quarta-feira, 23 de março de 2011

DAELIM S3 - TEST-DRIVE


Tal como estava combinado, na semana passada lá fui à Motojet buscar a S3, para fazer um pequeno test-drive e assim poder dar a minha opinião sobre o novo modelo da Daelim.
Logo às dez da manhã hora da abertura da Motojet em Alcântara, lá estava eu à porta do stand para levantar a bela “pretinha”.
Claro que a primeira impressão é muito positiva, pois o aspecto da S3 é magnífico! Toda ela transpira agressividade e até um certo look futurista, principalmente devido às ópticas dianteiras que lhe dão um certo ar de “Allien”! Eu gosto! E pelos vistos muitas mais pessoas gostam, pois o virar de cabeça era sistemático quando a viam, fosse no meio do trânsito, ou quando estacionada.


Outra coisa que me chamou a atenção na S3, foi que por diversas vezes ao olhá-la de alguns ângulos dei por mim a pensar que existiam ali alguns toques de Kymco… o que mais tarde, em conversa com o Sr. Joaquim, vim a confirmar. Ora bem, para quem não sabe (eu não sabia!) a Daelim e a Kymco trabalham em conjunto em alguns projectos. Como exemplo, posso informá-los que as moto4 da Daelim são todas equipadas com motores da Kymco! Daí que não será totalmente errado pensar que na S3 poderá ter havido alguma “mãozinha” da Kymco.

Antes de arrancar, as primeiras informações sobre a S3. Com o comando colocado no bolso, apenas temos de carregar no botão grande e redondo que se encontra à nossa frente, e depois rodá-lo para a direita. Após isto, basta um pequeno toque no botão do start e eis que temos a “pretinha” a ronronar! Este mesmo botão redondo, quando rodado no sentido inverso (para a esquerda) abre um dos dois pequenos compartimentos (o outro não tem fecho), com espaço para lá se colocar a carteira, telemóvel, óculos, etc. Ao lado deste Botão redondo existe outro botão que serve para abrir o assento.
Entretanto deixem-me dizer-vos que as minhas impressões sobre a S3 irão ter como termo de comparação a Sym GTS 125, que é uma scooter que conheço muito bem, pois também fiz com ela um test-drive, cujo texto podem encontrar aqui no GOSTOdeSCOOTERS.
Também reparei que esta S3 estava equipada com o vidro de maiores dimensões além de um suporte para a top-case.


Ao sentar-me na scooter, reparei de imediato que não tenho tanto espaço como na GTS, mas tenho espaço de sobra, para me sentir muito confortável. As mãos “caem” naturalmente no guiador, assim como todos os comutadores. Apesar de um aspecto um pouco mais rústico, quando comparados com os da GTS, os comutadores da Daelim, surpreenderam-me pela facilidade de uso. Gostei do “toque”!

O painel de instrumentos acompanha o modernismo do design exterior da scooter, possuindo toda a informação necessária. Excelente a iluminação, pois o tom de azul faz lembrar a usada pela VW e Audi em alguns dos seus modelos
Ao ligar o motor, fiquei surpreendido pelo seu ronco! Tem voz grossa, sem dúvida!
Muito sinceramente, um tom de voz um niquinho mais baixo tornaria o seu uso mais confortável, pois se até é engraçado nas primeiras vezes em que usamos a scooter, com a continuação, pode tornar-se ligeiramente incómodo, principalmente se rodarmos durante muito tempo. Ao rodar em cidade no meio dos carros e a arrancar dos semáforos, algumas vezes dei por mim a desejar que ela não roncasse tão alto. No entanto, após passarmos a barreira dos 60/70 km/h esse ronco deixa de incomodar. Claro que existem pessoas que gostam assim e até preferem que assim seja, para que ao passar nos meios dos carros, os possam ouvir (e ver) mais facilmente, mas pessoalmente, aquele escape podia debitar menos uns decibéis.


Já que falei do escape, tenho de vos dizer que adoro aquela dupla saída! Fantástica! Dá um aspecto muito desportivo à S3. Quase que me atreveria a dizer que é um dos escapes mais bonitos que vim numa scooter. Por exemplo, não acho que a Sym seja muito feliz no desenho dos escapes das suas scooters, banais e alguns até são feios! Que bem que este escape ficaria, por exemplo na nova Sym Maxsym 400 e não aquela…coisa… que ela trás, que mais parece um charuto!
Ora bem, arranco da Motojet em direcção à zona de Belém, para tirar as fotografias que ilustram estas palavras e nova surpresa! A Daelim S3 é dura! Sim, até bastante dura. Já tinha rodado na S2, scooter que já achava rija, mas acho que a  S3 é ainda mais rija! Ok, percebo, uma scooter de aspecto desportivo, tem de ter suspensões a condizer, mas acho que exageraram.

Se a S3 tem um excelente comportamento em curva (rapidamente dei por mim a fazer curvas, estupidamente inclinado!), assim que a qualidade do asfalto muda um bocadinho… acabou-se a diversão, pois as suspensões são tão rijas que a scooter começa a saltitar e claro… lá se vai a confiança a curvar, pois a suspensão não amortece convenientemente e a S3 mais parece uma cavalo selvagem de um qualquer rodeoe norte-americano! E olhem que peso 130 quilos e isto devia de “alguma forma contribuir”” para a scooter ficar mais mole e… nada!
Normalmente com uma scooter de rodas pequenas já se sofre um pouco com o mau piso, buracos, linhas dos eléctricos, etc. Então com a S3 vamos sofrer ainda mais.
A compensar a dureza dos amortecedores, temos o assento, muito ergonómico e confortável, gostei!

Depois de fotos tiradas (o sol não ajudou em nada, pois escondeu-se atrás dumas p***s de umas nuvens que por ali pairavam, possivelmente também elas a apreciarem a beleza da S3), resolvi fazer uma visita à ScooterCity que fica em Lisboa, mesmo ali onde acaba a Avenida Alexandre Herculano e começa a Avenida do Conde Redondo.
Como estava em Belém, resolvi então seguir até Algés, apanhar a CRIL e depois seguir pela A5 em direcção ao Marquês de Pombal, numa tentativa de puxar pela S3. Só que…o trânsito não permitiu que eu nesta altura, desse uma esfrega à pequena “Daelinda”! Sempre que tentava puxar por ela, ou era um carro que se metia á frente, ou não tinha espaço suficiente…enfim… o costume. Depois, já no Alto da Pimenteira e quando me preparava para a levar ao limite a descer a Avenida Duarte Pacheco,… 90… 100… 110… 115… e trânsito parado, dassssssssssssssssssssssss! Ok, vamos com calma… no meio do trânsito e mesmo não conhecendo a scooter, rapidamente me "senti em casa", começando a circular no meio dos carros tão normalmente como com a Valentina, que conheço de olhos fechados.

Cheguei à ScooterCity e toca a experimentar o descanso central e… é canja! Muito equilibrado, é com grande facilidade que colocamos a S3 no descanso central. Muito bom!
Entretanto e como sempre, perdi-me nas horas, pois quando se conversa sobre motos e principalmente sobre scooters, é o que sempre me acontece! Quando dou por mim…ops, estou atrasado! E sendo assim, nada como estar atrasado, para”esmifrar” a S3 e se assim o pensei melhor o fiz: é agora!!!!
Rotunda do Marquês…. Entrada no Túnel das Amoreiras… saída e tungas, acelerador a fundo! Yesssss… a S3 pode ser ligeiramente lenta a arrancar, que é, mas depois entrando nas rotações médias, sinceramente surpreendeu-me!

Estás a roncar alto e a bom som? Então vamos ver como é que carregas estes 130 quilinhos a subir Monsanto! Ora deixa cá ver…entrada na subida algures entre os 100 e os 110…continua… continua… começa a perder…100…o ponteiro vai descendo…95… a subida continua…90… e… aguenta-se!!!! Epá, muito bom, sem dúvida! Não se esqueçam que não sou um gajo normal, pois 130 quilinhos é quase o mesmo que andar com pendura. Sim, mal saí do túnel “esmifreia” toda, abusei na curva, onde ela sacudiu violentamente, mas tinha de ser, pois era mesmo para começar a subida à maior velocidade possível (mesmo assim perdi velocidade atrás de um carro que teimava em não sair da 3ª faixa!), para depois ver o que ela perdia a subir e… portou-se muito bem!

(Usando como termo de comparação a Sym XS 125, com caixa de 5 velocidades… posso dizer que quando chego ao topo da subida de Monsanto…vou a 70 e em terceira velocidade… e é uma moto mais leve e segundo a marca, tem 12 cv.)
Cheguei ao topo da subida e agora toca a descer até á zona de Miraflores… e se o punho vinha todo torcido durante a subida, assim continuou! 100! 110! 115! 120! 125… passa um bocadinho e já não dá mais. Sente-se o corte, mas é muito mais suave do que por exemplo na Valentina onde o corte do limitador de rotações é brusco. Só que a esta velocidade…xiiii….imagino aquele piston…o ponteiro do conta-rotações passa a marca ligeiramente das 10 mil rotações!!! Vai lá vai!! "Ganda doideira"!! Muito bom!
Comparando com a GTS 125, posso dizer que a Sym é mais rápida a arrancar, mas depois a média e alta rotação penso que devem ser muito semelhantes. Quando testei a GTS 125 da JCG Motos, lembro-me de também a ter puxado ao limite no mesmo local e… cheguei aos 120 km/h. Está bem que esta S3 tinha mais quilómetros que a GTS, que era quase “virgem”, mas muito sinceramente não sei qual das duas será a mais rápida. Só mesmo pondo as duas lado a lado é que se pode tirar esta dúvida e...  sinceramente fique com a impressão que a S3 tem uma pequena vantagem na velocidade máxima. Provavelmente uma dúvida a tirar num dos próximos passeios (não devia dizer isto, lol!)
Agora onde a S3 perde para a GTS é na protecção aerodinâmica! Nem com o vidro maior, essa protecção consegue aproximar a S3 da GTS. Notei principalmente ao nível dos ombros e das pernas uma maior “aragem”, comparado com a Sym. Não é que seja uma diferença muito grande mas nota-se e mais ainda se deve notar mais, quando se rodar com muito vento e chuva, pois a protecção é menor.

Onde a Daelim S3 vence claramente à Sym GTS Evo 125 é na travagem!!! Que diferença! A travagem da S3 é simplesmente fantástica!! Até me atrevo a afirmar que o sistema de travagem combinado da S3 é melhor que o usado pela GTS 300i EVO!
Enquanto na GTS 300i Evo é preciso carregar com alguma firmeza nas manetes, para termos uma travagem poderosa e eficaz, na S3 não é preciso usar tanta força para obtermos essa mesma travagem. Grandes travões, sem dúvida!

E já agora, antes que me esqueça, deixem-me falar-vos do espaço de arrumação debaixo do assento. Usando como medida, um capacete modular da Nau, nunca consegui fechar o assento da S3, mesmo tentando colocar o capacete de diferentes formas. Já na GTS colocando po capacete ligeiramente aberto, cabe e a assento fecha sem esforço. O espaço na S3 é amplo mas estreito o que dificulta a colocação do capacete. Já agora a medida do meu Nau é o 60/61…sim eu sei, sou cabeçudo! Lol


Como veredicto final deste pequeno e simples Test-Drive, posso afirmar que gostei bastante da Daelim S3, embora se tivesse de escolher entre a GTS e a S3, provavelmente escolheria a Sym, pois prefiro ter mais conforto, espaço e protecção aerodinâmica, a uma scooter mais agressiva no comportamento (não me esqueço que em mau piso sacode bastante!) e uma possível velocidade máxima ligeiramente maior, mas claro é a minha opinião e gosto pessoal…e como todos sabemos, os gostos não se dicutem!
Quanto a consumos, claro que não fiz médias, pois o que andei não foi o suficiente para atestar e depois ver o que tinha gasto, mas pelo que vi durante o que andei com ela e apesar de ter andado literalmente a fundo, apenas se apagou um tracinho no marcador do combustível, o que considero ser muito bom.
Antes de ter andado na S3, muito sinceramente não a colocava no mesmo grupo da Sym GTS 125 Evo e da Kymco Downtown 125i, mas depois de ter andado com ela… sim, pertence sem dúvida ao mesmo grupo. São todas óptimas scooters mas todas diferentes, sendo cada uma delas melhores numas coisas e piores noutras mas no geral, com qualquer uma delas, fica-se muito bem servido!!

Gostei!


PS: Atenção este test-drive não foi feito por nenhum especialista, nem piloto, nem o diabo-a-sete! O que está aqui escrito é apenas e só a minha opinião de tudo o que vi e senti quando conduzi a Daelim S3, usando como termo de comparação uma scooter que conheço muito bem, a Sym GTS Evo 125.
Espero que gostem.


Caracteristicas Técnicas:

Motor: Líquida 4 tempos
Cilindrada: 124,1 cc
Arranque: Eléctrico
Transmissão: Automática (CVT)
Dimensões: 2.140 x 763 x 1.215
Peso em seco (kg): 159
Altura do assento (mm): 745
Depósito gasolina (l): 12,7
Travões (Diant/Tras.): Disco/Disco
Pneus (Diant./Tras): 120/70-14 61S, 140/60-13 63S
Potência Max (CV/rpm): 14/9.250
Velocidade máx. (km/h): 115


(Um agradecimento muito especial ao Sr. Joaquim da Motojet, que gentilmente me emprestou a Daelim S3 para este pequeno test-drive.)



53 comentários:

  1. Veiga,
    Os meus parabéns pela excelente análise à Daelim S3!
    Estás a ficar um profissional...
    Venham os próximos testes

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  2. É sempre um prazer ler os seus comentários sobre scooters! Quando quero saber algo sobre estas "motos" procuro o seu blog e pesquiso sobre o tema, geralmente encontro sempre qualquer opinião ou comentário, que leio com a maior atenção.
    Agradeço-lhe o seu excelente trabalho!
    João Palma

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  3. João

    Obrigado pelas suas palavras

    Tento fazer o meu melhor e como diz o ditado, quem corre por gosto...

    Abraço

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  4. Belo teste, elucidativo, claro e prático! Como ando á procura da minha primeira scooter (ou de qulaquer coisa com duas rodas e motor, já agora..), foi bom ter este feedback... Agora só falta investigar a Kymco Downtown..

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  5. boa apreciação embora acho que devia ( agora que ja lhe confiam as motas ) pedir uma semana de test-drive para poder analisar a 100% a mota e deixar uma analise muita mais acertada.
    de qualquer das formas foi bom ler e conhecer o blog pois passo de uma ducati 1000cc para uma scooter 125 e estou bastante indeciso na escolha.
    um ponto muito importante que acho a considerar na S3 para a GTS e talvez por isso a compre é o preço.
    cumprimentos e continuação do bom trabalho
    patrickjaneconsultant@gmail.com

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  6. Olá Patrick

    Temos de ir com calma, pois já é muito bom, quando conseguimos uma moto para testar, quanto mais não seja por umas horas, sinal de que as marcas começam a ler o blogue e pelos vistos a dar algum valor ao que escrevo. Não sendo isto uma blogue de uma revista ou de uma qualquer instituição ligada às motos, e sim apenas um blogue que pertence a um gajo que adora motos e principalmente scooters, é muito difícil conseguir que nos emprestem motos. Mas também devo dizer que por manifesta falta de tempo (afinal de contas a minha vida não é isto e nem vivo disto) não tenho feito os contactos que gostava de fazer nem apresentei a algumas marcas, alguns projectos, que seriam sem dúvida muito interessantes.
    Se fosse um gajo que se pudesse dedicar a isto a 100% a coisa seria sem dúvida diferente e este blogue já teria passado a site, com muitas mais informações e melhor forma de comunicação entre todos. Repara que o GOSTOdeSCOOTERS tem um Fórum, só que por falta de tempo da minha parte se encontra adormecido, na esperança que num futuro muito breve, o consiga "acordar". Mas para isso precisava da ajuda de 2 ou 3 pessoas para serem moderadores e ajudarem-me.

    Com calma, lá chegaremos.

    Agora passar de uma Ducati 1000, para uma 125, seja ela qual for, vai requerer da tua parte uma grande dose de paciência para te adaptares a outro tipo de andamento e comportamento. mas vais ver que ao fim de meia dúzia de dias, já te habituaste ao andamento da 125 e começaras a apreciar, outro tipo de coisas que a bordo de uma Ducati, considero ser praticamente impossível, tal como o conforto (principalmente a GTS), o espaço de arrumação, a versatilidade, a facilidade de circular na cidade e principalmente o poderes apreciar a paisagem, devido ao andamento moderado, pois com uma Ducati, uma pessoa apenas quer é rodar punho e pôr o joelho no chão.

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  7. ahaha gostei do final

    posso te dizer que ja passei por muitos foruns de muitas motas porque ja tive muitas motas, a ducati ate ha 1 semana atras.

    nao tenho conhecimentos nem gosto muito de moderação de foruns, mas se te quiseres ajuda para conseguires esses tests-drives que te sugeri manda me email do modelo e eu vejo o que posso fazer.

    tenho alguns contactos

    abraço

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  8. Muito obrigado. Estava com receio da relação peso/potência de uma 125, mas 90 km/h no topo de Monsanto é ilustrativo. Vou deslocar-me entre Cascais e Miraflores diáriamente. Qual é na sua opinião a melhor scooter 125 para a A5? Mais uma vez obrigado pela informação partilhada.
    Abraço
    Miguel

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  9. boas veiga

    ja adquiri a minha 125

    nao foi amor à primeira vista mas foi amor à primeira volta.

    segura, muito rapida, boa arrumação e estetica muito agradavel.

    SYM SYMPHONY 125SR ´11

    comprei com 500kms na sexta, ja tem 750kms

    impec muito contente com a compra proximo encontro de 125 gostava de receber email

    ha pouco no youtube sobre a mota

    patrickjaneconsultant@gmail.com

    abraço

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  10. Excelente review, honestamente deparei-me com este blog por mero acaso (ou talvez não) e sendo eu também um individuo de dimensões consideraveis (1,93mt e 110kg) gostaria de saber se recomendaria a Daelim como escolha para a aquisiçao da minha primeira scooter?

    Abraço e continue o bom trabalho,

    Valério Farias
    www.myaudiophilestore.eu

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  11. Boas Torpes, mas atenção que esse noventa a hora foram feitos a fundo e não aconselho a que se faça isso diariamente. Uma coisa é levar a moto aos limites para a testar outra é fazer disso o andamento diário, pois aí muito facilmente começam a dar problemas aliás como todos os motores que são constantemente levados ao limite. e se vais fazer muitas vezes a A5, prepara-te para te fartares rapidamente das velocidades das 125.

    Penso que entre estas, estará a escolha certa, agora tudo depende de ti, de como te sentes em cima delas e do teu bolso.

    Yamaha X-City 125

    Yamaha X-Max 125

    Sym GTS 125i Evo

    Kymco Downtown 125i

    Daelim S3

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  12. Patrick fizeste uma boa escolha, pois a Symphony SR, além de ser muito bonita e com excelentes acabamentos é uma scooter muito versátil e óptima para andar em cidade, principalmente por causa das rodas altas.

    Quanto a passeios o melhor será fazeres-te membro do Fórum 125 cc (http://moto125cc.forumotion.com/), o original, por existe por aí outro Fórum 125 cc que é uma cópia deste.

    Entra, regista-te, faz a tua participação e participa.

    Por exemplo, ainda vais a tempo de poder participar no almoço em Sesimbra que se vai realizar no dia 2 de Julho. Mas tens de te despachar, pois as inscrições para o almoço estão quase a encerrar.

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  13. Bem vindo Valério,

    O melhor conselho que te posso dar é que dês umas voltinhas por alguns stands e que te sentes nas scooters, para veres como te encaixas e qual a mais indicada para o teu tamanho.

    Sinceramente, a GTS 125, é das mais espaçosas que conheço, mas nada como te sentares nela e em outras, para veres qual a que melhor "vestes".

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  14. Ja me decidi e ontem vim com a minha branquinha S3 para casa... è realmente uma boa montada... estou super satisfeito... recomendo.

    Fiz um test drive com a Sym GTS 125i EVO mas apaixonei-me pela S3, pese embora o facto de que a relaçao preço qualidade foi preponderante na minha escolha... mais uma vez excelente review.

    Obrigado Motojet.

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  15. Boas companheiro

    Fizeste uma excelente compra. Diverti-me à brava quando testei a S3 e se achei o arranque lento, isso é largamente compensado pelo gozo que a S3 dá a curvar em bom piso.

    Agora toca a fazer uma rodagem nas calmas, sem esforçar muito a mecânica e vais ver que tens moto para muitos km.

    Está atento aos leds frontais, pois parecem que fundem com alguma facilidade.

    De resto é fazer km!

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  16. Chamo-me Tiago, ja ha algum tempo que penso comprar uma maxiscooter para o dia-a-dia e cada vez mais estou certo que vai acontecer, so me falta reunir todas a as condiçoes para puder comprar. Ainda falta mas eu gosto de me informar sobre as coisas atenpadamente e foi nesse sentido que encontrei o blog. O principal motivo do comentario nao e contar a minha historia :) mas sim dar os parabens pelo que faz (e faz bem). Vou adicionar aos favoritos e qdo souber de alguem que tenha duvidas sobre scooters vou recomendar

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  17. Boa tarde!
    Antes de mais, quero dar os parabéns pelo excelente blog, bastante cmpleto e elucidativo!
    Estou a comentar neste espaço pois pretendo adquirir uma S3, mas antes de fazer a compra gosto de pesquisar um pouco para tentar saber um pouco mais, já que não sou entendido no que toca a motas.
    A primeira pergunta: como é a manutenção destas motas?revisão, peças, etc...
    e a segunda pergunta tem a ver os led´s frontais, fundem com muita facilidade?e para substituir? essa e as outras peças da marca são caras?
    Desde já peço desculpa de de alguma maneira estou a ser "chato".
    Cumprimentos
    Alexandre

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  18. e para quando uma janta do pessoal do gosto de scooters no 2º aniversario? estou a organizar um só com Daelims no Barreiro (margem sul do tejo) dia 1 de setembro mas é extensivel a todos os que atenderem ao convite ...

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  19. A ideia está no forno... agora só me falta tempo para a pôr em prática!

    Mas está em andamento!

    Conto em breve ter noticias!

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  20. Bom dia;

    Ficamos sem saber preços das mais mencionadas (Sym 125 e S3) assim como os consumos estimados pelas marcas.
    Em altura de contenção o factor económico é uma referencia decisiva no acto de escolha!

    De resto fez um bom retrato da mota e demonstrou paixão e dedicação. Agradecia contudo que caso possivel e caso considere oportuno para o esclarecimento geral menciona-se as variaveis economicas.
    Obrigado;
    Abraço;

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  21. Boa tarde, antes de mais nada, eu sou o Veiga e você?

    Que tal, quando escreverem algum comentário, identificarem-se?

    Em relação ao que escreveu, se reparar, raramente coloco os preços das scooters e isto para evitar enganar depois quem lê, pois como sabemos hoje custam um valor e amanhã já custam outro. se a pessoa realmente estiver interessada,passa num stand, ou visita o site da marca e assim dessa forma fica a saber o preço actualizado, pois pode dar-se o caso de ler este test-drive, muito tempo depois de ele ter sido realizado.

    Como tb pode verificar, por estes dias foi colocada informação neste mesmo blogue referente à nova versão da S3, a Touring, assim como o preço, tanto desta como da vesão normal, que por sinal estão com uma baixa de preço de 200 €.


    Quanto aos consumos... só os coloco quando são aferidos por mim, pois por vezes os valores indicados pelos fabricantes, são, assim a modo que demasiado optimistas.

    No entanto, penso que em relação a estas duas scooters, o consumo deve ser muito semelhante, andando na casa do 3,2/3,5 L, tudo dependendo é claro da forma de conduzir, do trânsito e do percurso que habitualmente se faz.

    No entanto volto a dizer que a S3 é uma magnifica scooter e só tenho pena que não exista uma S3 com um motor de maior cilindrada, 250/300 cc.

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  22. Olá Veiga,

    Sou o Duarte e estou bastante interessado em comprar uma scooter, antes de ver este blog estava apenas interessado.
    O meu objectivo passa por fazer o caminho trabalho casa na scooter (andar na A5) cerca de 25 km para cada lado.
    Tenho pensado na S3 por ter lido aqui que está mais perto da GTS e DT apesar de em termos de preço estar mais equiparada à Joyride.

    A questão é, sendo a Joyride da Sym e ter (penso eu) uma rede de assistência maior, valerá a pena?
    Nem estou muito preocupado com as performances, é mais a segurança e conforto que me movem.

    Vou tentar experimentar as duas, mas a opinião de conhecedores é sempre bem vinda.

    Abraço e muitos parabéns pelo Blog.

    Duarte

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  23. Boas Duarte, bem vindo ao Gosto de Scooters.

    Como tento ser o mais neutro possível, apesar de ser fã da Sym, cá vai:

    Se estivesses indeciso entre a GTS e a S3, diria que se quisesses uma moto mais desportiva, para escolheres a S3 e se quisesses uma scooter mais confortável e mais estradista, para optares pela GTS.

    Agora entre a Joyride e a S3, a minha escolha seria a Daelim, sem dúvida.

    Depois diz-nos qual foi a tua escolha!

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  24. eu prefiro sem duvida a sym gts evo 125i

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  25. Já tive uma s3, para mim e já fiz a experiência com outras marcas incluíndo a sym,é a scooter mais rápida de todas, cheguei mesmo a bater os 130 km.De todas as scooters que tive esta foi a que mais me convenceu. Agora mudei, tenho uma suzuki gsx 650 f (moto).

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  26. Olá pessoal boa noite, chamo-me gomes e sou de Santarém.
    É com muito entusiasmo que tenho lido as vossa dicas e penso que foram de grande utilidade na minha decisão em relação à scooter que pretendo comprar. Assim e tendo em conta a relação preço qualidade decidi-me pela Daelim S2. No entanto deparei-me com um problema que nem sequer tinha imaginado é que tirando Lisboa o concessionário mais perto que encontro é em Leiria. É aqui que eu peço ajunda para ver se alguém conhece um concessionário mais perto de Santarém para eu poder visitar. Muito obrigado e espero que me ajudem.
    Um abraço,
    Gomes

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  27. Boas Gomes,

    Em relação ao concessionário aí na tua zona, procura no site da marca:

    http://www.daelim.es

    Se algum companheiro souber da existência de um concessionário da Daelim na zona de Santarém, por favor informe.

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  28. Boas (: eu sou o Humberto, tenho 17 anos e vivo na Madeira.

    De momento tenho uma ktm 125 com 46 cv, mas visto ter muito desgaste e viver as custas dos pais, decidi vende-la para comprar uma scooter..

    A S3 chamou-me logo a atenção, e pelos tópicos que já li, deve ser a mais "rápida" das maxiscooters.. (14cv)

    A questão é .. Será a mais indicada para a madeira (altos e baixos, curvas e contra curvas) ?

    Tambem há o facto de cá na madeira, a versão base custar 2800 e tal mais despezas de legalização e tudo isso ficar em 3200 e tal .. :|

    Ps: Agradeço ao Veiga pelo tópico, está muito bom! (:

    Comprimentos, Humberto!

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  29. A S3 é uma excelente scooter, mas não é a mais rápida das scooters 125,

    A que atinge a maior velocidade é a Peugeot (não sei se a Citytar ou se é outra) e a X-Max da Yamaha.


    Claro que a S3 é indicada para as estradas da Madeira.


    No entanto tens de estar preparado para teres apenas 14 cv no punho, e não 46 cv!

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  30. Bom dia ! ( Humberto novamente )

    Obrigado pela resposta, e agora uma outra dúvida.. (peço desculpa por estar a amaça-lo, mas eu sou muito novo neste mundo das scooter's)..

    Cá na madeira a S3 125 FI custa 2.874€ mas no site oficial da daelim custa menos 200 euros, o que poderei fazer? Posso reclamar o preço estipulado pela marca ou serei obrigado a pagar o preço imposto cá? :x

    200 euritos nos dias de hoje fazem toda a diferença..

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  31. Olá Humberto, não tens de pedir desculpa, estamos cá para isto. Hoje ajudo eu, amanhã ajudas tu outro companheiro!

    Quanto a essa diferença de preço, provavelmente tem a ver com as despesas de transporte da moto, do Continente para a Madeira.

    Pergunta no stand, qual a razão da diferença... quase de certeza que a resposta vai ser essa.

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  32. Chamo-me António Silva, estou a pensar comprar uma Scooter, pelo facto venho pedir a a sua ajuda.
    Tenho 46 anos, 1.72m de altura e 80kg de peso, raramente vou andar com pendura.
    A utilização mais provável da scooter: distancias curtas +- 10km eventualmente poderei fazer viagens até aos 50km mas de se precisar de fazer 120km também gostava que a máquina respondesse.
    Nunca andei de mota ou scooter, não gosto de grandes velocidades,70-80-90 km é bom.
    O consumo também é importante, isto porque tenho um carro a diesel, se não poupo com uma scooter então perde um pouco a graça.
    A minha disponibilidade ronda os 3000€ com tudo incluído.
    Depois de andar à cerca de uma semana a ler tudo o que são ensaios, consultar blogs e de estar perto de uma Honda PCX e de uma Yamaha Xenter fiquei indeciso.
    Neste momento a minha decisão está entre a Yamaha Xenter 125, Daelim S3 125 EFI e Honda PCX, a SYM GTS 125 foge do orçamento. Possivelmente vai dizer-me que são todas diferentes e até é verdade.
    A Honda PCX parece-me pequena e frágil, o que mais gosto dela é o consumo, não gosto da traseira, principalmente dos amortecedores, mas Honda é Honda.
    A Yamaha Xenter parece-me a mais equilibrada, a relação preço qualidade ajustada e de todas a mais evoluída. Não sei porquê, não me parece uma scooter com sucesso, há poucos comentários sobre ela.
    A Daelim S3 para mim foi uma surpresa, estive perto de uma cerca de 2 min. e nem liguei muito, mas depois de ler e pesquisar na net parece-me que no mínimo tenho de voltar a vê-la e ponderar a sua compra.
    Tenho receio de comprar a Honda PCX e andar 200km e achar que devia ter comprado uma maior.
    Neste momento pela tecnologia que possuí a Yamaha Xenter é a minha favorita acho que até consigo fazer bons consumos com ela.
    A Daelim S3 é aquela que eu acho que se gostar muito de andar de scooter serve para todos os fins, o grande problema talvez seja o consumo, acho que a nível de fiabilidade não haverá grande problema, pelo que li quem tem está satisfeito.
    Da Yamaha Xenter e da Daelim S3 já li os seus ensaios. Gostei muito, são sem dúvida uma grande ajuda. Parabéns.
    Será que me pode ajudar na escolha? Estarei no caminho certo?

    Cumprimentos

    António Silva

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  33. Olá António, bem vindo.

    Entre essas 3 motos, não tenho dúvidas quando afirmo que a S3 é muito mais scooter que as outras duas, basta pô-las ao lado uma das outras.

    Se estivesse no teu lugar a minha escolha seria a S3, mais moto, mais espaçosa, e com melhores performances. A única coisa que fazia na S3 era trocar os pneus por uns de boa qualidade, pq os que ela trás, não valem nada sento até responsáveis por alguns "problemas" tais como vibrações.

    Tanto a PCX como a Xenter são duas excelente scooters (ou não fossem japonesas, só que são citadinas a 100%. Claro que também saem das cidades, como podemos constatar diariamente, mas... nessas condições a S3 é muito superior.

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    1. Apesar do seu conselho mas baseado na suas analises, optei por comprar a Yamaha Xenter. Já fiz perto de 400 km e estou a gostar. Tenho andado devagar (70km/h ocasionalmente chego aos 90 km/h) porque não tenho experiência de motas e não quero forçar o motor.
      Obrigado pela ajuda.

      Cumprimentos

      António Silva

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  34. Boas companheiro

    Parabéns pela máquina!


    Fazes bem em não puxar pela Xenter, pelo menos nos primeiros km. Uma rodagem bem feita é sinónimo de muitos e muitos km sem problemas.

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  35. Caro Veiga,

    Deixe-me antes de mais salientar todo o bom trabalho que faz neste blog, e que sem este porventura muito menos scooters andariam na estrada como vemos hoje.

    Também eu depois de ler por várias vezes toda a informação que aquei coloca, invariavelmente muito mais útil e necessária que todo o resto de informação colocada quer por concessionários, stands e afins, acabei por adquir um Daelim S3 versão tuouring, de cor branca.

    Deixe-me que lhe diga, depois de andar pela primeira vez, foi como se tivesse acabado de ler o seu ensaio, até ao mais pequeno promenor, mais uma vez parabéns.
    estou contente com a máquina, faço 80 kms por dia, e o que poupo e m combustível e chatice vale bem a pena.

    Tenho uma questão a colocar, a minha "branquinha" fez agora 1200kms, no entanto ontem pela manhã deixou de ter médios, mas da parte da tarde ao arrancar para casa já os tinha, hoje voltou a acontecer o mesmo, infelizmente a RGmotor encontra-se de férias, já falei com o Sérgio(simpatia em pessoa) mas só regressam dia 10/09. Estou a pensar ir até à motojet, mas já li tanta coisa que até tenho receio de lá ir e me chatear.

    Tem conhecimento desta situação com mais alguma S3, começo a ficar preocupado, uma vez que já me vou ter de ir habituando aos salpicos de anti-congelante.

    Cumprimentos

    Júlio Pereira

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  36. Tenho de 17 anos e vivo no Porto , irei diariamente entrar em estradas e fazer uns 10 km's não queria gastar mais de 3.000 euros numa scooter. De longe a longe irei fazer viagens de 100 km's. Por menos de 3.000 euros são praticamente todas citadinas , gostava de receber um conselho seu para tomar uma decisão . Estou mais virado para a S3 , mas nada como falar com uma pessoa que percebe mais do que eu e receber alguns conselhos .

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    1. Bem vindo Anónimo de 17 anos.

      Em relação à Daelim S3, é uma excelenter scooter, e ficas bem serviço, pois tanto dá para as pequenas voltinhas do dia a dia, como para viagens maiores.

      Sendo tu do Porto, já conheces, o Clube Maxiuscooters do Norte?

      Vai a www.clubemaxiscootersdonorte.com, faz o teu registo e faz-te membro.

      NO CMN existem muitos companheiros que possuem a S3. Lá podes ler os diários de bordo de cada um deles, assim como tirares todas as dúvidas.

      O CMN realiza um encontro semanal, aos sábados, a partir das 15 horas,no cais Gaia.

      Aparece, assim vais ter a oportunidade de conhcer muitos apaixonados por scooters, vê-las ao vivo e a cores e tirares todas as tuas dúvidas.

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    2. mas gosto também da Honda Pcx é mais economica , a minha duvida é será que ela aguentaria uma viagem de 100 km's seguidos ?
      sim conheço e tenho visto vários foruns desse clube mas nunca me tornei membro . e desculpe não ter mencionado o meu nome , chamo me Diogo .

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    3. Boas Diogo,

      desculpa só agora responder mas por vezes o tempo não chega para tudo.

      A PCX é uma excelente scooter e claro que faz muitas viagens de 100 km, sem problemas.

      Aliás, todas as 125, fazem grandes viagens sem problemas desde que se saiba respeitar as sua limitações.

      No caso da PCX, é algo cansativo, pois não é das scooter mais confrtáveis, culpa do comportamento dos amortecedores traseiros, algo arcaicos.

      Claro que se viajares com dois, o cansaçao será maior, pois tanto o condutor como o pendura viajarão mais apertados.

      No entanto, fazendo a coisa sem stresses, sempre presas e parando diversas vezes, tudo se faz.

      Existem scooters 125, superiores, no que toca a conforto e performances, mas não são tão económicas.
      É como te disse, nada como veres que uso lhe vais dar. No entanto digo-te já que depois de começares, não páras e vais querer sempre viajar para mais longe e aí sim começarás a ver que a PCX, não é a melhor scooter para se fazer viagens grandes. Faz sem problemas, mas existem melhores.

      Agora na cidade, é a rainha, sem dúvida!

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  37. Boas Júlio,

    Esse problema, provavelmente é a lâmpada nas últimas, ou algum problema de encaixe/ligação que está fazer mau contato.

    Em relação à Motojet, tal como já escrevi algmas vezes, no primeiro contato o Sr, Joaquim pode não ser a pessoa mais simpática do mundo, no entanto, depois de o ficarem a conhecer, tenhoa certeza que ele só não ajuda quando n pode mesmo. Sei de várias situações, em que ele saiu de casa durante a noite ou mesmo no fim de semana para ir desenrrascar cliente. Quanto são os que fazem isso?

    O que acontece é que existe malta que pecam muito na forma como tratam as pessoas, algumas chegando ao cúmulo de serem mal educadas. E quando é assim claro que o Sr. Joaquim, não é e nem pode ser a pessoa mais acessível e educada.

    Atenção, não estou aqui a defender o Joaquim, ou o Manuel ou o António. Falo sobre a minha própria experiência com ele, que não podia ser melhor e também de muitos companheiros que conheço que têm Daelim e estão satifeitos com a Motojet.

    No entanto, em relação ao teu problema, podes passar por lá, no entanto dúvido que, por ser 6ª feira, ele vá mexer na tua moto, pois como se sabe as 6ª feira são dias sempre muitos complicados para as oficinas,sejam eles quais forem.
    Podes sempre tentar....

    Dia 10 já é 2ª feira, por isso até lá...

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  38. Olá a todos,
    Sou novo nestas andanças das motos, e a mainha experiência resume-se a meia duzia de passeios nos meus tempos de estudante do secundário...
    Atualmente resido em Odivelas e trabalho em Lisboa. O meu trajeto diário é de +- 40 kms, pela CRIl e Av. Brasilia até Alcântara. O objetivo é arranjar uma scooter dó género da S3, Sym GTS ou Kymco DT, tendo também pensado na Honda PCX.
    Pelo que já li por aqui, a GTS é a mais "completa" no entanto e dentro da gama de preços, parece-me que a Daelim S3 apresenta uma excelente relação preço/qualidade, pelo que é nela que recai a minha preferência.
    De momento tenho só 2 ou 3 dúvidas: tamém há a S2, que custa menos 600 eur que uma S3, quais as principais diferencas? Tendo em conta que uma S3 nova custa +- 2700 eur, faz sentido que usadas ou semi-novas com +- 5 mil km's custem apenas menos 500/600 eur? E compensa? E por último, já sei que o equip base engloba capacete, casaco e luvas, quando procurar tenho que ter em conta alguma especificidade?
    Obrigado pela atenção que este comentário mereceça e parabéns pela escrita, clareza e paixão de pensamento.

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    1. A S3 é uma excelente scooter, só que já vai ficando algo desatualizada, quando comparada com scooters de outras marcas e principalmente com a sua irmã S3.

      Quanto ás usadas, a enorme procura que existe atualmente de motos e scooters de 125 cc, fez com que os seus preços inflacionassem bastante.

      Além de que, se uma scooter tem apenas 5 mil km e foi bem estimada, é uma scooter praticamente nova.

      Com alguma paciência conseguem-se bons negócios com particulares, mas é como digo é preciso ter alguma paciência e regatear um pouco.
      Já se for em stand, é sempre mais cara, primeiro pq eles estão ali é para ganhar dinheiro e depois pq um stand tem outras obrigações que um particular não tem.

      Procura nos divesoss sites de vendas em 2ª mão, pois conseguem-se negócios bastante interessantes.

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    2. Já me esquecia.

      Em relação ao equipamento, convém que tenha um mínimo de qualidade pois quem o vai usar és tu.

      Um bom capacete é sempre uma grande segurança, em caso de queda, além de que, deve ser confortável, ter uma viseira que permita ter boa visibilidade e mto importante um bom angulo de visão lateral (muitos esquecem-se disto!, o blusão deve ser impermeável e de preferencia com forro amovível.

      Umas boas luvas que protejam as mãos e os dedos, de preferência quentes e impermeáveis (senão no Inverno é um sofrimentos do caraças!, mas que permitam ao mesmo tempo teres sensibilidade nas mãos para assim poderes conduzir com toda a segurança.

      Calças impermeáveis, que nãod eixem entrar água e que tb poderás usar nos dias mais frios por cima das calças.

      No frio, uns colants ou até mesmo umas ceroulas, dão um jeitão do caraças. Nada como andarmos de moto quentinhos!

      Quanto ao calçado, poderia dizer-te que umas botas de moto é o ideal, mas como o dinheiro anda caro, umas botas que tapem os tornozelos e de preferência com biqueira de aço, são as que uso e até agora não me posso queixar até pq memso na chuva, não deixam entrar água.

      Nada como dares uma volta por lojas que vendam equipamento para motociclistas e veres o que há.

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    3. Obrigado pela resposta, Veiga!
      Agradeço todas as dicas e sugestões, como disse no início, sendo novos nestas coisas das scooters e maxi-scooters, por isso é que considero seriamente a compra entre a S3, GTS e PCX (diferente, eu sei...), sendo o objetivo principal o uso durante a maior parte do tempo seco. Pois no Inverno e com chuva, ando com a minha carrinha, como comodista que sou... Por isso é que em termos de equipamento, apenas penso no capacete (Nau? AGV? aberto modulavel?), casaco e luvas.
      Em termos de orçamento não queria ultrapassar os 2M, razão pela qual tenho visto usadas, e considerando tb a PCX. Vou vendo...
      Curiosamente ontem sentei-me numa S3 que está à venda na Norauto por 2599€, o que até é inferior ao do site da marca. Gostei da posição de condução e do meu "encaixe" no conjunto, para além do look que é girissimo! Só falta experimentar...
      Até breve...

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    4. Ficas bems ervido com a Se, no entanto, deixa-me dar-te um conselho.

      Mediante informações dadas por companheiros que compraram scooters, tando Daelim como de outras marcas, comprar motos na Norauto, costuma ser problématico.

      Muitos problemas com a entraga de documentação, problemas com as garantias, problemas com peças etc, etc. Por muito que eles digam, quando vais lá para veres ou comprares as moto, o certo é que não possuem mecanicos de motos, mas sim mecanicos de carros que dão um jeito nas motos. Enquantoe stá tudo bem com a moto que compras, tudo corre, bem. O pior é quando a garantia tem de ser adicionada por algum motivo. E claro se o problema que a tua moto, for elétrico ou eletrónico, estás mesmo tramado.

      Da uma volta pel net e verás o que encontras sobre a assistência técnica da Norauto, isto em relação ás motos, claro.



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    5. Olá Veiga,
      Obrigado pela dica, apenas fui à Norauto porque por acaso quando ia às compras olhei para a montra e reparei que era uma S3! Por acaso têm lá a "coleção S", a S1, S2 e S3, mas fui lá apenas para me sentar na moto e ambientar, quando comprar não tenciono ser lá, se for nova será numa casa especializada como as que já indicaram aqui. Quanto à S3... adorei! A princício parece um pouco "volumosa" mas depois de me sentar, as maos caem naturalmente no guiador e tudo fica à mão. Gostei muito...
      Por isso vou vendo, mas já estou com o bichinho...
      Abraço e obrigado!

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  39. Obrigado pela informação, pois estou a pensar comprar uma e é sempre bom ler as opiniões dos companheiros mais experientes
    Fernando Abreu

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  40. boas,

    chamo-me Júlio e possuo uma S3 que até à data só me tem colocado um sorriso de cada vez que pego nela, e faço todos os dias Mafra-Lisboa e vice-versa.

    Já circulei com ela com chuva, mas gostaria de saber se algum dos companheiros tem conhecimento de uma proteção para pernas que se ajuste a esta, ou se mesmo existe o acessório oficial.

    Tenho receio de adquirir um aceesorio que depois não se ajuste ou tenha de efectuar invenções.

    abraços a todos.

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  41. Viva
    bom blog
    Gostava de partilhar q tenho uma S# desde Novembro do ano passado e com a qual fiz recentemente os 11000km... Todos os dias a rolar. Continuo satisfeito e a recomendar esta scooter.
    Só tive os seguintes problemas: o arranque estava a perder força mas isso resolveu-se facilmente com a substituição da vela. O banco está a descoser um pouco num dos lados e parti já uma pega traseira porque lhe pus uma mala top case de 45l e um dia abusei no peso e a pega rachou. mas de resto... sempre a andar faça chuva ou faça sol! esqueçam o lirismo dos 130km/h de ponta que prai de vez em quando falam... 120 tudo bem mas mais que isso só a descer e a esforçar estupidamente o motor com o ponteiro colado...
    qm qiser mais dicas é só apitar.
    qual pcx qual quê... são minusculas e cromadas e bastante mais basicas... a GTS é mais confortavel mas menos veloz e sem o poder de travagem da S3. Aliás é a unica coisa q a daelim devia melhorar:o conforto da suspensão muito dura...
    MC

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    1. Estou de acordo os 120 é a velocidade atingida sem que o ponteiro das rotações passe os tracinhos. A mota chega realmente aos 130 se for a descer e tiver algum peso em cima. com os meus 57 kg não chega a tal velocidade mas atinge com bastante facilidade os 120km/h. bons passeios é o que a todos desejo

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  42. ola eu sou um novo amante de maxi scooter e vou agora comprar uma ,mas estou indeciso entre a SYM e a DALIM S3
    o que podem aconselhar ,é a primeira vez que tenho mota

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  43. São duas excelentes scooters embora na nossa opinião, a Sym esteja num patamar acima, no que diz respeito à fiabilidade e conforto e tb no valor como usada.

    No entanto, o melhor é dares uma volta em cada uma delas e aí sim poderás ver qual é a que "vestes" melhor.

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