Estive lá!
Começando pelos portugueses:
Vi as três voltas do Armindo Araújo foram fantásticas, apesar do pouco ou nenhum conhecimento do carro. Estava na curva junto ao CCB/Museu da Marinha e posso dizer que ele foi o único piloto que das três vezes que lá passou, colocou sempre as rodas nos mesmo lugar! Pilotagem quase ao milímetro que só se assiste nas provas de velocidade e só em alguns pilotos.
Os carros do Grupo N e os S2000, deixam um pouco a desejar... e grande seca, praí uns 20 Fiestas a passarem... todos em grande esforço, a fugirem imenso de frente e depois quando precisavam de potência...
Desilusão: o Raikonen é muito agressivo, mas aqueles toques de acelerador, num carro daqueles, parecia que estava a conduzir um S2000 e precisava de dar aqueles toques para espevitar o motor e não deixar a rotação cair... e mesmo ao nível de trajectórias... sinceramente esperava mais...principalmente porque sou grande fã dele.
Quanto aos dois da frente, Loeb e Hirvonen...viu-se bem que para ficarem em 1ª e 2ª não tiveram de se esmerar muito.
Quanto aos carros...espectacular a "raterada" dos Mitsubishi e o ronco forte dos Citroen... os Ford achei-os muito soft.
Gostei da passagem de um dos Skoda (não me lembro do piloto) que era extremamente rápido à saida das curvas.
Os clássicos foram uma maravilha como sempre, pois é sempre uma maravilha ver aqueles Ford Escort e Cortina, Alfa Romeo, Alpine A310 (o 110 nem uma volta fez!), 12 Gordini, Renault 5 Turbo, etc, etc.
E por ver os clássicos e depois ver os outros, os modernos é que...me soube a pouco...
Primeiro, só existem 2 marcas a lutar pelo Mundial, parecendo aquilo mais um Trófeu entre duas marcas do que um Campeonato do Mundo.E segundo, estes carros são muito menos espectaculares que os anteriores (Focus, C4, etc) e ainda muito menos que os saudosos Grupo B e Grupo A.
Outros tempos... em que Portugal quase parava para seguir o melhor Rallye do Mundo!!
Algumas fotos e imagens do que vi por lá:
PS: Já me esquecia, duas cenas hilariantes:
1ª os "picanços" protagonizados pelos pilotos e navegadores das equipas oficiais. O reconhecimento do percurso da Super-Especial foi feito pelos pilotos a bordo de bugguies iguais aos usados nos campos de golfe. As hostilidades começaram ainda no local de estacionamento, onde estavam parados os bugguies uns atrás de outros. Então era vê-los aos toques uns aos outros.
Depois foram as três voltas que deram ao percurso, uns atrás dos outros a tentarem aproveitar "o cone de ar" para conseguirem ultrapassar...claro que quase nunca o fizeram pois andam todos o mesmo, ou seja quase nada!
2ª As equipas dos Clássicos fizeram o reconhecimento a pé e ao passarem pela curva onde eu estava, uma das equipas...saiu da pista, foi buscar "duas fresquinhas"... e lá continuaram a fazer o percurso a pé. Logo alguém do público disse que ele devia apitar sempre que passasse ali... e o piloto não se esqueceu e na 2ª passagem, com o seu magnifico Ford Cortina, lá veio a buzinadela da ordem e claro, foi o delírio da malta.
Entretanto hoje:
Classificação geral após PEC7:
1. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford Fiesta) 01h23m31,4s
2. Mikko Hirvonen (FIN/Ford Fiesta), +11,5s
3. Sebastien Loeb (FRA/Citroen DS3) +13,7s
4. Sébastien Ogier (FRA /Citroen DS3) +16,7s
5. Henning Solberg (NOR/Ford Fiesta) +02m06,5s
6. Matthew Wilson (GBR/Ford Fiesta) +02m11,02s
7. Armindo Araújo (POR/Mini Countryman) +03m43,7s
8. Federico Villagra (ARG/Ford Fiesta) +04m31,9s
9. Kimi Räikkönen (FIN/Citroën DS3) +04m33,1s
10. Khalid Al Qassimi (EAU/Ford Fiesta) +04m35,2s
11. Dennis Kuipers (NLD/Ford Fiesta) +05m45,6s
12. Hayden Paddon (NZl /Subaru), +05m59,4s (1.º Produção)
…
15. Bruno Magalhães (POR/Peugeot 207 S2000), +08m09,0s
Fonte: Autoportal
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