sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cuidar da Valentina...



Mais uma vez e como é habitual, levei a Valentina ao "sinhori dôtori", que é o mesmo que dizer, à oficina do Miguel Nabais, a Migtec.

Como já aqui referi, desde que acabou a garantia, passei a ser eu a gerir a manutenção da Valentina e se algumas coisas vou eu fazendo, tais como mudar o óleo, filtro do ar, vela, etc, outras, mesmo sabendo fazê-las (nem todas, claro!), prefiro deixar que sejam  os profissionais da Migtec a pôr a mão na massa, do que eu... inventar.
Assim, tenho a certeza que o trabalho é bem feito, tal como sempre acontece.

Saí de casa eram 8h30 e chovia que se fartava. Na esperança que acalmasse, ainda passei pelo café, para beber uma "bica" e... de repente, sol!

Epá, vamos embora, antes que comece a chover outra vez! Vesti o fato de chuva, enquanto a Valentina aquecia, capacete na carola, luvas calçadas, portão da garagem aberta e... lá vou eu! O piso molhado e os pneus ainda frios da scooter, faziam com que... se eu fosse a pé, de certeza que ia mais rápido, mas como se costuma dizer, o "seguro morreu de velho"...

Chego à Migtec e... começa a chover outra vez e com grande violência! Obrigado S. Pedro!

Como a ida da Valentina já estava marcada, foi chegar e... num instante já estavam de volta dela.


Primeiro, trocar a correia da transmissão e aproveitar para dar uma vista de olhos ao desgaste da poli (já se nota algum calo!) roletes e calços da embraiagem.



A poli só foi limpa e desengordurada, tal como os roletes, que estão como novos e já têm 18 mil km em cima! Por isso, quando ouço  e leio que  em muitas scooters mudam os roletes sempre que mudam a correia... sinceramente ou a qualidade desses roletes é muito fraca ou então, algo de errado se passa!


Quando chegou a altura de tratar dos calços da embraiagem, que também já mostram algum desgaste, quando eu disse que "provavelmente precisavam de uma lixadela"... aprendi mais uma coisa:
Os calços de embraiagem nunca devem ser lixados. mas sim limpos com um esfregão "verde", daqueles que usamos nas nossas cozinhas!

Explicaram-me que além da lixadela provocar desgaste, poderá fazer acidentalmente algum desgaste mais acentuado aqui ou ali, conforme se faz mais ou menos força, o que, em vez de atenuar as vibrações, ainda iria fazer com que estas fossem mais sentidas! Mais uma boa dica, sem duvida!


Calços montados, correia no sítio e ligar o motor para ver se está tudo a funcionar como deve ser. uma ou duas aceleradelas e ok, está pronto.

Em relação à correia, não coloquei a original da Sym, mas sim uma que comprei numa loja especializada em correias.
Acho um exagero o preço da correia da GTS 300 Evo e como dinheiro é o que menos tenho, então decidi colocar uma correia, que não Sym, para experimentar.


Convém informar que esta correia é da mesma marca da correia da Sym, ou seja é da Bando.
No percurso que fiz até casa, não deu para tirar conclusões nenhumas pois, com o piso escorregadio como estava, foi "devagar, devagarinho e parado"!

Sobre a correia, irei aqui relatando o seu comportamento, pois vou estar atento a tudo, principalmente ao desgaste, para saber se realmente vale a pena ou não.

Entretanto, aproveitou-se para ver o nível do óleo da transmissão e está tudo ok.

Sistema de transmissão tratado e estava na hora de cuidar dos travões.

Primeiro, ver as pastilhas. Os dois jogos da roda dianteira tinham sido mudados à 18 mil km e... ainda estão +/- a meio uso, por isso não foi preciso trocar e ainda fazem alguns milhares de km.

Já as pastilhas de trás... estavam no fim, como podem ver na foto. Mais meia dúzia de travagens e... estavam no ferro e a estragar o disco!  Mas a "coisa" estava controlada e eu sabia qual o seu estado.


Pastilhas traseiras mudadas, chegou a altura de trocar o óleo dos travões. Começou-se pela roda de trás e então passou-se para o travão da frente que como se sabe, possui duas bombas de travão, devido ao CBS.



As tampas dos pequenos depósitos do óleo dos travões, assim como as respetivas borrachas, foram devidamente limpas e montadas de novo.


Tudo no sítio, tudo apertado como deve ser e já está!

No regresso a casa e apesar de não ter feito um uso intensivo dos travões, deu para perceber que o "toque" nas manetes, ficou mais suave, ao contrário do que estavam antes, duros como cornos!

Pronto, travões revistos e se tudo correr bem, no princípio do ano, irá ser mudado o óleo da suspensão dianteira e quem sabe, perca a cabeça e coloque uns amortecedores novos atrás. Tudo depende da troika...


De resto... venham mais km!



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vespices & Lambretices III


Servem para tudo e mais alguma coisa e ninguém fica indiferente à beleza destas scooters italianas.
Eis mais algumas, "muito especiais".




Mais fotos aqui: 







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sym GTS / Joymax



A nova  Sym Joymax / GTS, tem um site exclusivo

Ora cliquem aqui: 







 A União Europeia aprova nova legislação no que respeita às motos, aos triciclos e quadriciclos.

A partir de 2016, os estados membros deixarão de poder restringir a potência de origem dos motociclos (como era o caso da França onde a potência das motos estava limitada a 74Kw ou 100cv).

Nos países onde existam limitações no âmbito da licença de condução, serão implementadas medidas que impeçam quaisquer alterações às especificações de fábrica dos veículos limitados. 
No entanto as motos de versão "não limitada" ficaram de fora desta decisão, muito por força de diversos grupos motociclistas que tiveram um importante papel nesta negociação.
Por outro lado, todos os motociclos com cilindrada superior a 125cc terão de ser equipados com ABS, enquanto os ciclomotores, com cilindrada compreendida entre os 51 e os 125cc, terão que obrigatoriamente ser equipados pelo menos com CBS (sistema de travagem combinada nas duas rodas).

Outro grande passo foi entretanto dado no combate à emissão de poluentes. Em 2016 entrará em vigor a norma Euro4 e já está decidido que em 2020, com a entrada em vigor da norma Euro5, esta irá abranger todas as categorias de motociclos. 


Ficou ainda estabelecido que os fabricantes terão de garantir os baixos níveis de emissões de poluentes durante toda a vida do veículo, pelo que terão que provar que os dispositivos de controlo têm uma duração de pelo menos 35.000 km.
E por forma a favorecer os consumidores, o fabricante deverá garantir acesso sem qualquer restrição à manutenção e reparação dos diversos sistemas. 

Fonte: Motociclismo (www.motociclismo.pt)


domingo, 25 de novembro de 2012

MEIO MILHÃO DE VISITAS!!!!



3 anos e um mês, após ter dado início ao blogue Gosto de Scooters e eis que atingiu a bonita marca de meio milhão de visitas!

Se estou orgulhoso? Seria hipócrita se dissesse que não!


Desde que tenha rodas...

... o Rossi vence!

Mais uma vitória do genial piloto italiano.



A bordo de um Fiesta WRC, Valentino Rossi venceu pela terceira vez o Monza Rally Show, que também já tinha vencido em 2006 e 2007.



A sua genialidade é mais que confirmada, pois em 2º lugar ficou Dino Capello, que "apenas" venceu as 24 horas de Le Mans por três vezes, assim como o American Le Mans Series, em 2006 e 2007.

Por outro lado, o seu arqui-rival Jorge Lorenzo, ficou no 10º lugar. 


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eicma - Outra vez?

A cena repete-se!

Tal como já tinha acontecido o ano passado, quando foi apreendida uma cópia da Piaggio Mp3, exposta no Eicma Milão, este ano algo semelhante aconteceu.



Noticia completa aqui:






Sym GTS 300i Evo - 60 mil km!




Mais palavras para quê?

Alguém ainda tem dúvidas sobre a qualidade destas scooters?





Acidente grave na Malásia

Aconteceu hoje, algures na Malásia.


Uma mulher de 39 anos, ao volante de um Honda CRV, mudou repentinamente de direção abalroando 5 de 12 motos, que seguiam em caravana, na faixa mais à direita de uma via rápida onde circulavam, a caminho do Norte do país, para onde se dirigiam para aí passarem uns dias de férias.


Devido a esse acto irresponsável, um dos motociclistas de 53 anos de idade, teve morte imediata e outros sete motociclistas ficaram gravemente feridos, entre os quais a esposa da vítima mortal.





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estás com sono?

Toma lá um colchão!



Foi por um fio! Cargas mal presas dão nisto!

Este teve sorte...

Ensaio - Yamaha X-City 250







Uma cor sóbria para uma scooter também ela sóbria e… clássica.
 
Que bem que fica a X-City “vestida” com esta cor!



Veja aqui o ensaio completo:




Eicma 2012 - Mais novidades


Além das novidades já aqui apresentadas, eis outras que também fizeram furor em Itália.

Adiva, Hyosung, Keeway, LML, Quadro e Sym foram algumas das marcas, também presentes neste certame.


Veja todas as novidades aqui:




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Paixão

Depois de termos visto Alex Zanardi a voltar a conduzir carros de competição e a ganhar a medalha de ouro do ciclismo nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, após ter perdido as duas pernas num grave acidente de automóvel, eis que nos chega outro grande exemplo!

Para muitos isto é algo incompreensível. Como é que alguém depois de ter sofrido um acidente destes, consegue fazer isto!?

Aposto que muitos dizem que ele é maluco, doido, chanfrado etc e tal, no entanto para os que realmente gostam de andar de moto, para aqueles que não podem viver sem a sua moto, para aqueles que a moto faz parte deles, isto é apenas um exemplo do que podemos fazer quando existe vontade e paixão.

Acidente Luís Carreira

Antes de mais nada um pequeno comentário. Tive comigo mesmo e pelas mais diversas razões uma luta, sobre se deveria colocar aqui este vídeo, ou não.


No fim resolvi que sim, que o deveria colocar, em honra do Luís Carreira mostrando que a causa do acidente não foi falha humana, mas sim técnica.

Pelos vistos e conforme já foi dito pela organização do GP de Macau a causa do acidente foi falha nos travões da frente da moto que ele pilotava.

Neste vídeo, dá para perceber pelo som e também pelas marcas que ficaram no chão (conseguem ver melhor se visualizarem o vídeo no tamanho maior), que ele tentou parar a moto apenas usando o travão de trás, pois os travões da frente não funcionaram.

O Luís Carreira fez tudo o que pôde... só que infelizmente... não chegou...

Descanse em Paz


Infelizmente, não foi o único acidente fatal, do GP. de Macau...



Depois destes dois acidentes mortais, algo terá de ser feito em relação à segurança nesta mítica prova de motociclismo/automobilismo.

Leilão da Honda CRF 250R do filme Skyfall


A Honda CRF250R comprovou ser a moto de eleição, pela equipa responsável de duplos e veículos de acção do filme 007, para a cena de abertura filmada em Istambul e Adana, Turquia, no início do ano.


A parceria entre Honda e Skyfall transformou 2 motos com disfarces Turcos – uma moto da Policia e outra de um “comerciante de rua” – da responsabilidade da equipa premiada de Efeitos Especiais de Chris Corbould.

A moto do “comerciante de rua” foi pilotada por Daniel Craig, em perseguição ao vilão do filme, Patrice (Ola Rapace), na sequência inicial deste êxito de bilheteira.

Na sequência da doação à BBC Children in Need, milhões de fãs de Bond terão a oportunidade de licitar a Honda do “comerciante de rua” utilizada por Daniel Craig e, ao mesmo tempo, contribuir para tão digna causa.

O leilão encerrará à meia-noite de dia 22 de Novembro, Quinta-Feira.


Com um exemplar tão exclusivo, a Honda espera que a moto permita juntar dezenas de milhares de Libras para a BBC Children in Need, que pretende melhorar a vida de crianças e jovens necessitados.

Este leilão faz parte de uma série de actividades, programas e envolvimento constante de celebridades para aumentar a visibilidade de tão importante campanha de angariação de fundos e a generosa contribuição da Honda será também inserida no programa anual BBC One Show.


Para ter oportunidade de possuir esta memorável moto da Honda, aceda a www.bbc.co.uk/pudsey e licite antes da meia-noite de 22 de Novembro de 2012, Quinta-Feira.

Para assistir à Honda CRF250R em acção e apreciar a última aventura de James Bond não perca o filme Skyfall num cinema perto de si.

Fonte: Honda Portugal



Os Heróis são assim...


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fotos do acidente de Luís Carreira


Todos sabem que os pilotos correm grandes riscos e eles, mais do que ninguém, sabem os riscos que correm.

Quedas, nódoas, ossos partidos, quase que se pode dizer que são o dia-a-dia destes pilotos, só que ninguém está à espera de uma tragédia como esta!

Já no ano passado esta prova não tinha corrido bem a Luís Carreira, tendo um acidente que o impediu de participar noutras provas.

Este ano voltou, com o desejo que conseguir um melhor resultado.

Infelizmente o Grande Prémio de Macau é pródigo em acidentes mortais e a morte esperava por ele na conhecida Curva dos Pescadores, situada na parte mais rápida do percurso.

Tinha apenas 35 anos.





LUÍS CARREIRA



Comunicado da Comissão do Grande Prémio de Macau

A Comissão do Grande Prémio de Macau lamenta informar que Luís Filipe de Sousa Carreira, concorrente nº. 33, de Portugal, no 46º Grande Prémio de Motos de Macau, sucumbiu aos ferimentos resultantes de um acidente ocorrido, esta tarde, na sessão de qualificação.
O incidente aconteceu na Curva dos Pescadores, às 15h58 e não envolveu mais nenhum concorrente. As bandeiras vermelhas foram imediatamente apresentadas na sessão.

Serviços médicos, um veículo de intervenção rápida, totalmente equipada, e uma ambulância com dois médicos de serviço, em local perto do acidente, prestaram assistência imediata ao corredor e depois do diagnóstico clínico, Luís Carreira foi imediatamente transportado de ambulância para o Hospital, onde deu entrada às 16h08.

Apesar dos cuidados contínuos de reanimação cardio-pulmonar, o concorrente não resistiu e sucumbiu aos ferimentos às 16h28.

A Comissão do Grande Prémio de Macau já contactou com a família e membros da equipa do concorrente manifestando-lhes as mais sinceras condolências.

A sessão de qualificação foi dada como terminada às 16h30.

Comissão do Grande Prémio de Macau
Novembro, 15 de Novembro de 2012

Fonte: Motociclismo


Uma grande perda para todos nós, que gostamos do Motociclismo e para Portugal.

À família e amigos aqui ficam expressos, os meus mais sinceros sentimentos. 

Descanse em Paz





Novidades Kymco

Para 2013, o maior fabricante de scooters de Taiwan, apresentou algumas novidades bastante interessantes, principalmente para o mercado português… assim a Mavico, importador da Kymco em Portugal, as decida comercializar por estas bandas.


People One 125, K-XCT 125/300, Xciting 400, Myroad 700i e a pequena Queen 3.0 são as estrelas do stand da Kymco, no Eicma MIlão 2012.





Toda a informação no sítio do costume:


 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vespa 946


Ela aí está, a 946!

 Um ano após a sua apresentação e depois de a vermos a passear pelos mais diversos salões de motos e também de a vermos em exposição no Centro Cultural de Belém, eis que chega a notícia que todos queríamos: 

A Piaggio vai mesmo comercializar a lindíssima Vespa 946!


A versão final apresentada agora no Eicma Milão 2012, segundo informações recebidas, deverá chegar aos stands da marca lá para o terceiro trimestre de 2013.

Mais informações aqui:



Scootermania


Vale bem a pena perder uns minutos a visionar este vídeo.




Valentino Rossi

Finalmente, depois de 2 anos de puro sofrimento, eis que Valentino Rossi, volta a conduzir uma moto competitiva!

Nem a chuva muita chuva que caia, fez com que adiasse a sua estreia aos comandos da Yamaha M1, com que vai competir em 2013.

 
Nem a chuva muita chuva que caia, fez com que adiasse a sua estreia aos comandos da Yamaha M1, com que vai competir em 2013.


Conseguem imaginar quais seriam os seus pensamentos enquanto ia a conduzir a Yamaha?



 A boa disposição voltou e quanto aos resultados, não tenho dúvida, para o ano, vai estar a disputar vitórias e provavelmente o título de campeão do mundo!