É este o problema da Valentina!
Foram estes os lampejos dados pela luz do Efi, que indicam que... (mais uma vez eu tinha razão!) o problema é da sonda lambda.
Resumindo, não prejudica (muito) o motor, apenas faz com que a queima seja feita sem a leitura dos gases, o que provoca maior aumento no consumo e escape mais preto (normalmente varia entre cinza claro e escuro).
Apesar de eu não notar perda nas performances, o que é normal visto que ando todos os dias com ela, com a colocação de uma sonda nova, o que me foi dito é que vou sentir o motor com uma maior pujança, o que até tem a sua lógica.
No entanto, antes de mandar vir a peça e tal como me foi dito para fazer, vou retirar a sonda fazer uma limpeza e ver se reage. Se não reagir, lá tenho de a encomendar.
Entretanto, já encomendei (finalmente!!!!), o pneu para trás que custa 53 € + IVA + montagem.
De resto... os km continuam a passar nas calmas...
Afinal sempre tinhas razão Veiga, o problema era da sonda lambda, ainda bem que não foi nada grave, a não ser menos uns euros na carteira, mas como diz o Portuga mais vale isso que uma perna partida,abraços.
ResponderEliminarPessoal sabem me dizer se a ponteira leovince 4road ficara de morte nas nossas sym"s?
ResponderEliminarfara alguma diferença no andar e no consumo?
e qt ao preço alguem sabe me dizer preços? Obrigado e abraços
Boa pergunta... á qual não sei responder.
ResponderEliminarSe fica de morte ou não tudo depende dos gostos de cada um. Já vi modoficaçções em scooter que ficaram uma maravilha e já vi outras que... enfim... aberrações.
Tudo depende se estás disposto a gastar dinheiro... para no fim o que vais ganahr ao nível de performances ser nada ou quase nada, resumindo-se tudo ao factor psicológico de que a moto está a andar mais apenas pq faz mmais ruído!
No entanto não digo que não colocava um escape diferente na minha scooter. Isso aconteceria, por exemplo se o escapde dela tivesse algum problema e tivesse de ser trocado. Como não sou maluco para dar 700 e mais IVA por um escape original, fazia a festa com metade, comprando outro escape.
Mas só numa situação destas é que trocaria o original por outro.
Olá Veiga! Sobre o problema na valentina, elá começou a mostrar o código de erro quando? Pois naquele dia em que lhe perguntei sobre o número de piscadas que a luz de anomalia e diagnostico da FI dava, você me falou que ela não dava piscadas, apenas ficava acesa de forma estática todo o tempo!
ResponderEliminarBoas Rubinho,
ResponderEliminarParta que ela desse os códigos, foi preciso proceder da mesma forma que se procede com algumas Honda, quando não existe o computador que faz o diagnóstico, ligando à ficha.
Neste caso, é a conhecida técnica do clip, que se introduz numa das fichas e faz com que, quando se liga a ignição a luz comece a piscar, debitando assim os códigos, que neste caso foram 4 lampejos longos e 5 curtos. Depois foi só ver no manual de serviço o que significa esse conjunto de piscadelas e... sonda lambda!
Agora resta fazer uma limpeza e ver se está tudo ligado como deve ser e se continuar... vou ter de encomendar a dita peça.
ATENÇÃO AOS CURIOSOS: não tentem meter clips em tudo o que é ficha, pois podem simplesmente queimar todo o sistema eléctrico da scooter, assim como a centralina.
Apesar de saber deste truque à mto tempo, deixei que fosse o mecânico a tratar do assunto, isto pq se algo correr mal a responsabilidade é sempre e apenas dele!
Abraço
ATENÇÃO AOS CURIOSOS: não tentem meter clips em tudo o que é ficha, pois podem simplesmente queimar todo o sistema eléctrico da scooter, assim como a centralina.
Eliminareh eh eh clip em ficha pois pois depois sou eu o curiozo eu estou a ver assim arranjas alguns clientes das cabo da lambada e ainda por cima queres dar cabo do resto essas fichas ja devem estar todas relachadas para meteres clip eh eh eh eh
Ok Veiga! Fico feliz por terem descoberto o problema da valentina, e também por não ser nada muito grave! Isso prova mais uma vez que a GTS300i é realmente uma guerreira e muito valente mesmo!!!
ResponderEliminarGrande abraço.
ola boa tarde a todos, queria perguntar ao amigo Veiga qual a velocidade maxima da sua GTS300I?
ResponderEliminarSó para ter uma ideia da diferença para a GTS125I obrigado
Olá Nacho
ResponderEliminarA GTS 300i Evo, comigo em cima atinge os 140 km/h em recta, desde que não esteja muito vento. Com alguém (muito) mais leve provavelmente conseguirá melhor, ou atingirá essa marca, mais facilmente e rapidamente.
A 140 km/h o ponteiro do conta-rotações, vai encostado nas 8000 rpm, que é onde começa o red-line.
Com ligeira inclinação, rapidamente chega aos 150 km/h, que é onde se dá o corte, com o ponteiro do conta-rotações, nas 8500 rpm, já dentro do red-line.
O andamento ideal para a GTS, em viagem, é com o ponteiro do velocimetro entre os 110/120 km/h. onde sentimos que o motor roda sem esforço aparente e sem com uma margem de potência extra, para alguma ultrapassagem que seja necessário fazer.
É neste andamento que tenho feito as minhas viagens ( o que não quer dizer que de vez em quando não se tire "o carvão"!) e pelos 48 mil km que já leva... parece que ela gosta!
Abraço
OK amigo Veiga está tudo esplicado sim senhor...lol
ResponderEliminarObrigado
Boa tarde a todos pessoal, queria perguntar a todos os participantes deste blogue que tenham conhecimento ou que me saibam ajudar na seguinte questão: tenho uma sym gts evo 125i e quero meter uma ponteira AKRAPOVIC SLIP-ON queria saber a vossa opinião em relação À fixação da mesma, visto que a ponteira ja tras o suporte de fixação soldado, e queria saber se com aquele suporte dará para a minha mota! JÁ vi no you-tube uma x-max 125 ou 250 com um montado se me puderem ajudar agradeço mt e preços tb não consigo ver!queria saber se há mta diferença de preço do LEO-VINCI 4ROAD visto que esse custa 360euros mais coisa menos coisa...Obrigado
ResponderEliminar