Grande "estardalhaço" à volta da Valentina.
Quase dois meses após o diagnóstico, finalmente foi dia de montar a sonda lambda na Valentina.
Aproveitando uma manhã, lá fui eu mais o Ribeiro, para a garagem dele, armados em mecânicos e não é que ficou tudo montado e não sobraram peças?
Bom, devagarinho, lá fomos desmontando os tuperwares da Valentina, tomando os devidos cuidados para não misturar os parafusos que íamos desmontando.
Filtro velho & filtro novo!
Aproveitando a oportunidade, aproveitei para trocar também o filtro de ar, pois o que lá estava, já tinha 6500 km em cima e já estava bem sujo, como se pode ver na foto.
O coração da Valentina!
Claro que optei por trocar primeiro o filtro do ar, deixando que o motor arrefece, para então proceder à troca da sonda lambda... não estava com vontade nenhuma de tocar com os dedos no coletor do escape a ferver, além de que não se deve apertar ou desapertar nada, com o motor ainda muito quente.
Resumindo, custou mais trocar o filtro do ar do que a sonda, apesar desta estar bem escondida.
A sonda lambda avariada
Depois de tudo montado eis que chega o momento mais importante: o ligar o motor.
Faz-se silêncio, sustem-se a respiração, enquanto rufam os tambores, roda-se a chave, ouve-se a bomba da gasolina a fazer bzzzz... carrega-se no star e... rrrrrrrrrrrrrrrr.... lá está a Valentina a ronronar como sempre.
Ok, até aqui tudo bem, não se incendiou, não explodiu e o trabalhar está certinho... até parece mais certo (efeito placebo, quase de certeza!), uma, duas três aceleradelas ao de leve..., uma mais forte.... uma mais forte ainda e.... YESSSSSSSSSSSSSSSSSS a luz do EFI não acende!
Missão cumprida!
No final, enquanto se arrumava a ferramenta, a Valentina ficou a trabalhar, para ver se estava tudo bem... e estava!
Depois disto tudo, já rodei 62 km e... está tudo ok e... olhando para o escape, parece que está a começar a voltar a ficar cinzento... como estava sempre, antes da sonda lambda ter pifado.
Amanhã com a ida a Fátima já vou poder comprovar que está a "queimar" melhor ou não e tb quero ver se existe alguma alteração nos consumos, que ultimamente andava na casa dos 3,6 L / 3,7 L, ligeiramente acima dos 3,4 L, /3, 5 L que fazia muitas vezes.
Resumindo, trabalho feito nas calmas em duas horas, com muita conversa à mistura e algumas dezenas de euros poupados... em mão de obra!
Missão cumprida e "bora" fazer mais uns km!