sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Rieju City Line 125i / 300i - Apresentação


Com um design moderno, apesar de poder ser enquadrada na classe das scooters GT, a City Line é uma scooter de dimensões compactas, perfeita para um uso citadino, sem no entanto se negar a percursos suburbanos ou até viagens mais longas, principalmente na versão mais potente.


Informação completa, aqui:



Passerelle - Valentina


Sessão fotográfica - 30/01/2014

Nome - Sym GTS 300i Evo

Nome artistíco - Valentina

Data de nascimento - Setembro de 2009

Habilitações literárias - 73 mil km

Hobbies - Passear, viajar, fazer jogging e maratonas.

Sonho - Chegar aos 200 mil km.
























Carlos Veiga (2014)



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A boa e "velha" Valentina está de volta!


Como sabem, a Valentina fez uma revisão a "sério" onde levou tudo o que precisava, isto falando da parte física e esquecendo a parte estética, como é óbvio.

Amortecedores novos atrás, suspensão da frente recarregada, correia roletes e prato da transmissão novos, e claro, óleos e filtros a condizer.

Depois de ter feito a revisão e devido a ter andado muito atarefado entre testes de carros e motos, pouco ou nada andei com a Valentina, até hoje.

A Valentina estava estacionada nas instalações da Honda Portugal, na Abrunheira à exatamente 1 semana e hoje foi dia de entregar a Honda que andava a testar e trazê-la de volta. Claro que é escusado dizer que apesar de ter ficado uma semana ao relento (debaixo de telha) e ter levado com os ares noturnos da serra de Sintra, o certo é que, como sempre, pegou à primeira.

Se para lá apenas tinha levado com uns pingos de chuva, enquanto me equipava e o motor da scooter aquecia ia pensando na molha que me esperava, pois os poucos raios de sol que teimosamente conseguiam furar as nuvens deixaram de o fazer e  o céu estava carregadinho de nuvens escuras e sombrias prontas para descarregar mal eu colocasse as rodas da Valentina no IC19.

E não é que foi isso exatamente o que aconteceu. Mal entrei no IC19 em direção a Lisboa, pimbas que lá vai disto!
Litradas de água e a Valentina, como sempre, a navegar, como se nada fosse com ela.

Ainda tinha esperança que a coisa acalmasse, pois tinha de de deslocar a vários locais em Lisboa, regressar pelo IC19 à Abrunheira, voltar outra vez a Lisboa e finalmente apontar a quilha da Valentina em direção a Linda-a-Velha, para ir almoçar.

É caso para dizer que foi uma ótima manhã dedicada à natação!

Eu e a Valentina fizemos o IC19 em estilo "bruços", depois voltinhas em Lisboa com direito a descer a Av. da Liberdade em estilo "mariposa", voltando a subi_la, agora "nadando de costas" e novamente o IC19 num rapido "crawl" pois tinha hora marcada na Abrunheira.

O regresso, pensando eu que seria efetuado já com sol, foi em modo escafandro, tal a carga de água que caiu, no regresso a casa.


Resumindo, a GTS voltou a ser a Valentina de sempre e só posso dizer, "abençoada" revisão, pois só mesmo quando voltamos a andar numa scooter em condições é que vemos as condições em que andávamos. Refiro-me concretamente à ciclística, onde a troca dos amortecedores traseiros e o rejuvenescimento da forquilha dianteira, transformou completamente o comportamento da Valentina, ou seja, voltou a ser o que era. Agora sim, sinto um pisar sólido e curva de forma bastante mais segura mesmo com o piso bastante molhado apesar de que, nestas condições, bem posso estar a conduzir a moto mais segura equipada com os melhores pneus do mundo que o meu andamento é sempre o mesmo: devagar, devagarinho e às vezes... parado!

Isto tudo para dizer que estou muito contente com a Valentina, pois está ótima, o que me leva cada vez mais a pensar que o mais certo, é a minha próxima viagem ser efetuada com a GTS, ficando a XJ900 na garagem, tapadinha e à espera de outros passeios!

Carlos Veiga (2014) 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A GNR informa:



Condições adversas do estado do tempo 

A proteção começa em todos nós! Assim e face à previsão do agravamento das condições do estado do tempo (AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE), a Guarda Nacional Republicana relembra a todos que deverão ser adotados os seguintes comportamentos de autoproteção, tendo em conta que poderão ocorrer possíveis acidentes junto à orla costeira:

- Não atravesse zonas inundadas, de modo a evitar o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

- Tenha especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas; 

- Adote cuidados redobrados nas atividades relacionadas com o mar ou que ocorram nas suas proximidades, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil (disponível em: http://bit.ly/M8PSSJ) e Forças de Segurança.

Fonte: GNR

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Honda PCX - Idling Stop

Como funciona o "Idling Stop", vulgo "Start & Stop", da Honda PCX:



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Operação Mercúrio - 22 de Janeiro


A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre as 08:00 e as 20:00 horas de amanhã (dia 22), a fiscalização do controlo de velocidade, orientando as ações para as estradas nacionais, regionais, municipais e vias situadas no interior das localidades onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação.

A GNR continua determinada em seguir a sua estratégia de prevenção da segurança rodoviária, empenhando todos os seus recursos humanos e materiais na contínua diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária. 

Fonte: GNR

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Valentina - Revisão grande!

Como já tinha comentado, a Valentina, mais dia menos dia iria visitar a Migtec para fazer uma revisão "grande", pois os 73 mil km que ela já rodou, aqui e ali já se faziam notar.

Fica aqui o resumo:


Antes das 9 da manhã e debaixo de chuva intensa, já a Valentina estava à porta da Migtec.


Mal entrou, lá foi ela para o "pedestal".




Mestre Carlos ao vê-la, atirou-se logo a ela, começando a despi-la!




Assento retirado...




E toca a retirar a suspensão dianteira!




Ops...




Cá está o Mestre Carlos a tratar das suspensões da Valentina!




Ora toca a desmanchar...




Esta bainha deu algum trabalho... 




Tudo bem lavadinho...




Até foi construída, na hora, uma ferramenta especial, para a montagem das bainhas!




Óleo novo...




Cá estão elas, prontas, para serem colocadas outra vez na Valentina.






Só falta o guarda-lamas e a roda...




E já está!




A seguir, Mestre Carlos atirou-se de corpo e alma, à transmissão da Valentina!






Cá está, tudo à vista!



A correia, tal como se esperava, já apresentava evidentes sinais de desgaste e fadiga.




Toca a desmanchar...




Tudo desmanchado e pronto a ser trocado por peças novas!




Roletes com 31 mil km...



Aqui nota-se bem o desgaste... afinal sempre são 73 mil km e por isso mesmo levou uma peça nova. 





E... tudo no sítio!




A seguir, foi desmontada a roda traseira...




... para que fosse colocado um rolamento novo na roda traseira. 

Por acaso, o que lá estava ainda podia rodar muitos quilómetros, pois estava em bom estado, mas... fiz questão que levasse um rolamento novo, pois o da roda dianteira já tinha sido trocado aos 67 mil km. 
Nada como andar descansado...




Com a roda traseira fora, aproveitou-se para fazer a substituição dos amortecedores traseiros, esses sim já em fim de vida!




Já está!

A seguir foi colocado um filtro de ar novo, trocados os óleos do motor e da transmissão, afinadas as válvulas...




E... ficou pronta!

No regresso a casa e apesar do piso molhado que obrigou a rodar bastante devagar, deu para sentir algumas diferenças. 

Ao nível da transmissão, as vibrações que se sentiam, simplesmente desapareceram, estando bastante mais suave, principalmente no arranque.
Antes, quando se desligava o motor, já se sentia uma espécie de "pancada" proveniente da zona da transmissão que simplesmente... desapareceu.

Quanto às suspensões apesar de ter andado a baixa velocidade, deu para sentir a scooter com um comportamento mais "justo", mais colada ao chão. mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação. 

Passando por lombas, enquanto antes era sacudido, agora, sente-se o amortecimento, o que antes não acontecia, mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação.

Mas só quando as condições meteorológicas melhorarem é que poderei aferir das reais diferenças do comportamento da Valentina.

Até já...