debaixo do assento cheio e mochila. Sempre a rodar a velocidades entre os 100 e os 130 km/h (ultrapassagens)

      Rodámos sempre debaixo de intenso calor. Quando chegámos a Mérida,eram 14 horas e estavam 39 graus. No regresso, parámos em Badajoz, pelas 18 horas e estavam 36 graus!

      3,8 L


      Consumos no dia a dia : 3,4 L / 3,5 L

      E... sempre a bombar!

      velocidades

      Eliminar
    2. olá veiga sou o Bruno Ribeiro e tenho uma Sym GTS 125 e quero comprar uma top case estou na duvida entre a Givi Blade 47l ou entao na nova Givi V47l.qual a tua opiniao.
      e ao suporte qual deles o melhor o da marca sym ou o da Givi o SR 232.
      obrigado

      Eliminar
  75. Bem vindo Bruno,

    Sendo as duas Givi, são de certeza de óptima qualidade, agora tudo depende do teu gosto pessoal.

    Quanto ao suporte, no teu lugar eu escolheria o da Givi (na altura quando comprei a minha GTS,não havia!), mais discreto e devido à forma como é colocado na GTS, penso que seja mais robusto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Veiga mas gostaria de ter a tua opinião sobre as top case
      Givi Blade ou a nova Givi V47 será que são muito grandes para a GTS

      Eliminar
    2. O que para mim pode ser bonito para ti pode ser feio e vice-versa.

      Tenho a Symply de 42 L e sinceramente penso que maior já não fica ali tão bem.

      No entanto houve pessoas que gostaram de ver a minha GTS com esta Simply e outras que não dizendo que é muito grande.

      No meu caso, como preciso sempre de ter bastante arrumação na scooter, mesmo que ficasse mal, teria de a ter, no entanto olhando para a GTS com ela, penso que é tamanho ideal.

      Mas atenção, que as malas que referiste são ligeiramente diferentes.

      Se morares na zona de Lisboa ou arredores, aconselho-te a que passes na Motoni que fica em Alfragide (vê no site na net) e logo poderás comparar e aconselhares-te como deve ser.

      Eliminar
  76. Boas Veiga. Peço desculpa, por acaso não é veiga da Silva, que trabalhou no BES ?
    O assunto é este; conduzo motos desde os 14 anos "comecei numa AJS 350 do meu padrinho,não tenho carta de moto, e sempre conduzi até há 20 anos atrás tenho 67 de idade, nunca fui apanhado,! (agora não fazia mal, se calhar como o outro já posso tirar, devido ao meu curriculo). Estou a pensar comprar uma SYM 125I GTS. Peso 110kg a minha companheira 85Kg dá para andarmos os 2 ou este constante peso manda-a abaixo devido á baixa cilindrada, como já disse não tenho carta de moto, portanto, como não sou Relvas, tenho de me aguentar.
    Um abraço e muito obrigado
    Vitor Marques.

    ResponderEliminar
  77. Boas, Vitor, bem vindo.

    Não, não sou o Veiga da Silva e infelizmente não trabalho no BES! :)

    Em relação ao vosso peso, só vais notar nas performances, pq de resto a GTS aguenta bem, desde que claro, respeites os seus limites.

    Muitos andam com pendura, nas GTS, tem top-case, carregam-nas de tralha e fazem grandes viagens, sem problemas.

    Claro que se ao lado for uma GTS, com 2 trinca espinhas em cima, essa GTS v ai ser mais rápida que a tua, mas de resto...

    Com a GTS além da sua fiabilidade, podes sempre contar com o excelente conforto, principalmente para o pendura.

    Se não tiveres muita pressa, espera por Setembro que é quando chega a nova GTS, que pelo que se sabe, apesar de ter a mesma potência, o motor foi mexido na parte da cabeça, tendo como resultado, estar ligeiramente mais rápida.

    ResponderEliminar
  78. Boas tardes a todos gostaria que me ajudassem estou muito perto de comprar uma sym 125 o que me dizem em relação a honda pcx?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo que a Sym 125 a se que refere seja a GTS, certo?

      Se for, então é caso para dizer que são duas scooters bastantes diferentes.

      A PCX é a rainha da cidade, pequena e atrevida, fiável e económica.

      No arranque, provavelmente é a scooter 125 mais rápida e também é a mais económica. No entanto tem algumas limitações, tal como espaço para dois, espaço para arrumação, suspensão traseira algo limitada e velocidade de ponta tb limitada.

      Já à GTS muitos dão o apelido de sofá com rodas, por ser muito espaçosa e confortável, possuindo ainda um bom comportamento em estrada é económica e fiável.

      No entanto tb tem alguns defeitos, tal como o mau posicionamento dos espelhos retrovisores e um ruído parasita na zona frontal que ainda n se descobriu de onde vem! Umas fazem outras não, mas são mais as q fazem do que as que não.

      Se a tua carteira te permite comprares a GTS e se pretendes uma scooter confortável e espaçosa, para dares umas voltinhas fora da cidade e com pendura, está é a ideal.

      Se quiseres apenas para dentro da cidade então a escolha é a PCX.

      Eliminar
  79. Muito obrigado pela informação pois tenho de pedir informações a quem esta por dentro do mercado pois já num passado recente fui enganado senão vejamos: Comprei uma jonway em 2ª mão e em 6 meses não há uma unica semana
    que não tenha que desembolsar na oficina é tao má tão má tão má que pior não deve haver.Para cumulo dos cumulos quem a vendeu(STAND MOTO RIO)em cerveira vendia-me uma pcx mas não aceita a retoma por ser tão boa...Havia de haver uma fiscalização a estes senhores pois estão a por em risco a integridade fisica e a vida de muitos nós.....O senhor não concorda?

    ResponderEliminar
  80. Caro António Manuel

    Sobre a Jonway e companhia, já muito aqui escrevi.

    Dê uma volta aqui pelo blogue e encontrará os meus comentários e até um desafio que fiz a uma dessas marcas, à Eu-R.

    Nestes tópicos ficará a saber qual a minha opinião sobre esse tipo de... "coisas" com rodas e tb de muitos, como tu que também as compraram.

    E claro, quando chega a altura de as vender, nenhum stand as quer, pois sabem bem que vão ficar com uma scooter que só lhe vai dar problemas e chatices, pois são obrigados por lei a dar garantia.
    Eu se tivesse um stand faria exactamente o mesmo!


    No caso da PCX é uma excelente scooter, ou não fosse ela, atualmente a scooter mais vendida da europa.

    ResponderEliminar
  81. Sr.Veiga após ler o que o sr escreve sobre a sym vou mesmo optar pela mesma pois efectuo cerca de 50 kms dia em que 90% é na A3 e mesmo quanto a estetica e apresentação da mesma é mto mais bonita que a pcx e nada ficará atraz.Desde já o meu mto obrigado oportunamente dar-lhe-ei noticias e teria mto gosto no futuro participar numa das vossas concentrações e falar com o amigo pessoalmente...Até lá mta saude e o meu mto obrigado.

    ResponderEliminar
  82. Com essa do sr. é que vocês me lixam!

    Segundo dizem o Senhor está no Céu.

    Se não tiveres muita pressa, espera até Setembro, que é quando está prevista a chegada da nova GTS.

    seja a atual ou a que está a chegar, ficas com uma ótima scooter.

    ResponderEliminar
  83. Boa tarde, que me podem dizer sobre o comportamento dessa scooter em estradas de paralelo?

    obrigado.

    ResponderEliminar
  84. As GTS, assim como todas as scooters de menores dimensões "sofrem" um bocado quando circulam em empedrado, principalmente aquele em mau estado. Com rodas pequenas, seja de que marca for a scooter, não existem milagres e é por isso que cada vez mais, os novos modelos que vão sendo lançados trazem rodas maiores. Dou o exemplo da GTS:

    A GTS atual, atrás tem jante 12 e à frente 13. Já a GTS 300 atual, tem 13/13.

    Na nova GTS, que vai ser lançada em Setembro, a roda da frente já é 14 e a traseira é 13, tanto para a 125 como para a 300.

    Se vais fazer mtos kms em empedrado aconselho-te a escolheres uma scooter com rodas de maiores dimensões. Por exemplo a Sym, nas 125 tem a HD2 que é uma excelente scooter. Já nas 300, existe a Citycom.

    Tens tb outros modelos, tais como a magnifica Yamaha X-Max 125, a Aprilia Scarabeo 125 /300, etc, etc.

    ResponderEliminar
  85. Acabei por comprar a GTS 125, pois só irei andar uns 5 km no máximo em paralelo num percurso diário de 40 km, para já estou a adorar, irei dando noticias aqui ;)

    ResponderEliminar
  86. Parabéns pela compra!

    Vai mantendo-nos informados sobre as tuas aventuras com a GTS.

    Abraço

    ResponderEliminar
  87. Caro Veiga, quero comprar uma GTS 125i evo, inclusive já estive num stand representante da marca, mas agora que falou da nova versão para setembro, não será melhor esperar e se me pudesse ajudar quais são as grandes diferenças em relação ao modelo actual e o que me aconselha.
    Desde já obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  88. boa tarde sou o André e gostava de perguntar ao Veiga se sabe se há no mercaso correias do Variador para a sym gts sem ser de origem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo André.

      Por acaso é algo que ando a pesquisar e saberei dentro de dias.

      No entanto, não aconselho que coloquem correias que não sejam as de origem (Sym) então as scooters estiverem na garantia.

      Depois se algo correr mal...

      Eliminar
  89. oi pessoal gosto de ler as vossas questoes e os conselhos do veiga sou novo nestas paragens embora a ja algum tempo venha a acompanhar o blog tenho uma sym gts 125 evo a um mes [nova] tem agora 400km e e um mimo a conduçao,suave,agradavel,linda,economica,confortavel e anti-crise pois se com carro tens longa filas,perdas tempo,elevados consumos,desgastes anormais,muitos nervos,muito stress,chegadas tarde aos destinos com a sym ate da gosto obrigado pessoal.

    ResponderEliminar
  90. Olá a todos, faz 3 meses que comprei uma GTS 125 evo e confesso que fiquei encantado com a moto, neste momento ja estou com 3000km e ontem apanhei um susto enorme porque acendeu me a luz do oleo, mas li no manual que é apenas para avisar da revisão :)
    Em primeiro lugar o stand onde a comprei eles disseram me que depois da revisão dos 1000km teria de voltar ao 4000km e depois as revisões seriam feitas de 4000km em 4000km porque senão perco a garantia.
    Gostaria de saber se é mesmo verdade?
    E em segundo para terminar, qual é a melhor gasolina para colocar na GTS 125 evo?

    Obrigado
    Victor G.

    ResponderEliminar
  91. Boas Carlos, bem vindo ao Gosto de Scooters e claro, parabéns pela máquina.

    ResponderEliminar
  92. Bem vindo Vitor.


    Para começar informo que segundo o plano de revisões da Sym as revisões da GTS 125 Evo e de todas as 125 desta marca, são para serem feitas da seguinte forma:

    1000 km - 1ª revisão

    6000 km - 2ª revisão

    12 mil km - 3ºrevisão

    E assim por diante...

    No entanto, a cada 3 mil km, deverá ser feita, obrigatoriamente, a troca do óleo do motor.

    No teu caso, terás de voltar à oficina aos 4000 mil, apenas para trocar de óleo, aos 6000 km, para a 2ª revisão, aos 9000 km para trocar o óleo, aos 12 mil km para revisão e assim sucessivamente.

    Se o mecânico te disser que não é assim, só terás de ligar para a Sym perguntares como é e se não for como ele diz, deves reportar isso à marca.

    ResponderEliminar
  93. Boas, sou o José e estou a procurar uma 125cc para substituir o carro do caminho casa-trabalho e trabalho-casa, mas ao mesmo tempo uma moto que possa usufruir aos fds com a minha mulher ou mesmo com um dos filhos. Tenho 43 anos sem experiência de motos, apenas umas voltinhas numa 50 dT LC de um amigo quando tinha 18 anos, e nada mais.
    Encontrei este site nas minhas pesquisas na Internet e tenho-o achado super interessante para alguém como eu a iniciar-se neste mundo das duas rodas. Estou bastante inclinado por uma Sym GTS 125 e encontrei uma Evo 125i GTS muito bem tratada e cheia de bom aspecto com um preço muito apelativo, é de meados de 2011 (ainda na garantia com todas revisões feitas num representante SYM), mas tem já 20.000Km. A minha questão prende-se realmente com os Km e se será algo a ter muito em conta para uma mota desta gama (125cc)
    Obrigado desde já e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  94. Caro José bem vindo a este cantinho.

    Se a scooter está bem estimada, com revisões em dia, não há que temer. As GTS são extremamente robustas.

    Se for de stand, pede garantia por escrito.

    Tendo ela 20 mil km, isso quer dizer que aso 24 mil km, terá de ser trocada a correia de transmissão e provavelmente afinar válvula,s trocar vela, etc, etc.

    Se puderes leva alguém contigo que tenha alguma experiência em motos, para que ele a possa experimentar e ver se está tudo normal com a scooter.

    ResponderEliminar
  95. Olá a todos!Amigo Veiga faço diariamente 100Km casa trabalho trabalho casa(grande parte em scut) e estou seriamente a pensar em encostar o meu citroen e adquirir a Gts 125 ou a Pcx.A minha questao é a seguinte:apesar de saber que a Gts sera eventualmente a moto com melhor perfil para o meu contexto e a mais bonita mas tambem a mais cara, de manutençao superior e de consumos mais elevados, nao sera a Pcx a melhor aposta num contexto de conduçao soft 80-90? Queria uma moto para durar alguns anos mas tenho algumas duvidas quanto a Pcx devido aos cerca de 20.000 Kms anuais.Nao sei se esta questao podera ser colocada nestes termos contudo agradeço desde ja a atençao e o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  96. Boas Ramos, bem vindo.

    Ora bem, claro que a PCX dá para o que pretendes, só que existe o fator humano, tu!

    Ou seja, com a PCX rapidamente te vais fartar, pois não foi para percorrer scuts que ela foi feita!

    Na GTS, vais muito mais confortável, tanto ao nível de espaço, como de proteção contra vento, frio e chuva e de suspensões, precisamente pq um dos aspetos negativos da PCX é o comportamento da suspensão traseira.

    Sim, na PCX gasta menos mas será que no fim não vais acabar por gastares mais, pois rapidamente te vais fartar das suas limitações, vais querer trocá-la e aí sim perdes uma pipa de massa.

    Qualquer uma delas é fiável o suficiente para fazer o que pretendes, desde que claro, não abuses do andamento, cumpras o plano de revisões de cada uma delas e tenhas alguns cuidados que são essenciais, tais como por exemplo, aqueceres um pouco o motor antes de arrancares, não andares de punho a fundo, verificar de vez em quando os níveis dos líquidos, etc, etc.

    Já agora, aconselho-te a estares atento pois muito em breve irei publicar no site (www.gostodescooters.com) um ensaio que realizei na semana passada à nova Honda SH 125 ABS, que tem o mesmo motor da PCX; apesar de "afinado" de forma diferente.

    Pode ser o que procuras.

    ResponderEliminar
  97. Boas. Primeiro, excelente blog! Parabéns.

    Adquiri uma Sym GTS 125 EVO em 2ª mão num stand, com 28.000km e estou bastante contente com a mudança (de carro) para uma maxi-scooter. Económica, rápida (q.b.) e filas, nem vê-las. Como só tinha andado de scooter (Yamaha SuperSport 50cc - uma "máquina"!!!) em adolescente, foi um redescobrir das vantagens da "mota".

    Enfim, adiante. Noto algum vibrar/chocalhar de alguns componentes, mas ainda não tive tempo para andar a verificar tudo e dar uma "apertadela" onde fosse preciso, mas pronto, nada de preocupante, até agora.

    Em termos de consumos, não me posso queixar, uns 3l/100km e quase sempre "a fundo" e já com alguns "passeios a dois" a somar à conta. Nada mau.

    O desempenho em subida é que é decepcionante... nas subidas da A5 chega a ir a 60-70km/h, com algum vento a "desajudar", é certo!

    Como ainda tenho "garantia" de 1 ano do stand, ainda dou lá um salto para me "queixar" das vibrações, se não as conseguir eliminar sozinho.

    Bem haja e tudo de bom para todos os "colegas" de duas rodas. 8)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já encontrei dois pontos de origem de vibrações... faltava um aperto da protecção da roda traseira e um dos apertos da protecção do escape também precisou de um "toque".

      Ainda não andei (com este tempo!!!) mas certamente vai reduzir os "chocalhos" da minha "Juca" (em honra da minha mãe "Ju-lieta" e da minha esposa "Ca-rla").

      Eliminar
  98. Bem vindo a este cantinho.

    Sim as 125, são lentas a subir, é um facto.

    No entanto, tendo a tua já 28 mil km, quando foi feita a última revisão?

    Quando foi feita a última afinação das válvulas, visto que estes motores são muito sensíveis, neste capitulo?

    Quando foi mudada a correia de transmissão e respetivos roletes?

    ResponderEliminar
  99. Boas.

    Quando a comprei, o vendedor do stand disse-me que tinha a revisão feita.

    Acredito que nem a correia, nem os roletes tenham sido mudados ainda, se bem que me parece que esta tenha um variador "alterado", já que noto num "zumbir" quando desacelero (som que me lembra o da minha scooter 50cc que tinha enquanto adolescente e estava toda "mexida"...).

    O estado da correia e dos roletes, só mesmo abrindo e vendo, não é? Mas ainda dou lá um salto ao stand e pergunto directamente para perceber o que eles dizem... e se podem ver o que se passa...

    Obrigado.
    Pedro H.

    ResponderEliminar
  100. boas, kero dar-vos os parabens por estes blog!

    Sou da Ilha da Madeira, e estou a pensar Adquirir a Sym GTS 125i, num representante da marca Sym. Ja a vi no stand, é linda e apaixonei-me pela scotter. Acompanho as opinioes do pessoal aki, e do Veiga, e vou seguir as tuas recomendaçoes, visto k irei fazer longas distâncias e de conforto. Sera mais economica,que o meu carro a gasoleo, portanto, nao vejo a hora de ter a moto. Assim que a tiver, participarei neste forum, convosco e contigo Veiga. Abraço. Horacio A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo Horácio.

      Cá ficamos à espera dos teus relatos sobre a tua nova scooter.

      Abraço

      Eliminar
  101. Boas,
    Tenho uma Sym Fiddle 125. Há dias perdi o descanso central em andamento. Isto já aconteceu a alguém?
    cumprimentos,
    Daniel.

    ResponderEliminar
  102. Boa tarde

    por favor ajudem-me. Adoro a Sym, já tive um inclusive (euro jet 50); Porém, verifiquei que a SYM é chinesa. Não ha duvida sobre a qualidade das mesmas, mas há fama sobre as motas chinesas.

    Aproveito para colocar aqui outra questão. Que me podem dizer da Znen Luxury? estou a ponderar comprar uma.


    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, existe uma grande diferença entre uma moto made in Taiwan, como por exemplo as Sym Kymco e TGB e as motos que realmente são made in China.

      Agora não percebi... pões em causa a qualidade da Sym, pq supostamente é "chinesa" e depois dizes que estás interessado numa Znen?

      Não existe comparação possível entre uma Sym e uma Znen sejam elas fabricadas na China ou no Casaquistão!

      Eliminar
  103. Boas, adquiri uma scooter SYM GTS EVO 125 branquinha a cerca de um ano, nos primeiros 2 meses tive logo um problema grave, a mota engasgava-se toda e não andava, perdia literalmente a potencia em andamento até chegar ao ponto de ter ficado apeado nas portagens da A16...na oficina disseram-me que era a ligação aos bornes de bateria mal apertados e perdia contacto...achei estranho mas como era nova...o certo é que não voltou a acontecer. Entretanto agora deparo-me com outro problema, seja a frio ou quente sempre que desacelero a mota quase vai abaixo e o motor faz um barulho tipo estalido e depois recupera rotação, será afinação de válvulas ou poderá ser relantim? O escape também já me deu problemas e ultimamente faz um barulho novo, tipo chocalhar...será que tenho azar? pois tenho vários amigos com scooters iguais e dizem que é só andar...

    Obrigado. Mauro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Mauro.

      Se o escape chocalha, garantia com ele, pois o mais certo é ter o miolo certo. Acontecem em muitos escapes sejam de que motos forem...

      Quanto ao resto... oficina com ela. O mais certo é ser desafinação de válvulas, mas tb pode ser outra coisa qualquer. Como está na garantia... nem olhes para trás.

      A garantia existe é para ser usada.

      Eliminar
  104. Boa tarde Srº Veiga,tive conhecimento do seu site/blog á pouco tempo porque tambem sou novato nestas andanças,no entanto depois de muito ler surgio este negocio e gostaria de ter a sua opinião visto que é uma pessoa com alguma experiência nesta área,é uma sym gts evo de 2010 com 14.000 com garantia de 1 ano ou 10000km por 2.300€ vendida por um stand que tambem é representante da marca,o que o Veiga acha?
    Obrigado e continue assim...

    ResponderEliminar
  105. Sendo vendida num concessionário da marca, logo isso trás vantagens, pois por certo terão realizado uma revisão antes de a colocarem à venda.

    Sendo usada de "stand", como é óbvio, tem garantia de pelo menos um ano, garantia essa que deve estar escrita e não apenas de "boca", pois acontecendo algo de grave, sendo apenas de "boca", o cliente, na maioria das vezes está tramado.

    Tendo a scooter 14 mil km, convém saber se a correia de transmissão já foi trocada, o que devia ter acontecido na revisão dos 12 mil km. Já agora convém ter a certeza se realmente a revisão dos 12 mil foi feita e/ou se agora o concessionário fez essa revisão.

    O mais certo é dizerem que a scooter tem a correia nova mesmo que tal seja mentira, como já aconteceu por diversas vezes e o cliente só fica a saber o verdadeiro estado da correia quando ela se parte.

    Em caso de dúvida peça para que abram a "caixa" onde se situa a correia e verifique se tem aspeto de nova. Verifique se as letras que estão impressas na correia tem aspeto de novo e estão perfeitamente legíveis. Numa correia com bastante uso normalmente estas letras têm tendência a desaparecerem. Verifique também se o local onde está a correia está limpo, ou se pelo menos não está mto sujo.

    Se estiver... é sinal que não é mexido à muito tempo, sinónimo de correia velha e fora do prazo!

    Se a revisão dos 12 mil km n foi feita, isso quer dizer que também o filtro de ar de encontra impróprio para consumo, assim como a vela. também as válvulas são afinadas na revisão dos 12 mil.

    Verificar estado dos pneus, se todos os interruptores funcionam bem, etc.

    Se tudo isto estiver como deve ser, então é uma boa compra.

    No entanto e tal como sempre acontece, regatei-a, pois desde o baixar uns euros, até negociar a oferta de algum equipamento, capacete, top-case luvas, cadeado etc, são sempre possíveis de serem negociados.

    Bom negócio

    ResponderEliminar
  106. Muito mas muito obrigado,bem melhor do que ir ás escuras.
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
  107. Boas sou Lucas.
    Tenho moa sym 125gts de 2009 tem 7200km só da 100km a hura e a subir baixa muito Algem pode me ajudar já modem o óleo 1500km a 1500km ela vai me abaixo muitas vezes quando tenho que modra a correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provalmente além da mudança de óleo a tua scooter, precisa de levar um filtro de ar novo, vela nova e uma afinação de válvulas visto que este motor é muito sensível à afinação destas. Convém ver tb o estado da correia e dos roletos.

      Uma revisão como deve ser e vais ver que a máquina fica com outro andamento!

      Eliminar
  108. Boa tarde.Tenho uma duvida em relação a referencia exacta da vela da minha mota,é uma symphony-S 125CC
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Leonel, bem-vindo.

      Em relação à tua questão, lamento mas n sei informar-te. O melhor é dirigires-te a um concessionário da marca ou então tentares pesquisar na internet.

      Eliminar
  109. Caro Veiga,

    Vou buscar uma 125 GTS Evo SE na próxima 6ª feira, na MigTec. Graças ao teu blog tenho a certeza que estou a fazer uma boa compra - vindo de alguém q andou com uma chinesa da EU-R durante 1 ano (o que eu não dava para voltar atrás no tempo) - não quer dizer pouco. Obrigado por este blog e pela dedicação que aqui colocas. Fiz um bom negócio, acho eu. Por 3150€ consegui moto, documentação, capacete Nau n70 Dual spirit, saia de chuva, luvas, alarme Spy 5000 e cadeado de disco, e acima de tudo, pelo que tu dizes e outros relatos pela net, um serviço privilegiado de oficina na zona da Grande Lisboa, não dos mais baratos mas dos mais eficientes. certo? :)

    Grande abraço, depois dou conta do comportamento da menina.


    Quanto á Eu-r e ás motos chinesas....amigos, fujam a 7 pés!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André, não tenhas dúvidas! A Sym GTS está a anos-luz da Eu-r, no que diz respeito a... tudo!

      E sim, penso que fizeste um excelente negócio e serás de certeza bem atendido na Migtec, pelo menos até agora eu não tenho razões de queixa.

      Abraço e, diverte-te com a tua nova "menina" e curte a diferença!

      Eliminar
  110. Boa tarde Srº Veiga,tive conhecimento do seu site/blog á pouco tempo e estou interessado em ouvir e partilhar das vossas opiniões.
    Tenho um sym 125(comprada em 10/2009) e gostaria de fazer duas perguntas a qual agradeço desde já o tempo dispensado.
    Tenho um problema na válvula eléctrica do carburador,onde posso compra-la?sou de Setúbal e não queria ir a loja onde comprei a moto porque não tenho sido muito bem atendido.O outro problema que a mota esta a começar a ter é parar quando estou num semáforo.Sera que isso se deve a válvula?ou sera outro problema?sempre me queixei(ainda com a mota na garantia) que a mota bebia muito,sempre me disseram que é normal,tenho colegas que dizem precisamente o contrario.Com o deposito cheio(4,8L) faz-me a volta dos 76 quilómetros,na sua opinião acha normal esse consumo?
    Não faço muito cidade,passo por ela...

    Grato pela sua resposta
    Cumprimentos
    Leonel cordeiro
    Setubal

    ResponderEliminar
  111. Boas leonel.

    Caro Leonel, se essa válvula está avariada, então tem de ser trocada, pois pode estar a prejudicar o funcionamento normal do motor, incluindo o consumo em excesso. Também aconselho a fazer uma revisão, mudando óleo do motor e transmissão, filtro de ar, vela e afinar válvulas, assim como ver o estado da correia e roletes.

    E não, esse consumo não é nada normal, antes pelo contrário. Algo de errado se passa.


    nada como colocar a scooter nas mãos de quem percebe do assunto, ou um mecânico de confiança (visto que a moto já n deve ter garantia) ou então ainda melhor, num concessionário da marca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde sr. veiga e obrigado pela atenção que me dispensou.
      Por falar em válvulas,é mesmo necessário afina-las aos quantos quilómetros?

      Com respeito a revisão tenho ela em dia,esta tudo controlado,não sou pessoa de deixar andar.

      Com respeito a válvula levei-a a um outro concessionário(Sesimbra)a qual teve a gentileza de verificar se estava boa ou avariada,por acaso o sr. até foi serio e disse que a válvula estava boa e ate me aumentou a densidade dela,de 6 para 10.Pelo que me disse a válvula vende-se juntamente com o carburador o que encarece muito o arranjo.

      Arranjar alguém que entenda mesmo do assunto é um bocado difícil de encontrar, a não ser por intermédio de alguém.Hoje em dia as pessoas só se interessam pelo dinheiro mais nada,o brio profissional que antigamente havia já não existe.

      Cumprimentos

      Eliminar
  112. Boas, eu tenho uma sym jet sport x sr com problemas no arranque, o que sera ?

    ResponderEliminar
  113. Boa noite é a primeira vez que faço um comentario apesar de ler aqui varias vezes os comentários hoje comprei uma Sym GTS 125 novo modelo de injecção veio de carro entregue pelo Stand em minha casa e tem apenas marcados 100 metros rodados claro vinha sem gasolina so amanha irei fazer o seguro para começar a andar no fim de semana mas......depois do funcionário do concessionario ter ido embora fui ver a mota toda ao pormenor e liguei a ignição ja tinha estado a trabalhar quando ele a descarregou mas quando desliguei a chave de ignição começou a sair fumo da zona dos fusiveis e os 4 piscas deixaram de funcionar assim como o pisca da esquerda ouve-se o relé a trabalhar mas os leds não acendem só mesmo o pisca da direita gostava de saber se ja aconteceu a alguem pois ainda nem sequer andou, irei claro amanha de manha telefonar ao concessionario para ver o que me diz e se vem de novo buscar a mota pois não está em condições. agradecia o vosso comentário Obrigado

    Carlos Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mexas em nada e nem ligues sequer a chave. O mais certo é teres aí um problema elétrico algum curto circuito e que já deve ter feito bastantes estragos.

      Oficina com ela e reclama junto da marca, visto que nem chegaste a andar na moto!.

      Eliminar
  114. Caro Veiga
    Parabéns pelo Blog, é a primeira vez que estou a escrever aqui, vivo perto de VRSA, no Algarve
    Estou a pensar comprar uma SYM GTS 125 de 2005, apenas para algumas voltas na zona.
    Li entretanto algumas coisas neste blogue, que foram muito uteis para conhecer melhor a moto em questão, nomeadamente a necessidade de afinações das válvulas e o desgaste da correia
    A moto tem 15.000kms e aparenta estar em muito bom estado pelas fotos enviadas
    Vou experimenta-la brevemente e gostaria que me indicasse alguns pontos que deva verificar quando a testar.
    Já agora conhece quem faz a assistência nesta zona do Algarve VRSA, Tavira, Faro?
    Um abraço e obrigado
    Mário Momteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Mário,

      Em relação a essa GTS, confirma se a revisão dos 12 mil km que é quando se troca a correia de transmissão e tb se afina as vávulas, De resto está atento a vibrações estranhas, ralenti irregular e ferrugens. Em andamento o motor deve ter um comportamento sempre progressivo e suave.

      Olha para o tubo de escape, tem de estar seco. Se estiver húmido... pode ser sinal de algo errado no motor.

      Tem atenção a possíveis marcas de quedas e toques nas jantes.

      Coloca a scooter no descanso central, coloca o motor a trabalhar e acelera ligeiramente para veres a roda traseira a rodar e ver se está empenada ou se tem folga. Atenção que rodando a roda para a frente e para trás, tem sempre uma ligeira folga, por isso não fiques assustado com isso. O que não deve existir é folga lateral.

      Aproveitando também o teres a scooter no descanso central, aproveita para veres a folga na direção. Tenta abanar o guiador para a frente e para trás. Não deves sentir qualquer folga. Depois roda o guiador para um lado e para o outro. Quando rodares, n deves sentir a direção a prender, O volante deve rodar livre de um lado para o outro. Se sentires alguma prisão, é a caixa de direção que está nas "couves".

      Aproveita e tenta ver o desgaste das pastilhas de travão, (difícil de ver).

      Se estiver tudo ok... fazes um bom negócio!

      Eliminar
  115. Olá, sou novo nestas andanças e por isso começo por apresentar-me.
    Chamo-me João Paulo Marques e partilho convosco o gosto pelas scooters.
    Por razões profissionais e apesar de ter carta de moto há 20 anos, este ano comecei a ponderar adquirir uma.
    Tenho estado a namorar a Honda PCX 125 de que tanto falam e a Sym Gts 125, esta ultima agrada-me mais esteticamente.
    Queria adquirir uma em 2ª mão com 1 ou 2 anos no máximo.
    Como não percebo nada comecei a ler os vosso blogs e já deu para saber algumas coisas.
    Deixo a 1ª questão:
    em que ano saíram as primeiras GTS a injeção?
    Como distinguir uma da outra?
    125i é a injeção e por isso a mais recente?
    125 é o modelo anterior e a carburador?
    Qual o consumo da GTS e velocidade máxima?
    Também vi uma à venda cujo modelo é GTS SE. Que modelo é este?
    Por ultimo qual o intervalo entre revisões?
    Obrigado desde já pela paciencia
    JP

    ResponderEliminar
  116. Boa noite, Veiga, gostaria que me desse a sua opinião relativamente a estas duas motas:
    Sym GTS EVO 125 SE, 2500km, 2013, carburador, 2300€ ou Sym GTS EVO 125i, 10.500km, 2012, Topcase. Preto mate Sistema de travagem combinada Equipada com kit de potência Sym Garantia de fábrica até Abril 2014 Oferta de mala para 2 capacetes integrais - 2500€
    Obg

    João Paulo Marques
    Capa de pernas Tucano Urbano

    ResponderEliminar
  117. Apenas por um "pequeno" pormenor, a minha escolha seria a GTS carburada!

    Sabes qual é o "pequeno" pormenor?

    Apenas porque te estão a impingir algo que não existe: kit de potência Sym!!!!!

    O que te estão a vender é uma scooter GTS à qual fizeram alterações, provavelmente ao nível da transmissão nomeadamente colocando outro variador ou coisa parecida!

    A Sym não vende kits de potência! Se tiveres algum problema no motor desta moto, seja ele qual for, a garantia não cobre, simplesmente porque foi alterado! Basta ler o manual de instruções que acompanha a moto, para ficarmos a saber que é assim.

    O que se passa é que alguns stands, na ânsia de fazerem mais alguns trocos, vêm com essa converseta do kit de potência Sym, colocando variadores J. Costa e de outras marcas e dizendo a quem compra que a Sym Dá garantia, ou que até mesmo eles assumem a garantia se algo de errado acontecer. O pior é quando acontece algo de grave e depois é vê-los com mil desculpas e a saltarem fora!

    Além disto que escrevi atrás, se o dono dessa scooter quis um "kit de potência Sym" para mim é alguém "rotativo" o que provavelmente pode querer dizer que essa scooter já levou umas valentes sovas.

    Assim sendo a minha escolha seria, sem dúvida alguma a scooter original, que além de ser mais nova, sinónimo de mais tempo de garantia e menos km: a GTS a carburador

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  118. Bom dia,

    Alguém me sabe dizer se é normal, que em 10 klms, os faróis da Sym 125 GTS Evo, fiquem totalmente embaciados.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  119. 10 km? Mesmo sendo dez mil km, claro que não é normal. A minha GTS tem quase 74 mil km e não tem problema nenhuma nas óticas.

    Se estiver na garantia, oficina com ela!

    ResponderEliminar
  120. Boas
    Agora que faço 50km por dia, estou a ponderar comprar uma sym gts 125i em 2º mão ou a gts de carburador 0km, gostava de saber qual me aconselhavam e tb gostava de saber os valores das várias revisões, uma vez que já vi uma fatura de mais de 500 € da revisão dos 12 ou 15mil km em que trocaram a correia etc... (paguei menos pela revisão do carro em que tb trocou kit distribuição...)
    Abraços e parabéns por este cantinho, que tanto me tem ajudado a responder a algumas questões.

    ResponderEliminar
  121. Boas
    Agora que faço 50 km por dia em EN, com pouco trânsito, estou a pensar adquirir uma Sym GTS 125i em 2ª mão com poucos km por cerca de 2500 € ou uma GTS 125 de carburador nova (2800€), gostaria de saber qual dos dois modelos me aconselham, e gostaria tb de saber os valores das várias revisões (de 3000 em 3000km certo?), é qu já vi uma fatura de mais de 500 € da revisão em que teve de trocar a correia e levou tb etc....
    Parabens por este cantinho e obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo Rui,

      Antes de mais nada, novo é novo! Além de estares a comprar algo em que ninguém mexeu, estragou, inventou, estás a comprar logo à partida um produto que tem dois anos de garantia, o que é de maior valor se realmene fores fazer muitos km com a scooter. Assim sendo e apesar de, como é óbvio o modelo novo poder ser mais atraente e ter uma ciclística melhor ao nível dos restantes paramêtros a Evo não fica nada atrás e isto incluí a mecânica que é absolutamente igual mudando apenas o sistema de alimentação, sendo numa a injeção e noutra a carburador.

      Quanto à estética, mto sicneramente gosto de ambas, mas continuo a dizer que - e é apenas e só a minha opinião - a Sym foi muito feliz com a GTS Evo e falando apenas de mim, 4 anos depois continuo a achar que a minha scooter é das mais bonitas do mercado mesmo de modelos mais recentes. Mas lá está gostos são gostos e não se discutem.

      Em relação ás revisões e no caso das 125 da Sym as revisões são feitas de 6 em 6 mil km, com aobrigatoriedade de aos 3 mil trocarem de óleo. Claro que temos tido conhecimentos de alguns stands que se aproveitam e dizem que as 125 fazem "revisões" de 3 em 3 mil km e isso é absolutamente mentira, pois assim alguns aproveitam-se e lá debitam mais umas horistas de trabalho e provavelmente peçam que nem chegam sequer a trocar!

      No entanto, sei de concessionários "sérios" que quando efetuam a "revisão" dos 3 mil e constatam por exemplo que a scooter de um filtro de ar, por o que lá está já se encontrar muito sujo, contactam com o cliente e informam sobre o problema e somente se o cliente der autorização é que esse componente (ou outro qualquer!) é trocado, entregando depois o usado ao cliente.

      É assim que qualquer concessionário deve proceder e o certo é que a maioria é assim que faz, mas como em tudo, existem sempre os espertos que tentam ganhar o dinheiro todo de uma vez!

      Quanto a revisões de 500 euros nas 125, sinceramente nunca ouvi falar em tal. O que pode ter acontecido é que nessa revisão foram efetuadas outras operações a pedido e que fizeram aumentar substancialmente o valor a pagar.

      Por vezes, existem alguns "entendidos" que tb atiram para o ar certas tretas como sendo verdadeiras e por vezes é assim que se criam os chamados mitos urbanos.
      Sinceramente nunca ouvi falar que uma revisão normal, mesmo aquelas que incluem a troca da correia, atingirem esses valores.

      Ao certo não te sei dar valores, isto pq tenho uma 300 e não uma 125 e claro tudo depende de stand para stand. No entanto, antes de fazeres as revisões podes sempre pedir um orçamento provisório levando em conta o que eles tem de fazer e isso qualquer stand credível dá..

      E é como sempre digo: ninguém é obrigado aq comer no mesmo restaurante se não gostar da comida ou do serviço. O mesmo se passa com as motos no geral. Vais a uma oficina és bem atendido, a moto vem impecável e o que pagas até achas que está justo, voltas. Se achares que não foste bem servido ou que pagaste demais... o que não faltam aí são concessionários da Sym.

      Pessoalmente e daqueles que conheço e se fores de Lisboa, posso aconselhar-te pelo menos dois, que sei onde será bem atendido: Migtec no Cacém e Lombas & Curvas, em Lisboa. E até podes dizer que vais da parte do Veiga do Gosto de Scooters, sem problema nenhum.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Caro Veiga
      Obrigado pela atenção dispensada, já deu para esclarecer mais umas questões, um destes fins de semana tenho de passar pelo stand para dar uma vista de olhos e ver o que dizem sobretudo das revisões. A fatura dos 500 € vi a foto num anuncio de venda de uma 125i, daí a minha preocupação. Aqui na zona (alentejo....) não há muitos stands Sym, mas uma revisão num stand da capital seria sempre um motivo para um passeio, se bem que pontualmente e não a cada revisão.
      Mais uma vez parabéns pelo blog

      Eliminar
    3. Bom dia caro Veiga
      Obrigado pelos esclarecimentos. Sim realmente também prefiro novo, a questão seria mesmo o sistema de alimentação, se haveria diferenças consideráveis de consumo e manutenção, mas pelo que tenho lido acho que não, a fatura dos 500 euros vi a foto num anúncio de venda de uma GTS 125i, e daí o ter vindo "chatear" a saber a sua opinião. Um destes dias tenho de passar pelo Stand a dar uma vista de olhos e a ver o que me dizem, sobretudo a versão deles das revisões.
      Mais uma vez obrigado

      Eliminar
  122. Boas, chamo-me Bruno, alguem me sabe dizer como posso trocar o médio da minha SYM GTS 125 ( não evo) ?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a minha scooter nunca fundiu uma lâmpada, sinceramente não sei. Em todo o caso, quando não se fazer, seja o que for na scooter, deixo isso para quem sabe, ou seja, para um mecânico. Além de não arriscar a fazer alguma coisa errada, se acontecer alguma avaria, mesmo que seja numa simples mudança de lâmpada, a responsabilidade é sempre da oficina.

      Eliminar
  123. Boas tardes meus caros,
    O meu nome é Paulo Sousa, sou do Porto e há muitos anos que deixei de andar de mota, mas como se costuma dizer, o bichinho fica sempre.
    Vai já de há uns meses que tenho vindo a ler este blogue e muitas duvidas me foram simplesmente esclarecidas.
    Estou ainda na fase de compra de maxi scooter mas já decidido pela Sym Gts 125, se por acaso alguem tiver conhecimento de uma boa maquina usada, por favor diga qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  124. José Fonseca
    Amigo Veiga gostaráo que me informa-se se possivel qual o consumo da Sym 125 a carburador.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  125. Olá Luis Lopes.
    Gostaria que me desse informações da sua sua experiência com a EVO pois estou a considerar adquirir uma.
    Grato pela atenção.
    José Santa

    ResponderEliminar
  126. Bom dia Veiga, a Kymco 500 é de um modo geral viável ? Sei que os consumos não são do melhor, mas até gosto muito da mota, e parece dar umas boas prestações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José.

      A Kymco 500 é uma scooter muito bonita, mas na minha opinião, apenas isso.

      Tem consumos, quase escandalosos e a nível de fiabilidade... digamos que não está à altura das suas principais rivais.

      Não é por acaso que, apesar da sua extrema beleza, não foi um grande sucesso de vendas tendo sido substituída pela Xciting 400, esta sim uma excelente máquina a todos os níveis.

      Eliminar
  127. Boas. Ontem (02/02/2015) pelas 19:45 (noite), quando acabei de passar a ponte 25 de Abril, vindo de Lisboa, acendeu-se a luz da bateria. Não me apercebi logo que estava a perder luminosidade pois havia bastante trânsito e as luzes do painel de instrumentos mantiveram-se sempre com a mesma intensidade. Só quando me fizeram sinal que estava com as luzes muito fracas é que me apercebi da situação. Ao desligar os médios, a luz da bateria apaga.
    Quero aproveitar desde já para agradecer ao automobilista que se apercebeu do que se estava a passar e me acompanhou até Sesimbra iluminando tanto a estrada como fazendo também com que os outros me vissem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente, o a bateria deu o berro, ou o alternador não carrega ou existe algum problema com os "médios". O melhor é levar a scooter a quem realmente percebe do assunto, ou seja, a uma oficina.

      Eliminar
  128. Boa noite gostava de saber aonde posso comprar uma sym evo gts 125 mais barata mas nova; ou seija qual o stand que vende mais barato,espero que me consiga ajudar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  129. Isso como é lógico é uma informação que não poderei dar porque não sei.

    O que terá de fazer é ir a diversos concessionários e ver qual é que lhe vende a moto mais barata.

    No entanto, diz-me a experiência que por vezes o sair mais barato 50 ou 100 euros nem sempre significa um bom negócio, porque depois existem as revisões e se por vezes compra a moto mais barata, depois quando a levar à revisão, fica mais cara e lá se vai o que ganhou na compra.

    Melhor do que poupar 50 ou 100 euros é saber se o local onde compra a scooter é digno de confiança e vai cuidar bem da sua scooter.

    ResponderEliminar
  130. Tenho uma sym gts 125, tenho a moto parada à quase 1 ano, mudei a bateria mas quando dou ao start dá sinal de tentar pegar mas não pega. O que posso fazer? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,

      Tendo estado tanto tempo parada é provável que não pegue.

      Antes de mais, convinha saber se é a versão de carburador ou de injeção.

      Em todo o caso, seria útil ver o estado da vela e ver se faz faísca.

      E já agora... tem gasolina? Muitas vezes também a gasolina perde qualidade e dificulta o ligar do motor.

      Por vezes é preciso insistir um pouco de forma a que ela puxe a gasolina e esta chegue ao motor.

      Poderia estar aqui uma tarde inteira a dizer-te faz isto e faz aquilo e nada funcionar.

      O melhor conselho é: oficina com ela.

      Eliminar
  131. Boas
    Estou com um problema na minha gts125i evo. Tenho dificuldades em que ela fique a trabalhar mesmo parada. Para além disso em andamento de pois de uns km engasga e vai a baixo e não pega. Só ao fim de alguns minutos pega mas andando mais alguns km engasga outra vez e voltamos ao mesmo. Alguém me pode dizer qual o problema é como resolvê-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor que tens a fazer é levá-la a quemrealmente sabe do assunto: oficina.

      No entanto, poderá ser, falta de gasolina, ou seja, por alguma razão o combustível não está a chegar ao motor ou o que chega é muito pouco, daí o ela trabalhar durante algum tempo mas depois parar. mas tb pode ser outro problema. Assim à distância é difícil diagnosticar o problema.

      Eliminar
  132. Boa noite.
    Estou a pensar comprar uma Sym 125 Evo nova (se conseguir) ou usada.
    Em média qual o custo da mudança de óleo (3.000km) e de uma revisão dos 6.000 Km
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo Jorge.

      Em relação aos preços das revisões, pouco ou nada posso dizer, pois isso depende de vários fatores, desde o preço que cada concessionário leva (depende do preço da hora cobrado e até da... sensatez, pois existem alguns que querem ganhar tudo de uma vez e outros que estimando o cliente que querem que volte mais vezes, cobram preços justos e honestos!).

      Quanto às revisões, por norma a dos 3 mil km ou intermédia apenas implica a mudança do óleo. Caso o concessionário encontre na scooter algo mais que deva mexer/trocar/afinar, deve comunicar primeiro com o cliente, expondo o problema e apenas e só com o consentimento deste pode efetuar o trabalho extra. Ou seja, a revisão intermédia é barata.

      Já a revisão dos 6 mil km, implica outros valores, pois a scooter pode e deve levar diverso material de desgaste, como "sofrer" diversas afinações, como por exemplo das válvulas. E dependendo da quilometragem ( 6, 12, 18 mil) terás sempre de acrescentar o valor da troca da correia da transmissão, roletes, pastilhas de travão, etc,.
      Aconselho-te a falares com quem já possui estas máquinas e saberes as suas opinoões e até mesmo ires a um ou dois concessionários e falares com ele.


      Da parte que me toca, pois tenho a Valentina (Sym GTS 300i Evo), desde o primeiro dia que é assisitida na Migtec, no Cacém e posso dizer-te que não mudo. São ótimos!

      Eliminar
  133. Obrigado Veiga
    Cacém é um caso a ponderar, só queria saber a casa de possível grandeza 50€, 100€ 150 € de uma possível revisão antes de comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, não faz parte da nossa linha editorial, falar em preços e apenas em casos muito especiais o fazemos.

      Quanto ao cust das revisões, nada como fazer uma pesquisa em dois ou três concessionários e nunca esquecer a velha máxima do que, por vezes, o (mais) barato sai caro!

      Se reparares, nem nos testes drives que fazemos colocamos o preço das scooters, pois tb este, mesmo nas scooter novas, da mesma marca e modelo podem variar de concessionário para concessionário, pois tudo depende das promoções e ofertas e também da forma como estão "arrasca" para vender.

      Uma coisa é certa e garantida: temos sempre de pesquisar em vários concessionários e regatear!

      Eliminar
  134. Obrigado Veiga.
    Desculpa mas como sou "maçarico" e estou a 2000 km de Lx tento perceber as coisas para quando chegar aí em Outubro ir buscar uma Evo.
    Se for nova tenho de adicionar ao preço de tabela de 3099€ o averbamento, correcto? que poderá ser de?
    Tive uma oferta. É possível uma Evo com 2 anos ter menos de 1.000Km, será fiável ir buscá-la ou demasiado tempo parada pode ter causado algum problema.
    Quando chegar se conseguisse beber um café contigo ou alguém de Lisboa para me dar umas luzes era fantástico.
    Obrigado pelo teu site, pois já me ensinou algumas coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge, não tem nada de pedir desculpa, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros. Hoje ajudo eu, amanhã ajudas tu outro companheiro de estrada. É este o espirito motociclista!

      Quanto ao valor da scooter, sim a esse valor tens de adicionar o valor da documentação. O que aconselho a fazeres é regatear, pois em muitos casos os stans oferecem o valor da documentação ou por exemplo, o capacete, as luvas, a top case, oferta da primeira revisão, um cadeado, etc. Tudo depende da negociação. Nada como ires a mais que um stand para poderes escolher o melhor negócio. e não te esqueças que pelo facto de comprares a moto no stand X isso não quer dizer que depois sejas obrigado a ires lá fazer as revisões pois as revisões podem ser efetuadas em qualquer concessionário oficial da marca.

      Claro que é possível uma Evo com dois anos ter apenas esses km se é um bom negócio, provavelmente sim, se o valor que pedem por ela não ficar demasiado perto do valor da scooter zero km. Novo é novo e por isso a não ser que seja um excelente negócio, aconselho a comprarem novo. Ninguém mexeu, ninguém andou, ninguém gastou, ninguém estragou, além de que a garantia de dois anos é sempre uma mais valia.

      Diz qualquer coisa quando estiveres em Lisboa, pode ser que se arranje um bocadinho... para me pagares o café! ehehehehe

      Abraço

      Eliminar
  135. Boa tarde,

    Tenho uma Sym gts 125 há cerca de dois meses, desde sempre que faz um barulho no travão da frente quase sempre quando travo (tipo pastilha no fim ferro com ferro). Já fui à revisão e disseram-me que podia ser lixo nas pastilhas e limparam, o facto é que continua a fazer este barulho. Alguém me pode dizer se é normal???? Aproveito para perguntar (desculpem a ignorância) se dá para baixar a traseira da mota, não sou baixinho mas apenas chego com a ponta do pé ao chão.

    Obrigado desde já.
    Abraço

    ResponderEliminar
  136. Não é defeito, é feitio!. A minha GTS 300 ao longo destes quase seis anos e 77 mil km, de vez em quando sempre fez esse tipo de ruído no travão da frente.

    Tem a ver com o tipo de pastilha usada, sinterizada. Se ela trava bem, se o curso da manete é o normal, se o liquído do sistema de travão está no nível e se ela trava bem, não tens com qe te preocupares. É apenas chato o incómodo que esse ruído por vezes (não é sempre) causa.
    Já tive amigos a dizerem-me que tinha as pastilhas no "ferro! quando na verdade eram novas, tudo por causa desse ruído.

    ResponderEliminar
  137. Boa noite a GTS 125 já conta com 30 mil Kms e fui mudar a correia e os roletes. Até ai tudo bem. Amota teve sempre potência e agora perdeu potência especialmente no arranque. A moto é de Set/2012 e nunca teve problemas. sempre fiz as revisões no concessionário (JB Motos) Já mexeram novamente e problema continua. Dizem que os roletestêm a gramagem certa (10,1g).Vou tentar voltar a ver se resolvem pois pareceu-me sempre ser boa oficina. Se me puderem dar alguma dica. Abraço a todos e boas curvas.

    ResponderEliminar
  138. Amanhã dia 9 depois das 19h disponível para beber um café com o Veiga ou outros membros em Lisboa.
    Se der avisem-me sff por sms 968432296. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o convite mas infelizmente não vou poder aparecer por estar a trabalhar.

      Eliminar
  139. Bom dia
    Infelizmente surgiu algo que provavelmente vai condicionar que não poderei comprar a minha 125 EVO nova. Encontro em 2ª mão à venda várias com 10.000 a 20.000 Km e com 3 a 4 anos. Será seguro comprar usada?

    ResponderEliminar
  140. Boas...tenho uma sym GTS 125 evo.hoje ir trabalhar a minha mota deixou.me ficar mal desligou em andamento e não trabalhou mais...desliguei a ignição e as luzes da bataria e óleo começaram a piscar.liguei a ignição as luzes desligaram do óleo e bataria e a mota não dava ao arranque..alguem já passou por isso,alguém tem uma ideia do que seja, é parte elétrica...a mota está normal mas não arranqua e não aparece no manômetro o nivel do deposito de gasolina e as horas..m

    ResponderEliminar
  141. Tenho uma Sym GTS 125, TENHO O Quadrante do KM avariado conhecem alguém que possua um usado que queira vender?

    ResponderEliminar
  142. Ola a todos. Tenho uma sym 125 gts evo q comprei nova e estou muito satisfeito. Tenho feito as recisões made in casa. Tudo ten corrido muito bem. No entanto, o ultimo sábado qd regressava da Foz do Arelho, já à noite fuquei sem luz. Quando comutava para luz de presença tudo a funcionar qd comutava para medios e maximos, apagava-se tudo será que me poderiam ajudar na resolução deste problema. Obrigado e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é no mínimo estranho. No teu lugar, ia a uma oficina de confiança ou então a um concessionário da marca.

      Pode ser algo simples... ou não.

      Uma pergunta algo estúpida e básica, mas temos de começar por algum lado: as lâmpadas estão boas?

      Eliminar
    2. Sim estão, já verifiquei. Sim vou a uma oficina, obrigado.

      Eliminar
  143. Olá a todos, levei a sym 125 à oficina que a tinha montado, ao fim de algumas horas, verificou- se que o problema elétrico residia somente num cabo meio encaixado, que originou a falha de médios e máximos. 110 euros, foram os primeiros que dei numa oficina. Está já a andar e de perfeita saúde. Qd tiverem algo parecido, verifiquem somente cabos de ligação, porque pelo que vejo, qd bem montada esta scooter é muito eficaz e muito viva, não dano qq problema. Cumprimentos a todos e boas viagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substituição das lâmpadas de Máximos e Médios, e desmontagem e montagem da da parte da frente, para verificar onde estava o cabo desligado.

      Eliminar
  144. Boas, eu tenho uma gts 300 de 2016 e falhou me as luzes e foi o fusível que se encontra dentro do porta luvas ao pé do isqueiro.

    ResponderEliminar
  145. Boa Noite,
    estou a pensar em comprar uma Sym GTS 125 Evo do ano de 2009, com o valor de 1700€. A GTS tem 30,000Km. Aparentemente parece bem estimada.
    Vou utiliza-la principalmente no trajeto casa trabalho (cerca de 60Km por dia)
    Será uma boa aquisição?
    Alguém sabe se algum concessionário ou oficina de confiança para as GTS125? Sou da zona de Sesimbra.
    Desde já obrigado pela vossa ajuda
    abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel.

      Essa GTS pode ser uma excelente compra se realmente estiver num ótimo estado. Confirma se as revisões da moto foram todas efetuadas a tempo e horas, através do livro de revisões. Se não tiver... já é maias complicado. Isto não significa que a scooter não esteja boa, mas, pelo menos as primeiras revisões devem lá constar.

      Pessoalmente eé apenas a minha opinião dada sem ver e experimentar a scooter, diria que um preço à volta dos 1500 € seria o mais correto, tendo em conta a idade da scooter e os km.

      Quanto À GTS e se realmente essa estiver em bom estado, será uma ótima aposta para um percurso de 60 km por dia pois é uma ótima scooter, confortável, económica e fiável.

      Claro que se nesses 60 km estiver incluída alguma ou muita autoestrada, as limitações óbvias do seu pequeno propulsor (tal como acontece em todas as 125), serão óbvias.

      Eliminar
    2. Boa Noite Veiga,

      Obrigado pelo feedback e pelas dicas.
      O valor da moto não é negociável, contudo oferecem a documentação ou um capacete pelo que irá +/- para o valor que referencias... =)

      Algum stand ou oficina que recomendes para tratarem da menina após aquisição? (Revisoes, etc).

      Obrigado,

      Eliminar
    3. Existem bons stands com boas oficinas.

      Pessoalmente e desde que comprei a minha GTS em 2009,dede o primeiro dia é assitida na Migtec, ali no Cacém.

      Nada de negativo a apontar, antes pelo contrário. A "valentina sai de lá sempre como nova, seja nas revisões, seja numa simples mudança de pneu.

      Pesoalmente, escolho a Migtec, mas é como disse, existem mais oficinas oficiais Sym. Nada como escolheres a que te der mais jeito e preste um bom serviço.

      Eliminar
  146. Tenho a minha que é de 2012 com 24.000KM, como me encontro em Geneve a trabalhar em Fevereiro ou a vendo ou vou buscá-la para aqui

    ResponderEliminar