Finalmente a Valentina foi fazer a revisão!
Bom... desta vez estiquei ao máximo a ida da Valentina à revisão... por diversos motivos, falta de tempo, falta de t€mpo e porque estava a testar a durabilidade da correia de transmissão!
Resultado, a revisão que devia ter sido feita aos 27 mil km, foi feita apenas aos 29383 km!
Então foi assim:
Na semana passada, passei na JCG Motos para marcar a revisão, para esta 2ª Feira. No entanto, por motivos logísticos, optei por deixá-la lá, no Sábado.
Hoje (2ª feira) por volta das 17h30 ligo e...a Valentina já estava pronta! Nem quis esperar pela boleia, foi pegar no telefone, chamar um táxi e "ala que se faz tarde"!!
Cheguei, paguei e vim-me embora e claro, que diferença! É outra vez a Valentina. Coitada... já vibrava muito e também já não puxava como era habitual! Agora, só com um bocadinho de punho... é vê-la a ganhar velocidade, uma maravilha.
Material que levou:
- Óleo Motul 10W40 (1,2 L)
- Correia de transmissão
- Pastilhas travão traseiro
- Filtro de ar
- Vela CR8E NGK
- Válvulina
- 2,5 horas de trabalho
Não vou dizer quanto me custou a revisão (Obrigado José Carlos, és o maior!!!!), pois tive direito a um desconto simpático, mas posso dizer que esta revisão a preços normais fica em quase 300 €!
Agora em relação ao eu ter esticado a quilometragem da revisão, isso foi feito debaixo de rigoroso controle sobre a parte mecânica da scooter e claro a responsabilidade foi toda minha. Se algo tivesse acontecido, alguma avaria, falha mecânica, etc, a responsabilidade seria sempre minha. Por isso, se alguém tentar fazer o mesmo, estando a moto ainda na garantia já sabe que se algo correr mal, a responsabilidade é toda sua!
Entretanto... vejam em que estado estavam os consumíveis que fora trocados:
Correia de transmissão:
- Acentuado desgaste. Comparando com a nova, esta está mais larga, mais fina e com um grande desgaste nos "dentes", podendo ver-se que diferem de dimensões e a maioria está arredondada.
Mas o certo é que fez 17 mil quilómetros!
Claro que a forma de conduzir tem muita influência na durabilidade da correia e por isso tento evitar fazer grandes arranques, o que prejudica, sem dúvida, a correia.
Filtro de ar:
- Não é preciso dizer nada, pois não? Claro que o motor não desenvolvia como devia ser! A diferença é do dia para a noite!
Travões:
As pastilhas de trás estavam quase, quase... a chegar ao ferro. Claro que andava a controlar a "coisa" e sabia como estavam e nunca deixaria chegar ao ferro, mas notava-se bem que a travagem já não era tão mordaz e eficaz.
Vela:
Nunca pensei que estivesse neste estado! Apesar da foto estar desfocada é possível ver que quase não tinha o pólo, tal era o desgaste. No entanto sempre pegou bem, mesmo estando por vezes duas ou três semanas sem andar. Era carregar no botão e já está!
Volto a escrever: o não ter feito a revisão dentro do prazo previsto foi da minha inteira responsabilidade e se algo tivesse acontecido, tinha de me aguentar à bomboka! Por isso não aconselho ninguém a fazer isto!
E claro que a Valentina voltará a fazer as revisões dentro do que é aconselhado pela marca!