quinta-feira, 7 de março de 2013

Correia de Transmissão para Sym GTS 300i Evo



Já passaram quase 3 mil km desde que montei na Valentina (Sym GTS 300i Evo) a correia de transmissão da Bando.

Como disse na altura, era um teste que ia fazer, pois não sabia se a mesma iria alterar o comportamento da scooter assim como consumos para já não falar na sua durabilidade. E foi por estas mesmas razões, que preferi não revelar onde se poderiam adquirir, pois imagem que depois a correia dava problemas, o que iria acontecer? O Veiga isto e o veiga aquilo!

Passaram quase 3 mil km (tenho andado muito pouco de scooter, é verdade!) e o certo é que o comportamento do sistema de transmissão continua o mesmo, arranques suaves, ótimas recuperações, excelente velocidade de cruzeiro e máxima e consumos iguais.

Como já tinha referido noutro artigo, esta correia da Bando é ligeiramente mais curta que a correia original da Sym (que tb é Bando!), o que faz com que o motor não precise de tanta rotação para arrancar e que para as mesmas velocidades, trabalhe a menos rotações, mais concretamente menos 400/500 rpm.

Isto faz com que, por exemplo rodando a 100 km/h, com a correia de origem o motor rode a 6000 rpm, enquanto que com esta correia, rode a 5500/5600 rpm, havendo uma importante diminuição nas rotações para a mesma velocidade.

O mesmo se reflete na velocidade máxima da GTS 300, que como sabem é conseguida às 8500 rpm, com o motor no corte, atingindo 150 km/h. Com esta correia ligeiramente mais curta, a GTS atinge 155 km/h no corte.

Claro que muito mais importante que a velocidade máxima é o facto de agora, para as mesmas velocidades, rodamos com menos rotações, o que significa poupança de motor e combustível.

Quanto ao consumo, sinceramente ainda não notei grande diferença, mas tenho de levar em conta que estamos no Inverno, onde habitualmente os consumos aumentam, assim como não tenho feito os percursos que fazia normalmente.

Sendo assim e tal como tinha prometido, aqui fica o nome da empresa que importa para Portugal estas correias, ressalvando no entanto que a troca de uma correia de origem, por esta ou outra qualquer é da INTEIRA RESPONSABILIDADE de quem o faz, ou seja, se as coisas correrem mal, depois não venham dizer que o Veiga isto ou aquilo! A responsabilidade é apenas e só vossa!


Rua Jorge Colaço, 34 A/B Lisboa (transversal da Av. do Brasil, junto ao stand da Opel)

Acesso direto ao site:     EUROCORREIAS




1 comentário:

  1. Obrigado por partilhares o link, vou pedir informações para minha scooter

    Abraço

    ResponderEliminar