Podemos afirmar que o maior monumento de Piódão é a aldeia no seu todo, mas a Igreja Matriz (século XVII), dedicada a N. Sr.ª da Conceição, é um edifício interessantíssimo que testemunha a religiosidade dos habitantes. Pensa--se que, no local onde está actualmente edificada, teria existido uma pequena capela, da qual resta uma imagem calcária de N. Sr.ª da Conceição, colocada no exterior da actual igreja. Esta última sofreu várias obras de beneficiação, uma vez que os retábulos interiores datam do século XVIII e as obras de talha são da transição do século XIX para o XX, altura em que foi ampliada e remodelada e a sua frontaria construída e planeada pelo Cónego Nogueira. Ameaçava ruir e o restauro foi feito ao sabor do neo-barroco, ecléctico e romântico, muito comum na época.
É só pesquisar um bocadinho na net e já está, e as portas pintadas de azul diz-se que era a unica tinta que havia na loja da aldeia naquela altura é claro,abraços
Porque não a Igreja em xisto? Destoa do conjunto.
ResponderEliminarHá cada arquiteto......de mau gosto...
Por acaso também pensei o mesmo, mas lá ao vivo e a cores, a igreja branca, faz um contraste fantástico com as outras casas de xisto.
ResponderEliminarAqui está a resposta a vossa pergunta.
EliminarPodemos afirmar que o maior monumento de Piódão é a aldeia no seu todo, mas a Igreja Matriz (século XVII), dedicada a N. Sr.ª da Conceição, é um edifício interessantíssimo que testemunha a religiosidade dos habitantes. Pensa--se que, no local onde está actualmente edificada, teria existido uma pequena capela, da qual resta uma imagem calcária de N. Sr.ª da Conceição, colocada no exterior da actual igreja. Esta última sofreu várias obras de beneficiação, uma vez que os retábulos interiores datam do século XVIII e as obras de talha são da transição do século XIX para o XX, altura em que foi ampliada e remodelada e a sua frontaria construída e planeada pelo Cónego Nogueira. Ameaçava ruir e o restauro foi feito ao sabor do neo-barroco, ecléctico e romântico, muito comum na época.
É só pesquisar um bocadinho na net e já está, e as portas pintadas de azul diz-se que era a unica tinta que havia na loja da aldeia naquela altura é claro,abraços