Como muitos sabem, sou contra "mexidelas" em tudo o que seja mecânica ou parte elétrica nas motos/scooters.
Muitos portugueses, levados ainda um pouco pelo espirito que reinava nos anos 70 e 80, onde se modificavam as pequenas 50 a torto e a direito, apenas "porque sim", continuam hoje em dia a fazerem o mesmo.
Ok, uma ponteira de escape com um ronco mais viril, modificações estéticas quando bem executadas, até não desgosto, mas quando as transformações vão mais longe do que isso, normalmente o resultado a curto/médio prazo é quase sempre negativo.
Vejam o caso desta Sym GTS 250, cujo dono decidiu colocar mais uns leds na scooter.
Não se sabe o que é que ele fez de errado, mas o certo é que ao fim de poucos km, começou a fumegar e o resultado está à vista: provavelmente alguma ligação mal feita, ou outra coisa qualquer, mas o certo é que a frente da scooter simplesmente derreteu!
Valeu a pena?
Provavelmente a esta hora ele está a pensar que devia ter mantido a GTS, como estava!
E eu concordo com ele!
É por estas e por outras que resolvi seguir desde cedo os teus conselhos e pouco ou nada ter alterado na minha GTS.
ResponderEliminarPara quem estiver a ler, aceitem um conselho técnico de quem sabe.
ResponderEliminarPara uma tensão de 220 V, uma lâmpada de 55 w consome 0,25 Anperes
Para uma tensão de 12 V, consome 4,5 Amperes, Obrigando a um fio com secção de 1,5 mm a 2 mm o mínimo de espessura.
Imaginem os amperes desta forma: temos um tubo da água de uma polegada, que debita 12 litros por minuto, de um depósito a 5 metros de altura.
A pressão exercida no tubo de uma polegada para debitar os 12 litros é maior do que num tubo de 2 polegadas.
Conclusão: quanto maior a amperagem, mais grosso o fio terá de ser para evitar o aquecimento ou derreter, e permitir a passagem de corrente.
O sistema elétrico das nossas scooters têm uma margem muito pequena de reserva para outras instalações, até o uso excessivo do isqueiro para uso de Mp3 ou Gps pode sobrecarregar o sistema, tenham sempre em atenção ao consumo do aparelho que ligam ao isqueiro.
E nunca, mas nunca andem com as duas luzes acessas médios e máximos ao mesmo tempo, nas GTS colocando o botão no meio permite isso.
Mais uma luz de 55 w são mais 4,5 amperes.
Deixem-se de invenções e gozem o que têm.
Abraço
Conselhos são muito bem vindos e é mesmo o que dizes. Algo que é feito para trabalhar com determinada carga, quando essa carga é ultrapassada... o resultado está à vista!
ResponderEliminarVão por mim, tudo de origem...