segunda-feira, 14 de março de 2011
SCOOTER
O que é uma scooter?
Tal como uma moto normal a scooter é um veículo de duas rodas com um motor de combustão interna (e/ou eléctrico). No entanto difere destas pela forma como o piloto vai instalado.
Enquanto numa moto o piloto vai montado numa scooter ele vai sentado, pois a colocação das pernas é diferente. Nas scooters existe uma plataforma para se colocar os pés situada entre a zona do assento e a zona frontal, plataforma essa que por vezes, devido às suas dimensões e colocação permite até que se estiquem as pernas, aumentando assim o conforto.
No inicio, grande parte das scooters possuíam caixa de velocidades que era accionadas ou por pé ou por mão, no punho esquerdo, actuando juntamente com a embraiagem.
Com a entrada em força dos japoneses no mercado das motos, rapidamente começaram a aparecer scooters equipadas com um sistema automático de transmissão, sistema que viria a ser usado por quase todos os fabricantes de scooters, embora com algumas diferenças entre si, tornando completamente obsoleto, o antigo sistema de transmissão manual, que mesmo assim chegaram aos nosso dias, através das clássicas e intemporais Vespas e dos clones LML.
Porquê uma Scooter e não uma moto?
Nem sei por onde começar, mas penso que acima de tudo pelo conforto, por ser um veículo extremamente prático, por ser um veículo limpo e por nos proteger mais da chuva e do frio que uma moto normal… e também por que não, por ser um veiculo simpático.
Uma Scooter é confortável?
Logo à partida, só pela posição de condução vamos de imediato mais confortáveis e numa posição mais natural – sentado – que numa moto. Depois e devido ao espaço que temos para colocar as pernas – e isso também depende muito de scooter para scooter – podemos sempre esticar as pernas, ou simplesmente mudar um pouco a forma como vamos sentados, o que não acontece numa moto normal, além do facto que esse mesmo espaço de que dispomos para colocar os pés, também poderá servir para aí colocarmos alguma bagagem, existindo até no mercado umas bolsas apropriadas para colocar nesse lugar, consoante a marca e modelo de scooter.
Depois temos a protecção contra o frio e chuva. Numa scooter, como vamos sentados atrás da carenagem frontal, apanhamos menos frio e menos chuva. Muitas vezes dei por mim em tempo de alguma chuva, a andar de scooter sem vestir as calças do fato-de-chuva, porque simplesmente não molhava a parte debaixo do corpo. Claro que quando a chuva é muito, não existem milagres, mas mesmo assim é abismal a diferença entre andar de chuva de moto e de scooter. O mesmo acontece com o frio, pois a carenagem frontal protege-nos do vento e do frio. Quem está habituado a andar de scooter, que dê uma voltinha de moto, num dia de muito frio e vai ver logo como os seus joelhos se vão queixar!
Noutro item onde a scooter ganha aos ponto, quando em comparação com uma moto, é em relação ao espaço e capacidade de carga. Actualmente quase todas as scooters, possuem debaixo do assento um espaço de arrumação, onde normalmente cabe um capacete e mais algumas coisas. No entanto são cada vez mais, as scooters onde esse espaço é enorme, cabendo em algumas 2 capacetes integrais e ainda sobra espaço para mais alguma coisa. Mas não é só debaixo do assento que existem espaços de arrumação, pois até na zona frontal, normalmente existem uns espaços, em alguns casos com fechadura, para se arrumar aqueles objectos que usamos no dia-a-dia, tais como carteiras, telemóveis, óculos, etc.
As Scooters são veículos "asseados"?
As scooters quando comparadas com as motos, ditas normais, são um meio de transporte, mais limpo. Não quero com isto dizer que as motos são sujas. Apenas que nas motos, por estarmos mais expostos ao meio ambiente, ao mau tempo, vento sujamo-nos mais do que numa scooter. Basta ver por exemplo, como ficam umas calças de alguém que anda de moto e outro que ande de scooter, no fim de uma viagem. E só pelo simples facto da maioria das motos possuírem um sistema de transmissão constituído por corrente, cremalheira e pinhão de ataque, o que obriga a uma lubrificação constante por óleo, massa consistente ou spray lubrificante, obriga a que se tenha um extremo cuidado com a limpeza das calças e calçado, pois ao menor descuido teremos uma enorme mancha de óleo nas calças ou nos sapatos. Claro que existem motos com transmissão por veio, mas são raras e a maioria muito cara.
Qual a razão da maioria das scooters serem automáticas?
Quase todas as scooters dispõe de sistemas de transmissão automática, sendo na sua maioria, o conhecido sistema CVT.
As vantagens deste sistema de transmissão, assim como algumas variantes, são sobejamente conhecidas:
O motor funciona sempre na rotação ideal, não havendo quebras de rotação (o que acontece nas motos equipadas com os normais sistemas de transmissão manuais, vulgo caixa de velocidades). Devido a isto o motor nunca funcionará acima da margem segura de rotação, tornando-se mais duradouro e fiável.
Qual a relação entre as mulheres e as Scooters?
Num casal, se o homem diz à mulher que vai comprar uma moto, muito dificilmente ela concordará logo à primeira e mesmo depois quando concorda com a compra de tal “máquina diabólica”, ela, a moto será sempre vista como algo de mau e de terrível.
Se o homem diz à mulher que em vez da terrível moto, vai comprar uma scooter, a reacção da mulher será sempre diferente, só pelo simples facto que acha o aspecto da scooter mais “engraçado” e até mais feminino. E claro, bem lá no fundo até pensam que gostariam de conduzir uma scooter, o que na maioria dos casos acaba por acontecer, tal como temos visto a muitos companheiros e respectivas mulheres/namoradas/irmãs, etc.
Não é por acaso que cada vez mais se vêm mulheres a conduzirem scooters. Basta olhar em volta, principalmente nas horas de ponta.
Não se sujam, sempre podem andar de salto alto, pois a plataforma onde se coloca os pés não estraga os sapatinhos e claro têm sempre espaço para arrumar a malinha e os saquinhos com que adoram andar. Em último caso, a tradicional top-case resolve qualquer problema de arrumação.
A Scooter é o veículo do futuro?
Não tenho dúvidas ao afirmar que a scooter é o veículo de duas rodas do futuro. Aliás basta ver que cada vez mais existe uma aproximação da tradicional moto ao conceito scooter, mais não seja pela pelo cada vez maior aparecimento de motos normais equipadas com sistema de transmissão automática, que na maioria dos casos não são mais que variações do tradicional sistema de variação continua.
Quantas motos eléctricas existem no mercado e quantas scooters? A realidade é que cada vez mais, os construtores apostam no conceito scooter, para criar veículos eléctricos de duas rodas. E isto porquê? Logo à partida, são o veículo urbano por excelência, práticos e com espaço suficiente para colocação das baterias e todo o sistema eléctrico que irá mover a scooter, o que não acontece na maioria das motos ditas “normais”, além de que toda a parte mecânica (ou eléctrica) se encontra devidamente escondida e protegida debaixo da carapaça de plástico que envolve o veículo e que faz dela uma scooter.
Quanto ao futuro, posso apenas dizer que podemos e devemos todos olhar para a BMW Concept C! Está ali tudo o que será a scooter num futuro próximo: design, luxo, segurança, electrónica, ecologia, beleza, mas também aquilo que mais gostamos numa scooter, o seu lado prático.
Me parece que com essa proposta de designer ficou bastante comprometida . Uma das principais vantagens das scooter é o espaço alternativo (posição diferentes) existente para os pés. Contudo achei de muito bom gosto. É só alterar os espaço da soleira. E é claro , vale a pena lembrar . BMW aqui no Brasil é para poucos . O que a deixaria fora das expectativas de seu público consumidor .
ResponderEliminarBoas Emerson.
ResponderEliminarA BMW da foto era um protótipo, do qual depois nasceram a C600 Sport e a C650 GT, estando tb para breve o inicio da comercialização da versão elétrica.