terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Valentina - Revisão grande!

Como já tinha comentado, a Valentina, mais dia menos dia iria visitar a Migtec para fazer uma revisão "grande", pois os 73 mil km que ela já rodou, aqui e ali já se faziam notar.

Fica aqui o resumo:


Antes das 9 da manhã e debaixo de chuva intensa, já a Valentina estava à porta da Migtec.


Mal entrou, lá foi ela para o "pedestal".




Mestre Carlos ao vê-la, atirou-se logo a ela, começando a despi-la!




Assento retirado...




E toca a retirar a suspensão dianteira!




Ops...




Cá está o Mestre Carlos a tratar das suspensões da Valentina!




Ora toca a desmanchar...




Esta bainha deu algum trabalho... 




Tudo bem lavadinho...




Até foi construída, na hora, uma ferramenta especial, para a montagem das bainhas!




Óleo novo...




Cá estão elas, prontas, para serem colocadas outra vez na Valentina.






Só falta o guarda-lamas e a roda...




E já está!




A seguir, Mestre Carlos atirou-se de corpo e alma, à transmissão da Valentina!






Cá está, tudo à vista!



A correia, tal como se esperava, já apresentava evidentes sinais de desgaste e fadiga.




Toca a desmanchar...




Tudo desmanchado e pronto a ser trocado por peças novas!




Roletes com 31 mil km...



Aqui nota-se bem o desgaste... afinal sempre são 73 mil km e por isso mesmo levou uma peça nova. 





E... tudo no sítio!




A seguir, foi desmontada a roda traseira...




... para que fosse colocado um rolamento novo na roda traseira. 

Por acaso, o que lá estava ainda podia rodar muitos quilómetros, pois estava em bom estado, mas... fiz questão que levasse um rolamento novo, pois o da roda dianteira já tinha sido trocado aos 67 mil km. 
Nada como andar descansado...




Com a roda traseira fora, aproveitou-se para fazer a substituição dos amortecedores traseiros, esses sim já em fim de vida!




Já está!

A seguir foi colocado um filtro de ar novo, trocados os óleos do motor e da transmissão, afinadas as válvulas...




E... ficou pronta!

No regresso a casa e apesar do piso molhado que obrigou a rodar bastante devagar, deu para sentir algumas diferenças. 

Ao nível da transmissão, as vibrações que se sentiam, simplesmente desapareceram, estando bastante mais suave, principalmente no arranque.
Antes, quando se desligava o motor, já se sentia uma espécie de "pancada" proveniente da zona da transmissão que simplesmente... desapareceu.

Quanto às suspensões apesar de ter andado a baixa velocidade, deu para sentir a scooter com um comportamento mais "justo", mais colada ao chão. mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação. 

Passando por lombas, enquanto antes era sacudido, agora, sente-se o amortecimento, o que antes não acontecia, mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação.

Mas só quando as condições meteorológicas melhorarem é que poderei aferir das reais diferenças do comportamento da Valentina.

Até já...

6 comentários:

  1. EM QUANTO FICOU O ESTRAGO AMIGO VEIGA

    ResponderEliminar
  2. grande revisão! Será que qualquer pessoa pode assistir às operações feitas durante a revisão?

    ResponderEliminar
  3. Amigo veiga quanto gastou José antonio lobo

    ResponderEliminar
  4. Uma revisão a fundo que obrigou a ir ao fundo da carteira.
    Abraço Companheiro

    ResponderEliminar
  5. A pedido de muitas famílias, cá vai:

    Esta revisão ficou à volta dos 400 euros mais o custo da correia que foi comprada no exterior.

    Quanto ao feeedback da correia bando, o que posso dizer é que é excelente, pois quanto a durabilidade é extamente a mesma da correia de "origem" e quanto ao comportamento, no caso da GTS é bastante melhor, pois como já referi, devido ao facto de ser ligeiramente mais curta, poupa +/- 400/500 rotações ao motor,isto circulando à mesma velocidade, comparando com a correia original, aumentando ainda ligeiramente a velocidade máxima em 5 km/h.

    ResponderEliminar