Logo à partida a diferença mais significativa é ao nível do visual. A Evo está mais modernaça, mais ao gosto dos europeus, habituados ao design que nos é dado pela maioria dos grandes construtores Japoneses e italianos. Falo da dupla óptica frontal, tão comum hoje em dia na maioria da scooters e motos que por aì circulam. O conjunto de luzes totalmente original, fazia (e faz) a diferença quando comparada com as outras scooters.
Quanto a mim a primeira Honda Silver Wing, também se distinguia das outras scooters, precisamente pela sua parte da frente. A actual também está muito bonita, mas a anterior era mais original.
Continuando nas GTS, na zona frontal só mudaram mesmo as ópticas e o "boomerang, pois a posição dos piscas e das luzes de nevoeiro é precisamente a mesma.
Sym GTS 250i
Na parte de trás tudo ficou igual, a nível de luzes, mantendo os já tradicionais leds.
Para mim a grande vantagem dos leds, além de maior luminosidade, é o facto de consumirem pouca energia, logo, são amigos da bateria.
Mantiveram o encosto do pendura, apesar do encosto da Evo, estar mais bonito, melhor acabado, pois enquanto o encosto da GTS é todo forrado a napa, o da Evo já tem uma "armação" em plástico, na cor da moto. Em branco resulta particularmente bem.
No cockpit, modificaram a forma de abrir dos compartimentos. Em relação à GTS original, na Evo a abertura do compartimento do "tablier" passou a ter uma pequena pega para se abrir, bem melhor que o sistema de mola da GTS, que por vezes abria em andamento, quando se passava em pisos deteriorados. Em relação ao compartimento situado entre o assento e o "tablier", que na GTS também abre por mola, na Evo foi colocado um botão de abertura, tornando tudo mais prático e fácil.
Na Evo o comutador de luzes só tem duas posições, On/Off, enquanto a GTS tem Off/Presença/Médios. A Evo liga automaticamente a luz de presença quando se liga a ignição.
A cor dos manómetros passou de branco para azul. Gosto mais dos manómetros brancos da GTS.
Sym GTS 250i
Comparando dinamicamente as duas motos noto o seguinte:
Fora a diferença de cilindrada/potência que afinal não é assim tão grande, notando-se apenas em média/alta rotação, noto que a Evo está mais equilibrada, não sei se devido ao facto da colocação e peso do motor da 300i ser diferente da 250. Naquelas manobras feitas a velocidade baixa, quase parado, noto que está mais equilibrada, mais maneável e em andamento acho-a mais "agarrada" ao chão. A diferença só pode estar no centro de gravidade, possivelmente mais baixo na Evo, devido à tal diferença de peso e na posição do motor no chassis da moto.
De resto....ambas são uma maravilha!
Sem comentários:
Enviar um comentário