segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Acidente Luís Carreira

Antes de mais nada um pequeno comentário. Tive comigo mesmo e pelas mais diversas razões uma luta, sobre se deveria colocar aqui este vídeo, ou não.


No fim resolvi que sim, que o deveria colocar, em honra do Luís Carreira mostrando que a causa do acidente não foi falha humana, mas sim técnica.

Pelos vistos e conforme já foi dito pela organização do GP de Macau a causa do acidente foi falha nos travões da frente da moto que ele pilotava.

Neste vídeo, dá para perceber pelo som e também pelas marcas que ficaram no chão (conseguem ver melhor se visualizarem o vídeo no tamanho maior), que ele tentou parar a moto apenas usando o travão de trás, pois os travões da frente não funcionaram.

O Luís Carreira fez tudo o que pôde... só que infelizmente... não chegou...

Descanse em Paz


Infelizmente, não foi o único acidente fatal, do GP. de Macau...



Depois destes dois acidentes mortais, algo terá de ser feito em relação à segurança nesta mítica prova de motociclismo/automobilismo.

3 comentários:

  1. Há mais "qualquer coisa". Vi, revi, em slow motion, frame by frame e retiro o seguinte:
    O condutor que vai à frente do Luís, vê-se desde a recta, chegar-se todo para a esq e fazer a curva por dentro e sair. Quando se vê o Luís, já vai chegado e muito dentro junto dos taipais e seguir em frente. Ora se fosse só dos travões frontais ele executava a mesma trajectória do condutor da frente, como manda as regras.
    Mas não. "Já vinha demasiado chegado" e sai de frente, sem chegar a fazer a curva.
    A minha humilde opinião acho que além dos travões pode ter sido também a direcção (ou saltou algo, partiu-se, etc..e ele tentou "emendar" mas infelizmente sem efeito. RIP.
    Mas gostava de ver TUDO desde o começo da recta com câmara frontal até passar para a "curva da morte". Mas tentei ver se havia algo assim no youtube…mas nada. Ficam as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida é muito estranho. O mais certo é ele já vir com problemas desde trás e daí a sua trajetória não ser a normal.

    Aquele som e o rasto deixado pelo pneu traseiro, pode indicar que estava sem travões à frente.
    O estranho é que nem reduziu nem nada.

    Mas também vir a 200 e tal carregar na manete e... nada... tudo se passa demasiadamente rápido para que se possa fazer seja o que for.

    Fosse o que fosse, infelizmente foi isso a causa do acidente e de ele já não estar entre nós.

    ResponderEliminar
  3. Veiga disse:
    "Mas também vir a 200 e tal carregar na manete e... nada...
    Desculpa, mas aquela curva a entrar a 200, nem penses. E para travar "só ali" já seria muito tarde. Nahhhh.
    Tal como o piloto anterior se vires melhor, ele entra por fora e sai a abrir…
    O "nosso Luís" sai disparado de frente e nem sequer se inclina para dentro.
    Muito estranho.
    Mas Veiga: O corpo do Luís pode já não estar entre nós.
    Mas cabe a cada um de nós, (penso eu) saber MESMO a razão, por ele, por nós, como forma de evitar/alertar a quem de direito, mais acidentes/mortes a quem fez/faz/fará do desporto motorizado uma forma de estar, gozar e viver a vida sempre no limiar do "impossível humano". RIP.

    ResponderEliminar