Mais precisamente 4159!
E claro, a revisão foi feita na Miguetec e como sempre, uma maravilha. Apesar de estarem em mudanças, não deixaram de tratar da minha GTS como ela merece, ou seja como uma princesa! Até teve direito a um filtro de ar novo e tudo.
A conta? 67, 31 € no total! Levou óleo, o já citado filtro de ar e foi acrescentado 0,05 L de óleo da transmissão.
Em relação ao filtro de ar sujo, realmente eu nestes ultimos dias vinha a notar uma ligeira perda de rendimento na passagem de baixas para médias rotações, mas como ia para a revisão, não me preocupei muito, E lá está, o material tem sempre razão! A culpa dessa ligeira perda de rendimento era do filtro de ar.
Depois levei-a a tomar banho e até levou uma bela esfregadela com Pronto, ou seja está lavadinha e a brilhar, pronta para andar!
Venha estrada!
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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Sym GTS 125 Evo
Como a minha Valentina (GTS 300i) foi para a revisão, este fim-de-semana andei com a Sym GTS 125 Evo, cedida gentilmente pela J.C.G. Motos*.
Comparando-a com a minha GTS 300i reparei no seguinte.
Como é lógico, a diferença de andamento nota-se...muito! A minha GTS tem quase o dobro da potência e por isso não se pode comparar. Em relação ao resto posso dizer que o pequeno motor 125 tem um comportamento muito bom, tendo em conta o peso da moto. Vibra menos que a GTS 300 e também é mais silenciosa. Rodando entre os 80/90 km/h mal se houve o ronronar do pequeno propulsor. Se a arrancar nota-se uma ligeira inércia derivada do peso elevado, assim que se começa a rodar, rapidamente se aumenta a velocidade, salientando a passagem das médias para as altas rotações, onde este propulsor se sente particularmente.
Outra coisa que notei foi em relação aos pneus com que ambas as scooters, 125 e 300) vêm equipadas, os Maxxis. Se são perfeitamente adequados ás prestações debitadas pelo motor de 125 cc, na 300 não sinto tanta confiança, tanto a curvar como principalmente, quando circulamos em piso molhado e voltamos a acelerar após uma curva.
Por diversas vezes senti o pneu de trás a derrapar, mesmo acelerando pouco. Sem dúvida que a GTS 300i evo com outros pneumáticos terá um comportamento muito superior.
Quanto à GTS 125 Evo, penso que é sem dúvida a scooter ideal, para quem se inicia agora neste mundo fantástico, o das motos.
(clicar nas imagens para aumentar)
*Um agradecimento muito especial ao José Carlos, proprietário da J.C.G. Motos que me confiou a GTS 125 Evo e ofereceu os muitos porta-chaves que distribui pelos companheiros do passeio deste domingo.
Passeio com test-drive
Pois é...isto começa a não ter piada...até o S. Pedro ajudou, pois esteve um tempo agradável, apesar do ventinho fresco.
Como sempre aos domingos, custou-me um pouco a levantar, despertador a tocar pelas 08h30, dar-lhe um murro e voltar a....epá, espera!!! Hoje vou ter com a malta!!!!!!
Rapidamente, fazer o chichi da ordem (levantar sempre a tampa senao a Maria dá-me cabo do canastro) banho tomado e toca a buscar a Valentina à garagem.
Garagem aberta e...mas que se passa? A Valentina está cor-de-laranja? Mas que é isto!??!!
Ah, já me esquecia! A Valentina tinha ido para a revisão e tinha trazido a Sym GTS 125 Evo, cedida gentilmente pela J.C.J. Motos, para que eu não ficasse apeado e para que alguns membros do Clube Português de Maxiscooters (e não só!) pudessem experimentar.
A caminho do ponto de encontro, lá vou eu com a GTS, apreciando as suas qualidades, sempre a rodar nas calmas pois a moto nem tinha 200 km.
Chegada pelas 10 horas ao ponto de encontro (Rotunda Centro-Sul) e já lá estava um enorme grupo de scooters.
Fantástico, sem dúvida! Conseguir juntar um grupo de 22 motos num domingo em pleno Inverno, não é para todos!
Partida da caravana para a Costa da Caparica, muito bem liderada pela Cátia.
Pequeno-almoço num café junto à praia, como de costume com muito conversa e boa-disposição e a seguir, um pequeno test-drive com a GTS Evo.
A caminho da Caparica Peles troquei de moto com a Cristina e...quer-me parecer que mais cedo ou mais tarde, teremos mais uma Sym GTS 250/300 a fazer-nos companhia!
Visita à Caparica Peles que presenteou os visitantes com um bilhetinho para o ExpoSalão.
Enquanto estavamos no Caparica Peles, realizou-se mais um test-drive, desta vez tendo aos comando da Sym GTS 125, a Pati. Cá para mim....brevemente vamos ter mais uma Symiana.
Hora de almoço, e enquanto uns seguiram para suas casas, um pequeno grupo resolveu ir encher o bandulho a Linda-a-Velha ao Quartel, o que já se está a tornar habitual.
E...até para a semana!
(clicar nas imagens para aumentar)
Como sempre aos domingos, custou-me um pouco a levantar, despertador a tocar pelas 08h30, dar-lhe um murro e voltar a....epá, espera!!! Hoje vou ter com a malta!!!!!!
Rapidamente, fazer o chichi da ordem (levantar sempre a tampa senao a Maria dá-me cabo do canastro) banho tomado e toca a buscar a Valentina à garagem.
Garagem aberta e...mas que se passa? A Valentina está cor-de-laranja? Mas que é isto!??!!
Ah, já me esquecia! A Valentina tinha ido para a revisão e tinha trazido a Sym GTS 125 Evo, cedida gentilmente pela J.C.J. Motos, para que eu não ficasse apeado e para que alguns membros do Clube Português de Maxiscooters (e não só!) pudessem experimentar.
A caminho do ponto de encontro, lá vou eu com a GTS, apreciando as suas qualidades, sempre a rodar nas calmas pois a moto nem tinha 200 km.
Chegada pelas 10 horas ao ponto de encontro (Rotunda Centro-Sul) e já lá estava um enorme grupo de scooters.
Fantástico, sem dúvida! Conseguir juntar um grupo de 22 motos num domingo em pleno Inverno, não é para todos!
Partida da caravana para a Costa da Caparica, muito bem liderada pela Cátia.
Pequeno-almoço num café junto à praia, como de costume com muito conversa e boa-disposição e a seguir, um pequeno test-drive com a GTS Evo.
A caminho da Caparica Peles troquei de moto com a Cristina e...quer-me parecer que mais cedo ou mais tarde, teremos mais uma Sym GTS 250/300 a fazer-nos companhia!
Visita à Caparica Peles que presenteou os visitantes com um bilhetinho para o ExpoSalão.
Enquanto estavamos no Caparica Peles, realizou-se mais um test-drive, desta vez tendo aos comando da Sym GTS 125, a Pati. Cá para mim....brevemente vamos ter mais uma Symiana.
Hora de almoço, e enquanto uns seguiram para suas casas, um pequeno grupo resolveu ir encher o bandulho a Linda-a-Velha ao Quartel, o que já se está a tornar habitual.
E...até para a semana!
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domingo, 24 de janeiro de 2010
Honda Faze 250
Mais uma scooter Honda. Será que vem para Portugal? Enquanto aguardamos, vamos vendo os videos...
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
O Miguel e o Mundo
O Miguel é meu sobrinho e sendo assim, resolvi colocar aqui este video. Todo o trabalho de imagens, banda sonora, produção e montagem foi feito por ele.
Segundo ele, este video (um trabalho que ele fez para a escola) é ele, o que pensa, o que sente neste mundo. Uma visão muito particular de alguém que só tem 18 anos...
Apreciem...
Segundo ele, este video (um trabalho que ele fez para a escola) é ele, o que pensa, o que sente neste mundo. Uma visão muito particular de alguém que só tem 18 anos...
Apreciem...
Dafra
Para quem não sabe a Dafra (http://www.daframotos.com.br/site/content/home/ ) é uma marca de motos brasileira que comercializa motos oriundas da China. Se repararem nos modelos, são motos que todos nós conhecemos com outros nomes...desde clones da Keeway, Suzuki, etc.
Tal como acontece por cá em relação a modelos, vendidos por pessoas sem escrúpulos e que teimosamente tentam afirmar que o que vendem são motos de óptima qualidade, também estas motos são digamos...uma merda!
A Dafra fez este anúncio para a televisão enaltecendo as qualidades maravilhosas das suas motos...e logo houve alguém - provavelmente alguém muito "satisfeito" com a sua Dafra, que modificou o anúncio.
Vale a pena ver as duas versões, a original e a "dublada"!
Versão original:
Versão modificada:
(ops...que linguagem...mais verdadeira, lol!!)
Tal como acontece por cá em relação a modelos, vendidos por pessoas sem escrúpulos e que teimosamente tentam afirmar que o que vendem são motos de óptima qualidade, também estas motos são digamos...uma merda!
A Dafra fez este anúncio para a televisão enaltecendo as qualidades maravilhosas das suas motos...e logo houve alguém - provavelmente alguém muito "satisfeito" com a sua Dafra, que modificou o anúncio.
Vale a pena ver as duas versões, a original e a "dublada"!
Versão original:
Versão modificada:
(ops...que linguagem...mais verdadeira, lol!!)
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Sempre existiu uma Michelle!
Todos conhecem a musica dos The Beatles, Michelle, composta e cantada por Paul McCartney musica que fazia parte do album Rubber Soul, editado em 1965. O que poucos sabem é que afinal a Michelle existiu mesmo e ainda existe, pois está "vivinha da silva" e mora em Rabo de Peixe, nos Açores.
Tudo aconteceu quando a pequena Michelle Buelher, então com 13 anos, concorreu a um Concurso que consistia em responder à seguinte pergunta: O que farias se falasses com os membros dos The Beatles? O certo é que foi a vencedora e um belo dia recebeu uma chamada telefónica e assim conversou durante largos minutos com os 4 membros da banda. No fim da conversa prometeram-lhe que iriam dedicar-lhe uma musica e se o disseram, melhor o fizeram!
Tudo aconteceu quando a pequena Michelle Buelher, então com 13 anos, concorreu a um Concurso que consistia em responder à seguinte pergunta: O que farias se falasses com os membros dos The Beatles? O certo é que foi a vencedora e um belo dia recebeu uma chamada telefónica e assim conversou durante largos minutos com os 4 membros da banda. No fim da conversa prometeram-lhe que iriam dedicar-lhe uma musica e se o disseram, melhor o fizeram!
domingo, 17 de janeiro de 2010
Evento CPM (Clube Português de Maxiscooters): 17-01-2010
Mais um fim-de-semana. Desta vez o nosso destino, foi a Marina de Oeiras. Como o tempo não tem estado de feição e como estamos todos fartos de rodar debaixo de autênticos dilúvios, a voltinha foi pequena.
Encontro às 10 horas da manhã na Marina, com a malta do Clube Português de Maxiscooters.
Estiveram presentes 18 pessoas (12 scooters e 2 enlatados).
Esperando pelos galões...
Viva o galão descafeinado morninho!
O casal "Big-Waves"
Blablablablablabla...
O que será que viram para estarem todos a rir? Ah, já sei! O gordo!!!!
Sem dúvida que o grupo (12 pessoas) chegou a uma boa hora ao restaurante, pois passados poucos minutos a fila de pessoas à espera de mesa, já chegava à rua. Comida com fartura e bem confeccionada. Um local a voltar!
Onde está a comidinha?
Entradas...
E saidas!
Luta com um "bigodes"!
Opá, não chateies com fotos e deixa-nos comer!!!
A mascote do CPM já sabe tirar fotos.
Depois da comezaina, mais três dedos de conversa cá fora.
Todos de barriguinha cheia
Hora da partida
Até à próxima!!!!!
(clicar nas imagens para aumentar)
Novo Modelos - Sym Fighter DX 150
Nada como começar bem o ano.
Ainda sem data prevista para Portugal, a Sym lançou mais uma nova scooter:
a Fighter DX 150.
De linhas arrojadas e estreando novo motor equipado com o revolucionário sistema S.T.C.S., este novo modelo irá quase de certeza ser um sucesso, assim a Red Moto a comercialize a um preço baixo, mantendo o que já começa a ser tradição e um ponto de honra: ter a melhor relação preço/qualidade do mercado!
Ainda sem data prevista para Portugal, a Sym lançou mais uma nova scooter:
a Fighter DX 150.
De linhas arrojadas e estreando novo motor equipado com o revolucionário sistema S.T.C.S., este novo modelo irá quase de certeza ser um sucesso, assim a Red Moto a comercialize a um preço baixo, mantendo o que já começa a ser tradição e um ponto de honra: ter a melhor relação preço/qualidade do mercado!
S.T.C.S. - Sym na vanguarda da tecnologia
A ser lançado nas novas Sym Fighter DX 150 e Maxym, este novo sistema de redireccionamento da mistura ar/gasolina, vem proporcionar melhorias ao nível da potência (aumento na ordem dos 9,8%) e consumo de combustível (menos 12%!).
Disto não se lembrou a concorrência!
Este novo sistema inventado pela Sym até teve direito a ser noticia no telejornal lá do sitio! lol
Realmente os "meninos" da Sym não brincam em serviço!
Disto não se lembrou a concorrência!
Este novo sistema inventado pela Sym até teve direito a ser noticia no telejornal lá do sitio! lol
Realmente os "meninos" da Sym não brincam em serviço!
Mais imagens da Sym GTS 300i
Encontrei mais estas imagens da GTS 300i, no Youtube. Reparem que em alguns mercados, nomeadamente Estados Unidos, Canadá e Australia a GTS chama-se Joymax.
Sym HD 200
Sempre gostei muito desta scooter. Desde os tempos da velhinha Scoopy da Honda que gosto deste tipo de scooters de roda alta. Aliás, posso confessar-vos que se não fosse o preço alto da Honda SH 300i, hoje teria uma na garagem em vez da GTS 300i.
Em relação à HD 200, só tive oportunidade de me sentar numa e posso dizer-vos que a posição de condução é óptima, assento muito confortável (parece gel), as pernas vão bem posicionadas e temos tudo ali à mão. Aliás, sempre pensei que devido ao meu tamanho e peso não me conseguisse sentir confortável aos comandos de uma moto deste tipo, mas o certo é que sim, senti-me muito confortável e apesar de não poder esticar as pernas como nas outras scooters, o certo é que se deve viajar muito bem nesta moto.
E aqui, uma Sym HD 200 devidamente personalizada (para quem gosta!) Eu pessoalmente não precisava do rádio, nem dos reflectores laterais. No entanto o som do escape está muito porreiro, assim como aqueles leds nos piscas (alguém sabe onde se podem comprar aquelas "lampadas"?).
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Esta é uma recomendação da Cruz Vermelha a nível mundial:
O pessoal das ambulâncias e emergência médica que presta assistência
aos acidentes da estrada, constata que os sinistrados têm um
telemóvel consigo.
No entanto, na hora de intervir, muitas vezes esse pessoal não
consegue descobrir qual a pessoa a contactar na longa lista de
telefones existentes no telemóvel do acidentado.
Para tal, a Cruz Vermelha lança a ideia de que todas as pessoas
acrescentem na sua lista de contactos o número de telefone da pessoa a
contactar em caso de emergência.
Para facilitar, tal deverá ser feito da seguinte forma: Inserir na
memória do telemóvel a entrada 'AA Emergência', seguida do nº de
telefone para o qual deseja que seja feito o aviso. (As letras AA são
para que este contacto apareça sempre em primeiro lugar na lista de
contactos)..
É simples, não custa nada e pode ajudar muito quem nos prestar assistência.
Se concordar com esta proposta, passe esta mensagem a todos os seus
amigos, familiares e conhecidos.
É tão-somente mais um dado que regista no seu telemóvel e que pode ser
muito importante.
(Recebido por e-mail)
O pessoal das ambulâncias e emergência médica que presta assistência
aos acidentes da estrada, constata que os sinistrados têm um
telemóvel consigo.
No entanto, na hora de intervir, muitas vezes esse pessoal não
consegue descobrir qual a pessoa a contactar na longa lista de
telefones existentes no telemóvel do acidentado.
Para tal, a Cruz Vermelha lança a ideia de que todas as pessoas
acrescentem na sua lista de contactos o número de telefone da pessoa a
contactar em caso de emergência.
Para facilitar, tal deverá ser feito da seguinte forma: Inserir na
memória do telemóvel a entrada 'AA Emergência', seguida do nº de
telefone para o qual deseja que seja feito o aviso. (As letras AA são
para que este contacto apareça sempre em primeiro lugar na lista de
contactos)..
É simples, não custa nada e pode ajudar muito quem nos prestar assistência.
Se concordar com esta proposta, passe esta mensagem a todos os seus
amigos, familiares e conhecidos.
É tão-somente mais um dado que regista no seu telemóvel e que pode ser
muito importante.
(Recebido por e-mail)
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Até arrepia!
Quem gosta de The Beatles, decerto conhece esta musica.
"While My Guitar Gently Weeps", escrita por George Harrison, faz parte do fantástico "White Album" (para mim o melhor album deles) e é uma das minhas preferidas.
Aqui fica a versão tocada num ukelele.
E aqui uma versão cantada pelo próprio George Harrison acompanhado por outro Beatle, Ringo Star e mais alguns famosos, tais como Eric Clapton, Phil Collins, Elton John, Midge Ure, Mark King (Level 42) etc.
"While My Guitar Gently Weeps", escrita por George Harrison, faz parte do fantástico "White Album" (para mim o melhor album deles) e é uma das minhas preferidas.
Aqui fica a versão tocada num ukelele.
E aqui uma versão cantada pelo próprio George Harrison acompanhado por outro Beatle, Ringo Star e mais alguns famosos, tais como Eric Clapton, Phil Collins, Elton John, Midge Ure, Mark King (Level 42) etc.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Viajar de moto em grupo
Se andar de moto a solo já não é fácil, tantas são as agressões a que estamos sujeitos, sejam vindas de terceiros, sejam o mau estado do piso ou condições meteorológicas adversas, o andar de moto em grupo, apesar de não ser nenhum bicho de sete-cabeças, tem o seu quê de complexo. Isto porque para que tudo corra bem, devem ser seguidas algumas regras, que são o segredo do ir-e-voltar sem chatices.
Antes de mais nada, esqueça as velocidades, as ultrapassagens à queima-roupa, as curvas feitas a abrir, nada disso se coaduna com a condução em grupo! Quem assim agir deve ser de imediato repreendido e se continuar com o mesmo comportamento deve ser convidado a seguir viagem… sozinho! “Vai andando que a malta vai lá ter!”
- Para facilitar o bom andamento da caravana, devem ser escolhidos entre os participantes, os batedores. Estes devem ser escolhidos entre os mais experientes e de preferência que sejam possuidores de motos mais potentes, de forma a, caso seja necessário, poderem movimentar-se rapidamente de um lado para o outro da caravana. Dentro do grupo de batedores deverá eleger-se um Road Leader - que seguirá na frente da caravana e que deverá conhecer o caminho para o local onde a caravana se dirige – e um Back Leader, que seguirá sempre no fim da caravana e dará apoio, caso algum dos companheiros que seguem na caravana necessite.
- Quem tiver a moto menos potente, deverá seguir sempre na frente da caravana, junto do Road leader, para marcar o ritmo de viagem.
- Antes de iniciar a viagem deverá haver um briefing com todos os membros da caravana, para ficarem a saber quem são o Road Leader, o Back Leader e os restantes batedores, assim como qual o trajecto a percorrer, se existem portagens e outras informações que julguem necessárias.
- Antes de iniciar uma viagem, as motos devem estar todas reabastecidas e se forem efectuados abastecimentos durante o trajecto, todas as motos deverão ser abastecidas, quando a de menor autonomia o faça. Assim evita-se paragens desnecessárias, porque alguém se esqueceu de abastecer ou julgou que tinha o combustível necessário para chegar ao destino
- Cada membro é responsável pelo companheiro que segue logo atrás. De regularmente olhar pelo retrovisor e confirmar se está tudo bem com o companheiro que o procede. Se verificar alguma anomalia deve de imediato avisar (usando as luzes ou a buzina) o companheiro que segue à sua frente e assim sucessivamente, até ao Road Leader, para a caravana parar.
- Sempre que a caravana for de grandes dimensões, os batedores serão os responsáveis por fechar rotundas e cruzamentos, de forma a que a caravana não “parta” e não se disperse. Se tal acontecer, a caravana deverá parar mal seja possível para ser feito o reagrupamento. Nestas paragens, quem segue na caravana não deve desmontar das motos. Dessa forma evita-se atrasos, pois mal os membros do grupo que ficaram para trás cheguem, podem de imediato retomar a viagem, sem mais atrasos.
- Os batedores ao fecharem rotundas e cruzamento, nunca se devem esquecer que tal só pode ser feito por agentes de trânsito. Se a maioria dos automobilistas param para deixarem passar as motos, também se pode encontrar quem não ache piada e queira avançar e sendo assim a sua vontade tem de ser respeitada. Evitar confusões, é o melhor remédio para se ter uma viagem calma e descansada.
- Os membros da caravana devem manter sempre o lugar que ocupam na caravana, mesmo que haja paragens. Após paragem, devem o mais rapidamente possível retornar ao lugar que ocupavam antes da paragem.
- São proibidas as ultrapassagens dentro da caravana. Os únicos membros que podem fazer ultrapassagens são os batedores.
- As motos devem circular na caravana de forma descentrada. A primeira moto segue à esquerda da faixa de rodagem, perto do eixo da via, a segunda moto segue à sua direita a uma distância nunca inferior a 15/20 metros e assim sucessivamente. Isto irá fazer com que o terceiro membro - que desta forma seguirá atrás do primeiro membro -, circulará a pelo menos 40 metros da moto que tem à frente, tendo espaço suficiente para que, caso seja necessário, fazer uma travagem de urgência com a máxima segurança. Claro que estas distâncias entre motos devem ser sempre mantidas ao longo de toda a viagem. É escusado dizer que a passagem da caravana por rotundas ou cruzamentos deve ser feita o mais rapidamente possível, para não afectar o normal funcionamento do trânsito local.
Nunca ocupar mais do que uma faixa de rodagem, principalmente nas auto-estradas. Uma faixa de rodagem normal, dá perfeitamente para a caravana circular com toda a segurança. Ocasionalmente, quando a estrada por onde se circula seja demasiado estreita ou se atravesse alguma povoação, a caravana deverá seguir em fila indiana, aumentando a distância entre as motos e voltar às posições originais assim que a estrada o permita.
- Sempre que for necessário fazer uma ultrapassagem o Road Leader deverá sinalizar a ultrapassagem antes de a iniciar de forma a que o companheiro logo atrás também sinalize e assim sucessivamente pelos membros que seguem atrás. Sempre que o Back Leader conseguir ver/perceber qual a intenção do Road Leader, deverá também de imediato sinalizar e se o trânsito permitir, iniciar também a ultrapassagem. Desta forma os membros que circulam na caravana poderão fazer a ultrapassagem em segurança sem “partir”.
- Quando algum membro da caravana necessitar de fazer uma paragem, deve sinalizar com o pisca a sua intenção e avisar o companheiro da frente e assim sucessivamente, para que toda a caravana pare.
- E acima de tudo, circular com calma, descontraído, mas sempre com redobrada atenção, tendo o cuidado de ter deixado em casa todo o nervosismo e stress, inimigos de quem circula de moto.
Vejam este video: aqui está um exemplo de algo que nunca se deve fazer quando se viaja em caravana!
(clicar nas fotos para aumentar)
- Para facilitar o bom andamento da caravana, devem ser escolhidos entre os participantes, os batedores. Estes devem ser escolhidos entre os mais experientes e de preferência que sejam possuidores de motos mais potentes, de forma a, caso seja necessário, poderem movimentar-se rapidamente de um lado para o outro da caravana. Dentro do grupo de batedores deverá eleger-se um Road Leader - que seguirá na frente da caravana e que deverá conhecer o caminho para o local onde a caravana se dirige – e um Back Leader, que seguirá sempre no fim da caravana e dará apoio, caso algum dos companheiros que seguem na caravana necessite.
- Quem tiver a moto menos potente, deverá seguir sempre na frente da caravana, junto do Road leader, para marcar o ritmo de viagem.
- Antes de iniciar a viagem deverá haver um briefing com todos os membros da caravana, para ficarem a saber quem são o Road Leader, o Back Leader e os restantes batedores, assim como qual o trajecto a percorrer, se existem portagens e outras informações que julguem necessárias.
- Antes de iniciar uma viagem, as motos devem estar todas reabastecidas e se forem efectuados abastecimentos durante o trajecto, todas as motos deverão ser abastecidas, quando a de menor autonomia o faça. Assim evita-se paragens desnecessárias, porque alguém se esqueceu de abastecer ou julgou que tinha o combustível necessário para chegar ao destino
- Cada membro é responsável pelo companheiro que segue logo atrás. De regularmente olhar pelo retrovisor e confirmar se está tudo bem com o companheiro que o procede. Se verificar alguma anomalia deve de imediato avisar (usando as luzes ou a buzina) o companheiro que segue à sua frente e assim sucessivamente, até ao Road Leader, para a caravana parar.
- Sempre que a caravana for de grandes dimensões, os batedores serão os responsáveis por fechar rotundas e cruzamentos, de forma a que a caravana não “parta” e não se disperse. Se tal acontecer, a caravana deverá parar mal seja possível para ser feito o reagrupamento. Nestas paragens, quem segue na caravana não deve desmontar das motos. Dessa forma evita-se atrasos, pois mal os membros do grupo que ficaram para trás cheguem, podem de imediato retomar a viagem, sem mais atrasos.
- Os batedores ao fecharem rotundas e cruzamento, nunca se devem esquecer que tal só pode ser feito por agentes de trânsito. Se a maioria dos automobilistas param para deixarem passar as motos, também se pode encontrar quem não ache piada e queira avançar e sendo assim a sua vontade tem de ser respeitada. Evitar confusões, é o melhor remédio para se ter uma viagem calma e descansada.
- Os membros da caravana devem manter sempre o lugar que ocupam na caravana, mesmo que haja paragens. Após paragem, devem o mais rapidamente possível retornar ao lugar que ocupavam antes da paragem.
- São proibidas as ultrapassagens dentro da caravana. Os únicos membros que podem fazer ultrapassagens são os batedores.
- As motos devem circular na caravana de forma descentrada. A primeira moto segue à esquerda da faixa de rodagem, perto do eixo da via, a segunda moto segue à sua direita a uma distância nunca inferior a 15/20 metros e assim sucessivamente. Isto irá fazer com que o terceiro membro - que desta forma seguirá atrás do primeiro membro -, circulará a pelo menos 40 metros da moto que tem à frente, tendo espaço suficiente para que, caso seja necessário, fazer uma travagem de urgência com a máxima segurança. Claro que estas distâncias entre motos devem ser sempre mantidas ao longo de toda a viagem. É escusado dizer que a passagem da caravana por rotundas ou cruzamentos deve ser feita o mais rapidamente possível, para não afectar o normal funcionamento do trânsito local.
Nunca ocupar mais do que uma faixa de rodagem, principalmente nas auto-estradas. Uma faixa de rodagem normal, dá perfeitamente para a caravana circular com toda a segurança. Ocasionalmente, quando a estrada por onde se circula seja demasiado estreita ou se atravesse alguma povoação, a caravana deverá seguir em fila indiana, aumentando a distância entre as motos e voltar às posições originais assim que a estrada o permita.
- Sempre que for necessário fazer uma ultrapassagem o Road Leader deverá sinalizar a ultrapassagem antes de a iniciar de forma a que o companheiro logo atrás também sinalize e assim sucessivamente pelos membros que seguem atrás. Sempre que o Back Leader conseguir ver/perceber qual a intenção do Road Leader, deverá também de imediato sinalizar e se o trânsito permitir, iniciar também a ultrapassagem. Desta forma os membros que circulam na caravana poderão fazer a ultrapassagem em segurança sem “partir”.
- Quando algum membro da caravana necessitar de fazer uma paragem, deve sinalizar com o pisca a sua intenção e avisar o companheiro da frente e assim sucessivamente, para que toda a caravana pare.
- E acima de tudo, circular com calma, descontraído, mas sempre com redobrada atenção, tendo o cuidado de ter deixado em casa todo o nervosismo e stress, inimigos de quem circula de moto.
Vejam este video: aqui está um exemplo de algo que nunca se deve fazer quando se viaja em caravana!
(clicar nas fotos para aumentar)
Aqui ainda estavamos inteiros...os dois!
Andei a fazer uma arrumação nas pastas onde tenho as fotos e descobri estas...da minha saudosa GTS 250i...
Pouco tempo depois, estava eu esticado no hospital e ela no ferro-velho.
(clicar nas imagens para aumentar)
Pouco tempo depois, estava eu esticado no hospital e ela no ferro-velho.
A caminho do D. Abade para uma bela almoçarada de Natal
2 fotos: a caminho da Batalha - ExpoSalão
Já agora e como curiosidade, disseram-me que o sucateiro pede 2,200 € pelo salvado... Mas quem é que compra a moto naquele estado por esse preço? O gajo deve ser doido!
(clicar nas imagens para aumentar)
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
FELIZ ANO NOVO - 2010
Pois é amigos, mais um Ano que começa e como lá vêm os desejos de sempre, assim como as promessas. Sabem sempre a "clichê" mas lá terá de ser:
A nível pessoal espero que este Ano que agora começou seja MUITO MELHOR que o ano que acabou. Desde o grave acidente que tive até a malfada crise que está a pôr em causa o meu ganha-pão são tudo acontecimentos que não vão deixar saudades.
Não, não desejo para 2010 o euromilhões, nem uma herança deixada por uma tia-avó rica que nunca conheci. Apenas desejo que 2010 me MUITA SAÚDE E MUITO TRABALHO, pois sendo assim eu farei o resto!
Estes desejos são extensivos a vocês todos ou pensam que ia desejar que vos saia o euroimilhões? Não queriam mais nada , pois não!
Trabalhem seus preguiçosos!!!!! lol
FELIZ ANO 2010
E como dizia o outro: FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.
(Pronto, agora deixem-me ir curtir a ressaca da noite passada, dassssssss............)
A nível pessoal espero que este Ano que agora começou seja MUITO MELHOR que o ano que acabou. Desde o grave acidente que tive até a malfada crise que está a pôr em causa o meu ganha-pão são tudo acontecimentos que não vão deixar saudades.
Não, não desejo para 2010 o euromilhões, nem uma herança deixada por uma tia-avó rica que nunca conheci. Apenas desejo que 2010 me MUITA SAÚDE E MUITO TRABALHO, pois sendo assim eu farei o resto!
Estes desejos são extensivos a vocês todos ou pensam que ia desejar que vos saia o euroimilhões? Não queriam mais nada , pois não!
Trabalhem seus preguiçosos!!!!! lol
FELIZ ANO 2010
E como dizia o outro: FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.
(Pronto, agora deixem-me ir curtir a ressaca da noite passada, dassssssss............)