sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Cuidar da Valentina...
Mais uma vez e como é habitual, levei a Valentina ao "sinhori dôtori", que é o mesmo que dizer, à oficina do Miguel Nabais, a Migtec.
Como já aqui referi, desde que acabou a garantia, passei a ser eu a gerir a manutenção da Valentina e se algumas coisas vou eu fazendo, tais como mudar o óleo, filtro do ar, vela, etc, outras, mesmo sabendo fazê-las (nem todas, claro!), prefiro deixar que sejam os profissionais da Migtec a pôr a mão na massa, do que eu... inventar.
Assim, tenho a certeza que o trabalho é bem feito, tal como sempre acontece.
Saí de casa eram 8h30 e chovia que se fartava. Na esperança que acalmasse, ainda passei pelo café, para beber uma "bica" e... de repente, sol!
Epá, vamos embora, antes que comece a chover outra vez! Vesti o fato de chuva, enquanto a Valentina aquecia, capacete na carola, luvas calçadas, portão da garagem aberta e... lá vou eu! O piso molhado e os pneus ainda frios da scooter, faziam com que... se eu fosse a pé, de certeza que ia mais rápido, mas como se costuma dizer, o "seguro morreu de velho"...
Chego à Migtec e... começa a chover outra vez e com grande violência! Obrigado S. Pedro!
Como a ida da Valentina já estava marcada, foi chegar e... num instante já estavam de volta dela.
Primeiro, trocar a correia da transmissão e aproveitar para dar uma vista de olhos ao desgaste da poli (já se nota algum calo!) roletes e calços da embraiagem.
A poli só foi limpa e desengordurada, tal como os roletes, que estão como novos e já têm 18 mil km em cima! Por isso, quando ouço e leio que em muitas scooters mudam os roletes sempre que mudam a correia... sinceramente ou a qualidade desses roletes é muito fraca ou então, algo de errado se passa!
Quando chegou a altura de tratar dos calços da embraiagem, que também já mostram algum desgaste, quando eu disse que "provavelmente precisavam de uma lixadela"... aprendi mais uma coisa:
Os calços de embraiagem nunca devem ser lixados. mas sim limpos com um esfregão "verde", daqueles que usamos nas nossas cozinhas!
Explicaram-me que além da lixadela provocar desgaste, poderá fazer acidentalmente algum desgaste mais acentuado aqui ou ali, conforme se faz mais ou menos força, o que, em vez de atenuar as vibrações, ainda iria fazer com que estas fossem mais sentidas! Mais uma boa dica, sem duvida!
Calços montados, correia no sítio e ligar o motor para ver se está tudo a funcionar como deve ser. uma ou duas aceleradelas e ok, está pronto.
Em relação à correia, não coloquei a original da Sym, mas sim uma que comprei numa loja especializada em correias.
Acho um exagero o preço da correia da GTS 300 Evo e como dinheiro é o que menos tenho, então decidi colocar uma correia, que não Sym, para experimentar.
Convém informar que esta correia é da mesma marca da correia da Sym, ou seja é da Bando.
No percurso que fiz até casa, não deu para tirar conclusões nenhumas pois, com o piso escorregadio como estava, foi "devagar, devagarinho e parado"!
Sobre a correia, irei aqui relatando o seu comportamento, pois vou estar atento a tudo, principalmente ao desgaste, para saber se realmente vale a pena ou não.
Entretanto, aproveitou-se para ver o nível do óleo da transmissão e está tudo ok.
Sistema de transmissão tratado e estava na hora de cuidar dos travões.
Primeiro, ver as pastilhas. Os dois jogos da roda dianteira tinham sido mudados à 18 mil km e... ainda estão +/- a meio uso, por isso não foi preciso trocar e ainda fazem alguns milhares de km.
Já as pastilhas de trás... estavam no fim, como podem ver na foto. Mais meia dúzia de travagens e... estavam no ferro e a estragar o disco! Mas a "coisa" estava controlada e eu sabia qual o seu estado.
Pastilhas traseiras mudadas, chegou a altura de trocar o óleo dos travões. Começou-se pela roda de trás e então passou-se para o travão da frente que como se sabe, possui duas bombas de travão, devido ao CBS.
As tampas dos pequenos depósitos do óleo dos travões, assim como as respetivas borrachas, foram devidamente limpas e montadas de novo.
Tudo no sítio, tudo apertado como deve ser e já está!
No regresso a casa e apesar de não ter feito um uso intensivo dos travões, deu para perceber que o "toque" nas manetes, ficou mais suave, ao contrário do que estavam antes, duros como cornos!
Pronto, travões revistos e se tudo correr bem, no princípio do ano, irá ser mudado o óleo da suspensão dianteira e quem sabe, perca a cabeça e coloque uns amortecedores novos atrás. Tudo depende da troika...
De resto... venham mais km!
Boa report. ;)
ResponderEliminarBoas curVas.
bela reportagem
ResponderEliminarparabéns
está pronta para mais uns kms
Boas! Fiquei curioso com a colocação da correia, aguardarei novidades sobre o assunto. Foi uma excelente reportagem, é sempre bom para a malta aprender com quem sabe.
ResponderEliminarNada como uma boa revisão para dar descanso ao coração e força na mão!
Boas curvas