quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E a Suzuki?

Quase que podia ser hilariante, se não fosse tão ridículo!

O que apresentou a Suzuki no Eicma 2011?

Esta... coisa:




Mas isto é o quê? Uma scooter para ir jogar Golfe?

Mas estes japoneses andam a fumar, ou a cheirar o quê? A relva dos campos de golfe?

Isto é o melhor que conseguem fazer?

Quer dizer, adormeceram completamente. Tiveram na gama Burgman e durante vários/muitos anos o domínio de muitos mercados e pelo que se vê, adormeceram completamente à sombra do sucesso.

Ninguém tira o valor ás excelente máquinas que são as scooters da Suzuki, mas...

Reparem por exemplo, na Burgman 125. É uma excelente scooter, das melhoras da classe, mas sinceramente acho-a feia. Da frente não gosto e em relação à traseira, acho-a mal desenhada e desproporcional, tendo em conta o tamanho da roda. E quanto ao equipamento, leva dez a zero, pois nem um simples conta-rotações tem. Senhores da Suzuki, não mexam na mecânica, pois é óptima, mas pelo amor de Deus, alterem o seu aspecto!

Depois temos a Burgman 400, que é exactamente o oposto. É uma belíssima scooter a nível de design, das minhas preferidas, no entanto na parte mecânica, deixa a desejar.
Para começar, temos o já tradicional problema na embraiagem. Por muito que digam, por muito que tentem disfarçar. está mais que visto que o sistema de embraiagem da Burgman 400 é um grande falhanço! Mudar a embraiagem aos 3/4 e 5 mil km? E as vibrações, que vão aumentando com o passar dos quilómetros?
Ah, coiso e tal, limpa-se a embraiagem e já não vibra! Pois, só que isso vai obrigar a mais visitas à oficina e a mais horas de trabalho, que como todos sabemos são pagas a peso de ouro!
Será que uma marca como a Suzuki, com todo o seu historial, não consegue fazer uma embraiagem decente para a Burgman 400? Ou literalmente "cagaram" no caso?
Porra, tenho uma scooter low-cost, a GTS 300, anda com um búfalo em cima, já passou dos 40 mil km, nunca mudou os roletes e, nunca tive problemas de embraiagem e as únicas vibrações que senti, foram sempre quando as correias de transmissão estavam nas lonas! Sinceramente, não percebo esta atitude da Suzuki de olhar para o lado, assobiar e fazer de conta que não se passa nada!

E depois temos a, até agora, rainha das scooters. Só que a rainha está idosa, não tanto ao nível da mecânica, que continua fabulosa e é hiper-fiável, mas sim ao nível da estética!
Continuo a gostar muito da Burgman 650, mas comparando-a com as scooters mais novas, principalmente com as que foram agora apresentadas no Eicma Milão deste ano, está muito ultrapassada.
Por exemplo, aquele painel digital, sempre que olho para um, faz-me lembrar os anos 80 e a Honda CN 250! Sim, é muito parecido! E depois todo o aspecto dela, se na frente é toda redonda, atrás é quadrada, num grande desiquilibrio de formas.
É pena que ao longo destes anos a Suzuki não tenha alterado o design da Burgman 650, pois bem merecia.
Não precisavam de alterar nada na parte mecãnica, apenas no design.

Quero acreditar que a Suzuki vai surpreender-nos no princípio de 2012. No entanto não deixa de ser extremamente negativo, que no maior Salão Anual de Motos, em relação ás scooters tenha apresentado esta aberração que é esta Burgman 400 Golf!

Desculpa Suzuki e fãs da marca, mas é o que eu penso! A Suzuki é marca para fazer muito melhor!

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